← Hosting

Overselling - É assim tão mau? Quem não o faz?

Lida 16162 vezes

Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não quero entrar em discussões, no entanto o mercado a 2 anos era muito diferente do que é hoje e daqui a outros 2 será ainda mais diferente...
Teremos de nos adaptar ao mesmo senão corremos o risco de ser esmagados pela concorrência, essa é a realidade em QUALQUER mercado.

Leitura recomendada:

"Quem mexeu no meu queijo?"

A questão está... é para onde caminha esse mesmo mercado...
É que ao contrário do que já foi aqui dito, os custos operacionais com banda e tráfego não tem vindo assim a baixar tanto quanto isso...
Nem o custo de servidores e os suportes físicos... Existe mais capacidade por disco, mas não é assim tanto para se poder dar um salto tão grande...

Espero que o mercado não caminhe é para a sua destruição... Com a prevalência dos serviços de "ilimitados".

Cumprimentos,

LPC
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não me interprete de forma errada mas parece-me que habita num planeta diferente do meu.

Os EUA são os maiores exportadores de tecnologia que o resto do mundo segue, não me diga que estou errado e o que é bom vem de Portugal.

Cumprimentos,

Bem o contexto em que isso foi dito, foi a nível de "esquemas" de lucro fácil!
Basta olhar para a realidade do hosting nesse "belo" país.

Cumprimentos,

LPC
Offline

KBugDesigner 
Membro
Mensagens 274 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Sim, tem as maiores empresas mundiais.
Offline

Spellcraft 
Membro
Mensagens 30 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

Viva,

O overselling no mundo do alojamento web já existia muito tempo antes de começarem a aparecer os planos com espaço em disco ou tráfego ilimitados. Muitas empresas que afirmam que são contra o overselling já o praticam sem realmente terem noção do mesmo.

Reparem, qualquer empresa que venda um plano de alojamento com contas de email ou sub-domínios ilimitados está a fazer overselling. Nenhum servidor é capaz de operar com um número infinitivamente grande de sub-domínios ou emails. O sistema acabará sempre por ceder. Estas empresas esperam é que nunca apareça um cliente que crie por exemplo 100.000 subdomínios ou mais.

No inicio, quando as primeiras empresas lançaram planos com este tipo de recursos ilimitados houve muitas empresas concorrentes que os criticaram, por estarem a praticar overselling. Hoje em dia quase todas as empresas o fazem sem sequer terem a noção que estão a praticar overselling.

Depois ainda há outro caso. Imaginemos que a empresa X vende planos com 100 GB de tráfego. Num servidor com 1 TB de tráfego disponível, ao fim de um certo tempo verifica que já lá tem 10 planos de 100 GB, mas o tráfego total gasto pelo servidor nem ultrapassa os 50 GB. Será que vai começar a instalar as novas contas num novo servidor ou vai praticar overselling? :P

Cumprimentos.

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

As empresas que se preparem, que solidifiquem as suas marcas e trabalhem para enraizar os seus valores. A concorrência é forte, os "ilimitados" perderam a força porque a maior parte opta por oferecer esses serviços e do meu ponto de vista a única forma de se diferenciarem é através de uma marca forte. A conversa é sempre a mesma quando se entra num mercado com muita concorrência ou que começa a ficar saturado, é preciso oferecer aos clientes o inatingível, algo que nenhum dinheiro no mundo pode comprar.

Eu pelo que foi dito aqui até vejo oportunidades, muitas empresas podiam construir campanhas bem engraçadas à volta da questão do ilimitado.
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Querem mais um exemplo de overselling? A Segurança Social. Entre o que nos estão a "vender", ou seja as expectativas* que nos criam de que, se pagarmos as contribuições, vamos receber uma reforma tranquila e o que na verdade iremos ter daqui a 25, 50 anos vai haver uma grande diferença.

Mas este overselling é temperado por duas situações: por um lado a lei obriga a pagar, não há volta a dar.  E por outro, existe normalmente um hiato temporal muito grande entre o momento em que se começa a pagar as contribuições e o momento em que se vai receber a reforma.

Há ainda economistas que vão mais longe e comparam o sistema da Segurança Social com os esquemas de pirâmide, com o seguinte argumento: ambos são insustentáveis a médio e longo prazo.

*Recorrendo ao termo muito adequadamente usado pelo CJSeven.

Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Existe aqui muita malta que só vê o lado técnico da coisa. Não esqueçam que o serviço é para o cliente.

O overselling a ser praticado devem ser um risco controlado e com regras bem definidas, é bem mais difícil (investimento maior) fazer um serviço com overselling do que o contrario, e quem sai a ganhar em ultima estância será o cliente (nos casos de ser bem praticado!)

A leitura do Asturmas é de facto recomendável, bem como A Estratégia do Oceano Azul, não sejam casmurros, sejam abertos à mudança e à evolução.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

A questão está... é para onde caminha esse mesmo mercado...
É que ao contrário do que já foi aqui dito, os custos operacionais com banda e tráfego não tem vindo assim a baixar tanto quanto isso...
Nem o custo de servidores e os suportes físicos... Existe mais capacidade por disco, mas não é assim tanto para se poder dar um salto tão grande...

Espero que o mercado não caminhe é para a sua destruição... Com a prevalência dos serviços de "ilimitados".

Cumprimentos,

LPC


Paulo, eu julgo que não tens razão quando referes que o espaço e largura de banda continuam a ter custos elevados.

O custo por Mbps desceu muito significativamente nos últimos anos. O Mbps que antes era negociado a uns 30€, agora é negociado abaixo de 10€ para quantidades mais significativas. O espaço existente nos discos rígidos tem aumentado significativamente, a fiabilidade também e as soluções de armazenamento central estão cada vez mais capazes e acessíveis. Tecnologias como o "Thin-Provisioning" tornam-se parceiros ideais no mercado do overselling e reduzem o custo por recurso aprovisionado para valores muito reduzidos.

Fala-se aqui do overselling "bem feito", e efectivamente há, logo desde início um ponto muito difícil de se definir. São os planos. A partir do momento que se vendem quantidades de espaço muito superiores ao que o cliente comum necessita corre-se o risco de não se conseguir uma distribuição equitativa em todos os planos, prejudicando a venda dos planos superiores. Isto pode colocar uma empresa numa situação muito complicada. Parece-me ser necessária uma boa dose de experiência, e outra de "testes" para se conseguir uma solução rentável e estável.

De qualquer das formas julgo que uma visão tão fatalista do mercado não é adequada. O overselling é simplesmente um caminho paralelo que pode ser seguido e que poderá nunca a vir ser único. Repara que, o overselling já por cá está há bastantes anos, e não é por isso que a Trignosfera ou a maioria das empresas que não o praticam deixam de vender ou de estar bem de saúde. Já quando se tem como objectivo conseguir um lugar cimeiro na posse da fatia de mercado nacional, parece-me que cada vez mais a prática do overselling se torna necessária... daqui a uns anitos voltamos a falar =)
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Paulo, eu julgo que não tens razão quando referes que o espaço e largura de banda continuam a ter custos elevados.

O custo por Mbps desceu muito significativamente nos últimos anos. O Mbps que antes era negociado a uns 30€, agora é negociado abaixo de 10€ para quantidades mais significativas. O espaço existente nos discos rígidos tem aumentado significativamente, a fiabilidade também e as soluções de armazenamento central estão cada vez mais capazes e acessíveis. Tecnologias como o "Thin-Provisioning" tornam-se parceiros ideais no mercado do overselling e reduzem o custo por recurso aprovisionado para valores muito reduzidos.

Fala-se aqui do overselling "bem feito", e efectivamente há, logo desde início um ponto muito difícil de se definir. São os planos. A partir do momento que se vendem quantidades de espaço muito superiores ao que o cliente comum necessita corre-se o risco de não se conseguir uma distribuição equitativa em todos os planos, prejudicando a venda dos planos superiores. Isto pode colocar uma empresa numa situação muito complicada. Parece-me ser necessária uma boa dose de experiência, e outra de "testes" para se conseguir uma solução rentável e estável.

De qualquer das formas julgo que uma visão tão fatalista do mercado não é adequada. O overselling é simplesmente um caminho paralelo que pode ser seguido e que poderá nunca a vir ser único. Repara que, o overselling já por cá está há bastantes anos, e não é por isso que a Trignosfera ou a maioria das empresas que não o praticam deixam de vender ou de estar bem de saúde. Já quando se tem como objectivo conseguir um lugar cimeiro na posse da fatia de mercado nacional, parece-me que cada vez mais a prática do overselling se torna necessária... daqui a uns anitos voltamos a falar =)

Boas Bruno,
Pois... Se realmente baixou, terei então que ver essa situação e renegociar as minhas condições :P

Em relação ao que dizes é efectivamente verdade, os recursos tem aumentado ao longo dos anos, o que permite realmente realizar o tal overselling "bem feito".
A questão é que mais do que estar contra o overselling em si, é estar contra a praticas comerciais que se apoiam nesse overselling.

Falo claro dos planos sem controlo (os vulgo ilimitados), que se apoiam no overselling para se venderem como queijos frescos. Esse tipo de prática comercial, alem de ser prejudicial para o mercado é perigosa quer para os clientes (que acabam por ver que os ilimitados são na verdade limitados por um sem número de condições) quer até para a própria empresa, que não irá ter uma real noção de quando pode acontecer um boom de um cliente nos seus servidores.

Fatalista não sou... mas sou bastante realista e vejo que é fácil para um potencial cliente ser aliciado pelos "ilimitados" quando confrontado com planos com valores definidos.
Como mostrar a esse cliente que os meus serviços são melhores ou piores que o produto "ilimitado" X que pedem meia dúzia de tostões.
Quem como eu e tu, temos um negócio que se apoia em vários servidores, licenças, manutenções e tráfego, nunca poderá oferecer um ilimitado por preços abaixo de alguns planos com valores definidos.

Overselling poderá ter um futuro, se apoiado numa plataforma realmente estável e expansiva sem grandes custos ou downtimes...
Para mim apenas em Cloud Hosting isso poderá acontecer. No entanto e mesmo que no futuro a Trignosfera se adapte a esse tipo de produto "low cost" para as massas, nunca o fará de forma irresponsável, como acontece agora com planos totalmente ilimitados.

Cumprimentos,

LPC