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Overselling - É assim tão mau? Quem não o faz?

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Santo 
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O objectivo do post é apresentar um link (mais lá para baixo), mas dixem-me começar por dizer que Overselling é algo que acontece todos os dias na nossa vida, desde o Telefone, Eletricidade, Agua, Internet, etc

Por isso, leiam este post que quero partilhar com todos:

http://www.webhostingtalk.com/showthread.php?t=963825

Achei excelente e muito consistente.

Overselling é mau? Sim, se quem o faz não sabe o que está a fazer.

Abraços.

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anjo2 
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Foi uma explicação soft, em termos técnicos está incompleta.

Existe 2 tipos de oversell, o controlado e o não controlado ou mesmo descontrolado, e isso vai depender da infraestrutura e da politica de cada empresa. Ter 100GB de disco e alugar 200GB pode ser bom se houver infraestrutura suficiente para poder passar clientes entre servidores sem downtime (muitos servidores, cluster dns, etc), mas geralmente só falam em espaço e tráfego, sendo que cpu, memória e disco são outros recursos muito importantes que a maioria se esquecem.

Hoje em dia a resposta mais comum é algo do género: "A sua conta de alojamento está a consumir recursos em excesso, pelo que recomendamos que transfira a sua conta de alojamento para um servidor virtual", ou mesmo a resposta "A sua conta de alojamento foi suspensa por estar a consumir recursos em excesso", e isto é o que se esquecem de dizer muitas vezes.

O overselling descontrolado leva a problemas nos servidores, imensas limitações escondidas nos termos de uso, suspensão de contas sem motivo, etc, etc. Alugar contas de alojamento com espaço e tráfego quase ou mesmo ilimitado e depois não darem a possibilidade de usar nem sequer uma percentagem desse valor mostra bem o quão descontrolado é esse overselling.

PS.: A Analogia com as casas de banho foi a mais ridícula que já vi...
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Lord Paulus Cobris 
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Boas!
Como foi dito pelo anjo, esse artigo está uma valente treta...

O overselling independentemente de existir neste ou noutros mercados é sempre uma pratica desonesta e que se baseia na promessa de não cumprir o que é devido.
Oferecer algo a um cliente na esperança que ele não consuma tudo é algo enganador, e que é uma forma mais prática de ganhar-se mais dinheiro.

Sou apologista do não ao overselling e se infelizmente temos esses serviços de agua, luz, telecomunicações a usarem essas estratégias condenáveis, é porque somos pouco exigentes nossos direitos como consumidores... O mercado selvático e sem controlo ou regulação cria este tipo de situações onde os clientes são na verdade bonecos para as empresas...

Mas á quem goste de ser enganado e deixe levar pela onda dos "ilimitados"...

Qualquer dia isso pega-se também ás marcas de automóveis, e começam a dizer que vendem carros com pneus e gasolina ilimitada....

Cumprimentos,

LPC
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Santo 
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LPC, Cita-me já agora um serviço onde a possibilidade de overselling existe e não é feita? Apenas 1 please

[offtopic]
Quanto ao resto das tretas do "NAO FAZEMOS OVERSELLING NA XPTO" deixam-nas lá fora do tópico pois não está nenhuma empresa ou pseudo empresa em discussão mas sim um conceito.

PUBLICIDADE É NO QUADRO ALI AO LADO e a discussão não é para saber quem faz ou não.
[/offtopic]

Voltando ao tema do topico

A analogia da casa de banho foi ao extremo, parece realmente uma analogia parva, mas existe muita gente com umas carapaças no cerebro.

Desdenha-se o overselling a torto e a direito, mas o OVERSELLING tal como o ILIMITADO são apenas chavões comerciais, isto na minha opinião.

No entanto o overselling pode tornar-se perigoso, principalmente quando é feito onde não abundam os recursos, ou seja, o operador (no caso de HSP's) tem apenas 2 ou 3 servidores.

No entanto, num operador com uma centena de servidores, fazer overselling, se for bem feito, é transparente para o utilizador. Se um servidor está com carga a mais, pega-se numas contas e movem-se para outro servidor onde a carga seja baixa.

Na realidade o cliente final não dá por nada...

Mas isto seria num ambiente ideal, e o que se vê mesmo nas grandes empresas não é isso.

Bem vistas as coisas, se for bem feito, torna-se rentavel para o operador e para o cliente. PAra o operador que pode usar os recursos na sua plenitude e assim rentabilaza-los levando para o mercado preços mais baixos, e para o cliente que paga muito menos!

Exemplo de sucesso:

Hostgator


E venham mais opiniões. (sem PUB please)



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Lord Paulus Cobris 
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LPC, Cita-me já agora um serviço onde a possibilidade de overselling existe e não é feita? Apenas 1 please

[offtopic]
Quanto ao resto das tretas do "NAO FAZEMOS OVERSELLING NA XPTO" deixam-nas lá fora do tópico pois não está nenhuma empresa ou pseudo empresa em discussão mas sim um conceito.

PUBLICIDADE É NO QUADRO ALI AO LADO e a discussão não é para saber quem faz ou não.
[/offtopic]

Voltando ao tema do topico

A analogia da casa de banho foi ao extremo, parece realmente uma analogia parva, mas existe muita gente com umas carapaças no cerebro.

Desdenha-se o overselling a torto e a direito, mas o OVERSELLING tal como o ILIMITADO são apenas chavões comerciais, isto na minha opinião.

No entanto o overselling pode tornar-se perigoso, principalmente quando é feito onde não abundam os recursos, ou seja, o operador (no caso de HSP's) tem apenas 2 ou 3 servidores.

No entanto, num operador com uma centena de servidores, fazer overselling, se for bem feito, é transparente para o utilizador. Se um servidor está com carga a mais, pega-se numas contas e movem-se para outro servidor onde a carga seja baixa.

Na realidade o cliente final não dá por nada...

Mas isto seria num ambiente ideal, e o que se vê mesmo nas grandes empresas não é isso.

Bem vistas as coisas, se for bem feito, torna-se rentavel para o operador e para o cliente. PAra o operador que pode usar os recursos na sua plenitude e assim rentabilaza-los levando para o mercado preços mais baixos, e para o cliente que paga muito menos!

Exemplo de sucesso:

Hostgator


E venham mais opiniões. (sem PUB please)





Santo a ti não tenho que te apresentar nada ou provar nada...

Se achas que o conceito de vender um produto na esperança de que o cliente não o use totalmente é algo meritório ou mesmo correcto...
Então divergimos de conceitos de honestidade.

Em relação aos chavões comerciais, a diferença entre os Ilimitados e Limitados, é que nos ilimitados o cliente está na mão de quem fornece o serviço...
No limitado o cliente sabe á partida o que vai ter e o que vai poder usar ou não... Não é refém de políticas obscuras do prestador de serviço...

Em relação á questão do conceito overselling, para mim existe algo bem melhor... Cloud Hosting...

Cumprimentos,

LPC
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Santo 
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Ui.. parece que a mensagem nao passa. Além disso se o topico que iniciei ou a pessoa (Eu) não te agrada és livre de deixar o topico em paz.

É apenas um conceito que está em discussão. Podes deixar os "nomes" e a minha honestidade fora do topico, ou se não te agrada não participes.

Continuando para bingo...

Cloud Hosting - Escelente conceito. Tirando a Amazon, UK2 e outros providers realmente de renome, o resto do cloud hosting que anda por ai são nuvens um pouco cinzentas. No entanto a barreira de entrada na Nuvem é um pouco alta ainda. Os conceitos são extremamente interessantes, mas o mais interessante ainda é que no Cloud Hosting se faz overselling pois não existe sem isso (a nivel de alojamento partilhado). A nivel de VPS's o cloud hosting funciona na perfeição. Depois temos as Pseudo Nuvens (servidores mascarados)!



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anjo2 
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Não é fácil fazê-lo de forma controlada, e mesmo no HostGator, apesar de não ser dos piores, continua a deixar a desejar. Uma coisa é certa, lá fora pratica-se muito mais do que em Portugal, vê-se empresas a venderem de uma forma totalmente descontrolada e depois a tentarem vender os seus clientes.

Com o overselling pode haver um win2win, ganha a empresa que vende mais e ganha o cliente que compra mais barato, mas é preciso haver um grande controlo e uma boa estratégia, o que não acontece com muitas empresas, que procuram os planos de outras empresas e metem um pouco mais barato, sem sequer pensarem se vão conseguir manter esses preços. É preciso analisar o rendimento que queremos tirar de cada servidor e a percentagem de oversell que podemos fazer, só depois ajustar os planos, a percentagem de oversell e a estratégia de cada empresa irá ser diferente e isso vai sempre influenciar nos preços finais, basearem-se apenas no preço das outras empresas é mau (claro que é preciso estudar o mercado).
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Lord Paulus Cobris 
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Ui.. parece que a mensagem nao passa. Além disso se o topico que iniciei ou a pessoa (Eu) não te agrada és livre de deixar o topico em paz.

É apenas um conceito que está em discussão. Podes deixar os "nomes" e a minha honestidade fora do topico, ou se não te agrada não participes.

Continuando para bingo...

Cloud Hosting - Escelente conceito. Tirando a Amazon, UK2 e outros providers realmente de renome, o resto do cloud hosting que anda por ai são nuvens um pouco cinzentas. No entanto a barreira de entrada na Nuvem é um pouco alta ainda. Os conceitos são extremamente interessantes, mas o mais interessante ainda é que no Cloud Hosting se faz overselling pois não existe sem isso (a nivel de alojamento partilhado). A nivel de VPS's o cloud hosting funciona na perfeição. Depois temos as Pseudo Nuvens (servidores mascarados)!





A questão aqui nem é se a tua pessoa me agrada ou não... mas sim a forma como o tópico foi feito... Quase que dizendo...
"O overselling é uma consequência necessária do mercado e todos irão o fazer... já que outros também o fazem..."

A ideia é que passa é que o overselling é algo bom e recomendável quer para os clientes ou para os provedores, quando na verdade isso não é assim.
Consequência do mercado selvático... possivelmente para alguns que só olham aos lucros...

Isto porque apesar de possível, gerir uma rede em overselling é como andar sempre em cima do risco... E como toda a gente sabe, o descalabro do overselling acontece nas redes actuais de telecomunicações... com zonas congestionadas, velocidades contratadas que raramente são atingidas, partilhas de recursos, quando os clientes têm direito a um serviço efectivo, etc...

Talvez seja esse o tipo de empresa e mesmo de serviço que te referes, quando falas do overselling ligado a grandes empresas... Grandes em facturação sim...
Agora em qualidade de serviço... nem por isso.
Em relação á questão do Cloud Hosting, poderá sempre ser feito com e sem overseling, com a vantagem de espalhar os alojamentos pela núvem numa miriade de servidores e ligações, como se de um único mega servidor se tratasse... O espaço e recursos pode ser sempre aumentado com mais servidores sendo para o cliente um processo transparente.
No entanto está na mão de quem gere a nuvem, definir limites claros aos clientes.

Cumprimentos,

LPC

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anjo2 
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Em muitas empresas faz-se estudos na compra dos servidores de modo a terem spare e a obterem o mínimo de bottleneck possível, no entanto o espaço em disco e tráfego é geralmente o que mais sobra (à excepção de quando é usado discos SCSI e SAS), fazer overselling controlado desses 2 pode ser bom para ambos, em primeiro é comercial apetecível e depois o cliente tem uma melhor margem para o que pode vir a usar. Fazer overselling de algo que costuma ser o bottleneck do servidor é péssimo, domínios ilimitados que levam a que se alojem n sites, etc. Ou mesmo a colocação de demasiadas contas num só servidor faz com que haja overselling descontrolado. Lá fora tenta-se fazer apenas do espaço e tráfego, mas um preço que é geralmente superior aos planos normais das empresas de alojamento que não tomam essas medidas e aí, apesar de terem supostamente uma grande margem, acabam por pagar mais e não ser um win2win.


Este assunto tem muitos contras, no entanto nalguns casos pode ser bom, hoje em dia pensa-se sempre em aproveitar os recursos ao máximo, e o overselling é uma possibilidade para isso, desde que seja bem controlado.
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cjseven 
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Seria bom nao tornar esta discussao uma "guerra pessoal" ou instituicional entre concorrentes. :D

A minha opiniao sobre o assunto:

O overselling e perfeitamente aceitavel, desde que a expectativa do cliente seja cumprida, de acordo com as caracteristicas do serviço.

Ou seja, como exemplo, vender 100 contas de alojamento com 2GB de espaço contratado e colocar estas contas num servidor com um disco de 100GB e perfeitamente aceitavel. O que importa e respeitar as caracteristicas do serviço e aumentar a infraestrutura se e quando necessario.

Nao faz sentido, em termos de eficiencia do negocio, alocar e fixar recursos onde eles ainda nao sao necessarios.

E isto nao tem nada a ver com enganar o cliente. O que importa para o cliente e o que ele contrata. Desde que a prestador cumpra, ninguem esta a enganar ninguem.

Agora e obvio que se as empresas de hosting naõ forem responsaveis e começarem a atolar os servidores com contas sem efectuarem upgrades de hardware, mais cedo ou mais tarde, da buraco.

De igual forma, se a empresa for estupida na sua eficiencia, mais cedo ou mais tarde, tb da buraco.

P.S. Estou sem acentos no teclado externo.
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Nuno Freitas 
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Eu só digo uma coisa: é por causa de Overselling que o mercado da tecnologia está assim e quem acredita em "Overselling" é como acreditar em Deus, praticamente!
Não sei se sabem, mas uma cliente da ZON colocou a operador em tribunal por dizer que era tráfego ilimitado e ela ganhou, no entanto a ZON e outras operadores andam a mentir aos clientes, enfim, é a lei do mercado.
Overselling, na minha opinião é mentir aos clientes que compram os serviços, todos nós sabemos que não existe tráfego ilimitado, isso é impossível...
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Santo 
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A minha opiniao sobre o assunto:

O overselling e perfeitamente aceitavel, desde que a expectativa do cliente seja cumprida, de acordo com as caracteristicas do serviço.

Ou seja, como exemplo, vender 100 contas de alojamento com 2GB de espaço contratado e colocar estas contas num servidor com um disco de 100GB e perfeitamente aceitavel. O que importa e respeitar as caracteristicas do serviço e aumentar a infraestrutura se e quando necessario.

Nao faz sentido, em termos de eficiencia do negocio, alocar e fixar recursos onde eles ainda nao sao necessarios.

E isto nao tem nada a ver com enganar o cliente. O que importa para o cliente e o que ele contrata. Desde que a prestador cumpra, ninguem esta a enganar ninguem.

Agora e obvio que se as empresas de hosting naõ forem responsaveis e começarem a atolar os servidores com contas sem efectuarem upgrades de hardware, mais cedo ou mais tarde, da buraco.

De igual forma, se a empresa for estupida na sua eficiencia, mais cedo ou mais tarde, tb da buraco.

P.S. Estou sem acentos no teclado externo.

Ora aqui está uma análise interessante: Expectativa do cliente! <- Palavra chave

Sem dúvida que está ai o segredo de um negócio bem gerido, ou seja, nunca ficar abaixo da Expectativa do Cliente e tentar sempre ultrapassar a mesma.

Boa resposta.
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cjseven 
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Eu só digo uma coisa: é por causa de Overselling que o mercado da tecnologia está assim e quem acredita em "Overselling" é como acreditar em Deus, praticamente!
Não sei se sabem, mas uma cliente da ZON colocou a operador em tribunal por dizer que era tráfego ilimitado e ela ganhou, no entanto a ZON e outras operadores andam a mentir aos clientes, enfim, é a lei do mercado.
Overselling, na minha opinião é mentir aos clientes que compram os serviços, todos nós sabemos que não existe tráfego ilimitado, isso é impossível...

Qual e a relaçao entre overselling e trafego ilimitado?!
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Lord Paulus Cobris 
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Qual e a relaçao entre overselling e trafego ilimitado?!

Estão intimamente interligadas...
Ou achas que consegues criar planos ilimitados, sem que não estejas a criar a expectativa aos clientes que podem usar o espaço ou tráfego ilimitado sem qualquer limitação?

Cumprimentos,

LPC
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cjseven 
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Ora aqui está uma análise interessante: Expectativa do cliente! <- Palavra chave

Sem dúvida que está ai o segredo de um negócio bem gerido, ou seja, nunca ficar abaixo da Expectativa do Cliente e tentar sempre ultrapassar a mesma.

Boa resposta.

;) A qualidade e no fundo a diferença entre a percepçao e a expectativa. Se aquilo que realmente oferecermos (percepçao) for superior aquilo que publicitamos (expectativa) temos qualidade assegurada.