← Conversa Geral

Fraudes por homebanking

Lida 1771 vezes

Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Os clientes da CGD de homebanking foram alvo no ultimo mês de tentativas de fraudes.

As tentativas baseavam-se passar por alguem da Caixa, de modo a obter os dados da conta, enviando emails que seriam supostamente da Caixa, porém estes emails tinham uma má qualidade de construção, contendo vários erros ortográficos e fáceis de detectar.

A CGD aconselha os utilizadores a:
Não abrir mensagens de correio de origem duvidosa

Manter um software de antí-virus actualizado

Não utilizar computadores públicos para aceder aos serviços de Internet banking

Verificar as contas pessoais regularmente bem como a data e hora do último acesso

Verificar o certificado digital para se assegurar que está a aceder ao Internet banking da Caixa (fazer duplo clique sobre o cadeado amarelo no final do browser; verificar se o endereço do site começa por https://)

Terminar sempre a sessão de Internet banking, através da opção 'sair'.

Fonte: http://www.cgd.pt/phishing.htm

Eu dou mais umas dicas:
- Mudar regularmente de password.
- Em pagamentos pela internet, utilizar um cartão virtual ao invés do principal.
- O limite de utilização do cartão deve ser igual ao da compra a se fazer.


Infelizmente caminhamos para um futuro cada vez mais incerto, em que há cada vez mais tentativas de ataques a máquinas e tentativas de fraudes.

P.S.: Penso que há muita gente do mais-trafego que utiliza home banking, por isso postei isso aqui.
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu utilizo e sou cliente CGD mas não tive problemas desses e acho que também não vou ter..

Mas o aviso foi bem colocado ;)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Bom aviso Anjo2..
Infelizmente ja nada e seguro.. :(
Offline

nedvev 
Membro
Mensagens 128 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Eu penso que como webmasters o mais importante é mesmo garantir que ninguém consiga aceder ao nosso email principal, trabalhando com sponsors e processadores de dinheiro é através do email que se conseguem "2ªs vias" das passwords...

Importante tb é a qualidade das passwords.

Acho que os Webmasters devem já ter algum "know how" para não caír em emails da treta.  :)
Offline

iso600 
Membro
Mensagens 230 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

eu ternho recebido muitos é do EBAY e PAYPAL  8)  8)