← Conversa Geral

O futuro dos fóruns

Lida 6016 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

nuno, nao me convencem muito, embora também nao possa conceptualizar na minha cabeça um que me agrade.

apenas tenho a sensação que muitas plataformas têm evoluido, mas as dos foruns mantêm-se iguais... se calhar nao ha muito por onde evoluir, talvez seja isso.

Experimenta o sistema de notificações do xenforo e depois vê se consegues não ir logo comprar o cms. Eu não consegui...
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

ja tinha vista ha uns tempos atrás e parece-me mais do mesmo...

havia aí outro free que ate acho que chegaste a fazer uma noticia sobre ele que ainda menos me agradou.

mas se ja tens um montado manda-me link para ver, sempre é mais agradavel que ver aquelas demos manhosas
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

ja tinha vista ha uns tempos atrás e parece-me mais do mesmo...

Mais do mesmo? Em quê?
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

as mesmas coisas dispostas da mesma maneira ou de maneira ligeiramente diferente...
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

as mesmas coisas dispostas da mesma maneira ou de maneira ligeiramente diferente...

Um fórum é sempre um fórum (fóruns > subfóruns > tópicos > posts), mas a interacção com os utilizadores pode ser completamente diferente de uns para os outros. Ainda preciso de explorar melhor o xenforo mas pelo que vi, vale cada cêntimo que custa e estou a pensar adquiri-lo.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Claro Carlos, nunca existiram espaços na história para as pessoas discutirem e trocarem ideias. No futuro nem vamos falar uns com os outros. Aliás, a capacidade da fala/linguagem vai ser algo que os humanos futuros vão deixar de ter.

Rapaz, se não dominas algumas matérias, não comentes. Eu não disse que não vamos falar mais uns com os outros (isso seria algo que faria a espécie desaparecer). O que disse é que o "eu" vai dominar o "nós". Temos assistido isso acontecer nos últimos séculos.

Por exemplo, hoje vemos na televisão os programas que os canais colocam. No futuro vamos ver apenas o que queremos, sendo os programas à nossa escolha. Vamos ter o nosso "próprio" canal. É a mudança do "nós" para o "eu".

Para além disso, como sabes, tudo é impermanente, e a questão que está aqui em "cima da mesa" são os fóruns. Se acreditas que eles vão existir para sempre... então fica na tua e um abraço.
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Os fórums irão ter sempre sucesso...

Mas o futuro passa por forums em nichos mais especificos...

Fórums generalistas a menos que se invista muito na promoção há pouco espaço para qualquer forum generalista ter sucesso
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

quem tivesse agora um forum por exemplo relacionado com o FC Porto, iria ter sucesso certamente :-P
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Os fórums irão ter sempre sucesso...

Sim, claro. Eu já estou a ver um descendente meu no ano 2350 a participar num fórum na Internet.  :lol:

Tudo muda, nada está "congelado" no tempo.

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Rapaz

Cuidado com as expressões de superioridade. Dar-te um ban só porque me apetece, é algo que faço com muito gosto.

se não dominas algumas matérias, não comentes.

Quantos fóruns de sucesso tens para poderes falar de fóruns? Se não dominas algumas matérias, não comentes.


Para além disso, como sabes, tudo é impermanente, e a questão que está aqui em "cima da mesa" são os fóruns. Se acreditas que eles vão existir para sempre... então fica na tua e um abraço.

Quem é que falou para sempre?! A pergunta era se as comunidades online ainda têm futuro. Ora o "ainda" remete para o presente. Nos próximos anos não vão desaparecer tão cedo, está descansado. De resto é futurologia, como não sou a Maya, nem vou andar ai a dizer o que a web vai ser no futuro... Deixo isso para ti.
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

As pessoas desde sempre se organizaram por grupos de interesse - comunidades, e por vezes juntam-se a várias comunidades diferentes.

Na minha opinião o conceito de fórum está a ficar obsoleto, tal como aconteceu com os Newsgroups. É claro que irão existir sempre Foruns, wikis e outras bases de conhecimento, e há por esse mundo fora montes deles que será dificil desaparecerem.

Por acaso estou a desenvolver um conceito, de acordo com aquilo que penso que estará mais de acordo com aquilo que os utilizadores hoje em dia necessitam. Irei aplicar esse conceito num projecto que irá abrir nos próximos meses. Será direccionado para um target restrito por isso será difícil tirar conclusões.

O software AssociaPro online irá também integrar este conceito e espero que este constitua uma boa forma colaborativa entre associações e associados.