← Conversa Geral

O VERDADEIRO Offtopic 4

Lida 1380404 vezes

Offline

dslemos 
Membro
Mensagens 75 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

A respeito do ensino convido-vos a ler esta excelente crónica: http://expresso.sapo.pt/o-que-e-que-isso-interessa-nao-sai-no-exame=f734008

Isto é o que está mal no ensino pré-universitário, enquanto isto não mudar vamos estar a criar ignorantes, burocratas e ovelhinhas cegas.

"A escola, como uma fábrica de salsichas, é o sonho do ministro contabilista, do professor sem vocação e do pai sem paciência."
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O pior que ouvi no dia de ontem foi um aluno a ir a exame com 20 a FQ e a Biologia.
A pior parte: Achava que ia tirar 18 a uma delas e acabou por tirar 12, enfim. Eu vou com 12 a Geometria e tiro 18.

Há muita coisa mal no nosso ensino, depende muito dos professores. Esse aluno, podia merecer um 18 ou 19 pelos testes (que pelos vistos deviam ser mais exigentes), só teve 20 porque gosta de dar graxa e isso a mim é a pior coisa do mundo. Eu sou directo e por vezes penso que o que digo/reclamo quando me sinto injustiçado por alguma coisa, não me vai prejudicar porque sou avaliado pelos testes e não pela minha personalidade e acabo por ser prejudicado.
Offline

Bernardo Cordeiro 
Membro
Mensagens 242 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

A minha namorada foi com 18 a exame e no exame teve 8... Há qualquer coisa que não bate certo *o* xD
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

O pior que ouvi no dia de ontem foi um aluno a ir a exame com 20 a FQ e a Biologia.
A pior parte: Achava que ia tirar 18 a uma delas e acabou por tirar 12, enfim. Eu vou com 12 a Geometria e tiro 18.

Há muita coisa mal no nosso ensino, depende muito dos professores. Esse aluno, podia merecer um 18 ou 19 pelos testes (que pelos vistos deviam ser mais exigentes), só teve 20 porque gosta de dar graxa e isso a mim é a pior coisa do mundo. Eu sou directo e por vezes penso que o que digo/reclamo quando me sinto injustiçado por alguma coisa, não me vai prejudicar porque sou avaliado pelos testes e não pela minha personalidade e acabo por ser prejudicado.

Na minha escola foram uns 6 ou 7 com 20 a exame de FQ e tiraram todos menos de 15. Eu fui com 16 e tirei 18.3, o meu stor de FQ de 11º ficou tipo "wtf?" quando lhe disse a nota..
Enfim, depois na faculdade quando a relação prof-aluno não é tão influenciada pelo factor "lambe-botas" os bons destacam-se justamente :)
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Enfim, depois na faculdade quando a relação prof-aluno não é tão influenciada pelo factor "lambe-botas" os bons destacam-se justamente :)

será? :D

Opinião de um outsider:

Que se lixem as notas e o sistema de ensino. Preocupem-se em aprender o que vos "apaixona" e conteúdos com "procura" daqui a 3 / 5 anos.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

será? :D

Opinião de um outsider:

Que se lixem as notas e o sistema de ensino. Preocupem-se em aprender o que vos "apaixona" e conteúdos com "procura" daqui a 3 / 5 anos.

Palavras sábias. ;)
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

será? :D

Opinião de um outsider:

Que se lixem as notas e o sistema de ensino. Preocupem-se em aprender o que vos "apaixona" e conteúdos com "procura" daqui a 3 / 5 anos.

Tão óbvio como no secundário é impossível, só faltava mesmo o presunto no fim do ano...
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O cjseven tem razão.

Relativamente à questão de na faculdade haver bons relacionamentos entre prof-alunos já vai depender de faculdade para faculdade. Por exemplo na minha as aulas têm 20/25 alunos e dá para ter grandes conversas. Faculdades em que as aulas têm 100 alunos é mais complicado, digo eu... Depois também vai depender da área. Na minha tenho imensos professores que já foram, ou são, directores de alguma empresa, chefes de departamentos de qualquer coisa, enfim. Acabam por transmitir uma experiência de vida e trabalho que outros professores, que só têm teoria na cabeça, não transmitem.

Houve um stôr que logo na primeira aula disse algo tipo isto: "Prefiro um aluno que tem um 14 ou 15 de média, mas que ao mesmo tempo trabalha em Part-Time, desenvolve alguns projectos pessoais, pratica desporto, outras actividades, interessa-se por outras coisas, etc... do que um aluno que vive só para a faculdade e tira 18 ou 19."

É mais ou menos o que o cjseven. Procurem, a par dos estudos, desenvolver competências noutras áreas, ganhar experiência, etc. Hoje em dia, com a quantidade de licenciados que saiem cá para fora, faculdade é só mesmo para ter o "canudo". Basta ter uma boa nota (não precisa de ser muito boa) e é depois o resto que vos vais destacar/diferenciar.

; )
Offline

dslemos 
Membro
Mensagens 75 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

O cjseven tem razão.

Relativamente à questão de na faculdade haver bons relacionamentos entre prof-alunos já vai depender de faculdade para faculdade. Por exemplo na minha as aulas têm 20/25 alunos e dá para ter grandes conversas. Faculdades em que as aulas têm 100 alunos é mais complicado, digo eu... Depois também vai depender da área. Na minha tenho imensos professores que já foram, ou são, directores de alguma empresa, chefes de departamentos de qualquer coisa, enfim. Acabam por transmitir uma experiência de vida e trabalho que outros professores, que só têm teoria na cabeça, não transmitem.

Houve um stôr que logo na primeira aula disse algo tipo isto: "Prefiro um aluno que tem um 14 ou 15 de média, mas que ao mesmo tempo trabalha em Part-Time, desenvolve alguns projectos pessoais, pratica desporto, outras actividades, interessa-se por outras coisas, etc... do que um aluno que vive só para a faculdade e tira 18 ou 19."

É mais ou menos o que o cjseven. Procurem, a par dos estudos, desenvolver competências noutras áreas, ganhar experiência, etc. Hoje em dia, com a quantidade de licenciados que saiem cá para fora, faculdade é só mesmo para ter o "canudo". Basta ter uma boa nota (não precisa de ser muito boa) e é depois o resto que vos vais destacar/diferenciar.

; )

Luís Salvador a presidente! :grin: :grin:
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

LOL, obrigado x)
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Offline

afcramalho 
Membro
Mensagens 1373 Gostos 2
Feedback +4

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Linux User Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

LoL, vi isso no twitter agora mesmo. :lol:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sinceramente esta historia do ministro já cheira mal que se farta.... Certamente se houvesse culpas a atribuir a alguem era à Lusofona e não a ele..
Offline

Henrique Mouta 
Equipa
Mensagens 1189 Gostos 3
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Coitadinho, deve ter acabado licenciado sem querer :p