← Hosting

[Recomendação] Alternativa à PTWS

Lida 5024 vezes

Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boa tarde,

De há uns meses para cá sai da empresa onde trabalhava (como programador) e lancei-me em regime de freelance.

Até então a experiência que tinha tido com empresas de alojamento foi a nível internacional (OVH, Hertzner, Leasweb) e tudo a nível de servidores dedicados.

Porque até agora o trabalho que aceito de "fora" é pouco - praticamente todo o trabalho que me chega às mãos vem de ex-empregadores - julgo que ainda não me compensa estar a investir numa VPS ou num servidor dedicado (cujo único intuito é praticamente mostrar o trabalho que vou desenvolvendo a estes clientes).

Numa fase inicial fiz uma rápida "pesquisa" à oferta cá em Portugal ao nível de alojamento partilhado. Seleccionei a PTWS e adquiri duas contas das mais básicas.

O serviço deles é porreiro e em tempos de latência são espectaculares (comparados com a OVH, por exemplo).

No entanto têm uma política ao nível de firewall muitíssimo restrita. Já me tinha acontecido na semana passada, estar a trabalhar directamente sobre o servidor (via FTP) e a simples tarefa de guardar as alterações via FTP e fazer refresh à página 5 ou 6 vezes seguidas faz com que fique bloqueados na firewall deles. Antes de ontem tive novamente o mesmo problema.

Dos sítios onde já tive conta em regime de alojamento partilhado, foi algo que nunca me aconteceu (lá "fora"). Compreendo a política deles e respeito-a, no entanto é um serviço que por este motivo não me serve (não estou a fazer nenhum ataque DoS - longe disso -, estou a fazer debug a um script PHP).

Ia portanto perguntar se alguém me pode recomendar uma alternativa. Não estou a falar de uma carga "agressiva" sobre o servidor (segundo me pareceu na PTWS têm uma firewall APF a correr e deve ser pelo nº de hits\minuto que bloqueiam IP's), estamos a falar de cerca de 10/15 pedidos por minuto (metade via FTP, metade via HTTP).

Obrigado pela ajuda. :)
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Perguntaste se havia servidores com firewall menos restrita? Por vezes nem todos os servidores têm a mesma configuração e facilmente te mudam de servidor.

Este tópico é um pouco confuso, devias tu fazer uma lista das que te possam interessar, está uma lista de empresas no fórum, vê os planos, envia um mail com as tuas dúvidas, analisa tempo e qualidade da resposta e depois se ainda continuares com dúvidas certamente será de uma lista pequena e aqui já te podem ajudar melhor.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Também penso que devias contactar directamente as empresas, incluindo a PTWS, expondo a tua situação ;)

Lista de Empresas Aprovadas
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Perguntaste se havia servidores com firewall menos restrita? Por vezes nem todos os servidores têm a mesma configuração e facilmente te mudam de servidor.

Este tópico é um pouco confuso, devias tu fazer uma lista das que te possam interessar, está uma lista de empresas no fórum, vê os planos, envia um mail com as tuas dúvidas, analisa tempo e qualidade da resposta e depois se ainda continuares com dúvidas certamente será de uma lista pequena e aqui já te podem ajudar melhor.

Ok, vou deixar então bem claros os requisitos. Como referi o objectivo é apenas ter um local onde possa mostrar o que vou fazendo a clientes, portanto (para não deixar margem à necessidade de deduções):

  • Datacenter em Portugal
  • Bom registo de uptime
  • Em termos de espaço, estamos a falar de <100MB
  • Em termos de largura de banda, 1GB chega perfeitamente
  • PHP5 / MySQL / Postgresql, com uma ferramenta qualquer de gestão das bases de dados

E basicamente chegas à conclusão que qualquer empresa tem um plano que se adeqúe ao que necessito...

Portanto o único verdadeiro "requisito" de que necessito é de conseguir trabalhar directamente sobre o servidor via FTP sem ser bloqueado na firewall (penso que mais claro que isto é impossível).

Em relação a uma eventual lista, basta ir-se dar uma vista de olhos à secção de aprovadas. A minha questão é extremamente específica (e os meus requisitos extremamente básicos) - quero que alguém que também tenha o hábito de fazer pequenos reparos em código directamente via FTP, se possível, me recomendo uma empresa de alojamento onde ao fazê-lo, não fique bloqueado na firewall.

Em relação à politica deles em relação à firewall, como disse é-me indiferente o que eles fazem ou deixam de fazer. A mim parece-me que é uma firewall ao nível de software (APF) que está a fazer o bloqueio, mas pode perfeitamente ser uma firewall (hardware) comum a todos os servidores que prestam serviço de alojamento partilhado. Foram contactados e foi-me apresentada uma explicação (que respeito, valorizo e compreendo, mas não me serve).

Se ainda estiver complicado diz-me que eu tento esmiuçar ainda mais o problema.

Também penso que devias contactar directamente as empresas, incluindo a PTWS, expondo a tua situação ;)

Lista de Empresas Aprovadas

Já o fiz e já obtive feedback. É a política deles, por uma questão de segurança para os servidores deles que estão em regime de alojamento partilhado.

Não tenho nada a apontar a esta política, compete-lhes a eles ponderar o custo\proveito da solução. Compreendo que sou uma minoria, sempre achei o serviço deles 5*, simplesmente a solução para ficar na PTWS passaria por alugar uma VPS (onde segundo me foi dito as restrições em termos de firewall são mais "latas").

Pessoalmente julgo que não se justifica. iWeb, HostGator, OVH são locais onde já desempenhei o mesmo tipo de tarefas e nunca tive problemas deste género. A única diferença é que quero alguém cujos servidores estejam cá em Portugal (devido às latências da ligação que provocam atrasos na leitura\escrita via FTP).

Ir pela lista de hosts aprovados e subscrever uma conta de alojamento uma a uma para ver qual me permite fazer o que quero é uma solução (mas uma dispendiosa em termos de € e tempo, dai estar a pedir feedback aqui).
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Diogo penso que me compreendeste mal :) Quando te sugiro a lista das empresas aprovadas não digo para comprares alojamento nas mesmas e veres qual te serve, mas sim para, antes de subscreveres qualquer serviço, contactar as mesmas expondo os requisitos que estás a colocar neste tópico. Assim, e mediante as respostas que recebes, podes fazer uma melhor escolha e aí sim, subscrever um serviço na que melhor entenderes.

Da forma como estás a pedir o feedback aqui, tens dois "problemas":
 - Os responsáveis pelas empresas, eticamente, não vêm a este tópico dizer algo como "anda para a minha";
 - Os utilizadores do +t podem-te dar feedback de acordo com aquilo que usam e que estão satisfeitos, mas cujos serviços não serão tão específicos como o que procuras.

Por isso e mais uma vez te recomendo a contactar, via email ou telefone, directamente as empresas, expores o caso e no fim, fazeres a escolha certa.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Exacto, contacta as empresas a pergunta, ou pede mesmo uma conta de testes para testares essa situação.
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Diogo penso que me compreendeste mal :) Quando te sugiro a lista das empresas aprovadas não digo para comprares alojamento nas mesmas e veres qual te serve, mas sim para, antes de subscreveres qualquer serviço, contactar as mesmas expondo os requisitos que estás a colocar neste tópico. Assim, e mediante as respostas que recebes, podes fazer uma melhor escolha e aí sim, subscrever um serviço na que melhor entenderes.

Da forma como estás a pedir o feedback aqui, tens dois "problemas":
 - Os responsáveis pelas empresas, eticamente, não vêm a este tópico dizer algo como "anda para a minha";
 - Os utilizadores do +t podem-te dar feedback de acordo com aquilo que usam e que estão satisfeitos, mas cujos serviços não serão tão específicos como o que procuras.

Por isso e mais uma vez te recomendo a contactar, via email ou telefone, directamente as empresas, expores o caso e no fim, fazeres a escolha certa.

Compreendo o que estás a dizer e agradeço a recomendação (a sério).

Agora espero não ferir susceptibilidades se te disser que confio mais na opinião de alguém que seja cliente, do que o feedback das empresas em si. Ainda para mais porque estamos a falar de uma situação que em termos de financeiros é irrisória para quem presta este tipo de serviços.

Como expliquei acima, do meu ponto de vista, qualquer empresa tida como "de confiança" no mercado cá em Portugal adequa-se aos meus requisitos - e provavelmente se me puser a enviar mails e a ligar 2/3 delas me dizem que não há problema nenhum no que quero fazer.

O tópico foi com o intuito de obter feedback de alguém que tenha também este hábito (trabalhar directamente via FTP em código) e que não tenha problemas.

Era precisamente saltar esse passo do "ter de enviar mails, fazer telefonemas e testar serviços" que eu esperava saltar. Não sendo possível, agradeço a ajuda de todos (mas o mais provável é alugar uma VPS na PTWS - não são 10€\mês que me vão "arrombar" as finanças).
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Compreendo o que estás a dizer e agradeço a recomendação (a sério).

Agora espero não ferir susceptibilidades se te disser que confio mais na opinião de alguém que seja cliente, do que o feedback das empresas em si. Ainda para mais porque estamos a falar de uma situação que em termos de financeiros é irrisória para quem presta este tipo de serviços.

Como expliquei acima, do meu ponto de vista, qualquer empresa tida como "de confiança" no mercado cá em Portugal adequa-se aos meus requisitos - e provavelmente se me puser a enviar mails e a ligar 2/3 delas me dizem que não há problema nenhum no que quero fazer.

O tópico foi com o intuito de obter feedback de alguém que tenha também este hábito (trabalhar directamente via FTP em código) e que não tenha problemas.

Era precisamente saltar esse passo do "ter de enviar mails, fazer telefonemas e testar serviços" que eu esperava saltar. Não sendo possível, agradeço a ajuda de todos (mas o mais provável é alugar uma VPS na PTWS - não são 10€\mês que me vão "arrombar" as finanças).
Mas aqui no forum existe esse feedback das empresas...
Lê o feedback de cada um e contacta as melhores para esclareceres alguma duvida que fique.
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

astrumas, mais uma vez agradeço a ajuda (e o conselho).

O problema é que é uma questão muitíssimo específica. Já dei uma volta nos tópicos de feedback e aparentemente ninguém teve este tipo de problemas.

Inquiri (a PTWS) especificamente em relação à VPS - o serviço deles é bom e se me poupa o trabalho de andar a bater portas e a testar serviços, então deve ser por ai que vou.

Entretanto (e novamente), se houver por ai alguém que tenha o mesmo hábito que eu e não sinta problemas em regime partilhado, numa das empresas publicamente tidas como "boas" com servidores num datacenter nacional (ligação à GigaPix), que diga qualquer coisa.

Mais uma vez agradeço a colaboração (e ajuda) de todos.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Que programa usas?
As empresas têm politicas de devolução de dinheiro, para o que tu pedes, uma vps custa num mês o que um alojamento te custa num ano...
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Que programa usas?
As empresas têm politicas de devolução de dinheiro, para o que tu pedes, uma vps custa num mês o que um alojamento te custa num ano...

Notepad++ (NppFTP) ou PHPDesigner 6 (a versão antiga, ainda não comprei a licença para o novo).

Exactamente pela razão que apontaste que me está a custar passar para uma VPS - ainda que não seja por 10€/mês que vá passar fome (lol), dei 15€ para o serviço de alojamento partilhado (que em termos de recursos serve perfeitamente).

Mas se me resolve o problema a migração paga-se rapidamente (no tempo que perco a contactar o suporte e que fico sem acesso ao que estive a fazer).
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

astrumas, mais uma vez agradeço a ajuda (e o conselho).

O problema é que é uma questão muitíssimo específica. Já dei uma volta nos tópicos de feedback e aparentemente ninguém teve este tipo de problemas.

Inquiri (a PTWS) especificamente em relação à VPS - o serviço deles é bom e se me poupa o trabalho de andar a bater portas e a testar serviços, então deve ser por ai que vou.

Entretanto (e novamente), se houver por ai alguém que tenha o mesmo hábito que eu e não sinta problemas em regime partilhado, numa das empresas publicamente tidas como "boas" com servidores num datacenter nacional (ligação à GigaPix), que diga qualquer coisa.

Mais uma vez agradeço a colaboração (e ajuda) de todos.
Certo, no entanto não me parece muito dificil fazeres o seguinte:

Escolhes 3 empresas com bom feedback e mandas um email a inquirir sobre essa situação...
Normalmente e falo da minha experiência como profissional da área, a maioria das regras das firewalls apenas limitam logins incorrectos (e obviamente excesso de ligações mas não como referes) e utilizam o mod_security em conjunto para prevenir diversos ataques.