← Desenvolvimento

Sistema Operativo

Lida 4965 vezes

Offline

stén 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

  Bom dia! Tenho uma questão que me anda a chatear à algum tempo.
  Eu tenho um pc "fraco" e queria saber qual SO é mais leve:

Windows XP SP3;
Windows 7 Gamer Edition

 Várias pessoas me dizem respostas diferentes, logo vim aqui postar. Deixo aqui o meu pc:

Intel Pentium 4, 3.4 GHz ( Um clássico  :superlol: )
ATI RADEON HD5570 1GB GDDR3
4GB RAM DDR2
Asrock P5B-DE
psi:jet 600w


Que devo utilizar?

Obrigado!
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Podes instalar o 7, dá perfeitamente.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Windows 7 Gamer edition? Isso não existe oficioalmente.

Mais leve é sem dúvida o XP SP3, mais seguro o Windows 7.
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Tenho instalado o Windows 7 Ultimate em umas dezenas de terminais:
- Pentium III 1GHz
- Placa grafica onboard
- RAM 1GHz

Funcionam com bastante desempenho, só não funciona o Areo.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Tenho instalado o Windows 7 Ultimate em umas dezenas de terminais:
- Pentium III 1GHz
- Placa grafica onboard
- RAM 1GHz

Funcionam com bastante desempenho, só não funciona o Areo.

RAM 1GB. GHz é outra medida, com essas specs fica mesmo no limite mínimo.
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Normalmente o terminais com que trabalho são Dell Optiflex, talvez seja por isso q trabalham bem, mesmo sendo máquinas com bastante uso e que trabalham há mais de 10 anos 24h/dia.

Por vezes têm mais desempenho que Pentiums 4.  :cool:

Edit: reparar que eu disse dezenas de máquinas, não é empírico, são terminais em empresas com enormes parques de máquinas
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Normalmente o terminais com que trabalho são Dell Optiflex, talvez seja por isso q trabalham bem, mesmo sendo máquinas com bastante uso e que trabalham há mais de 10 anos 24h/dia.

Por vezes têm mais desempenho que Pentiums 4.  :cool:

Edit: reparar que eu disse dezenas de máquinas, não é empírico, são terminais em empresas com enormes parques de máquinas

Não estava a duvidar cpdesign, apenas disse que talvez estaria no mínimo em termos de capacidades para aguentar com tal S.O.

Mas o mais importante é que funcione bem.
Offline

wtktech 
Membro
Mensagens 99 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

O teu pc aguenta bem o windows 7 , sem problemas mesmo.

Agora a escolha é tua :)
Offline

stén 
Membro
Mensagens 31 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Avatar

Boas. Eu sei que aguenta com o 7, já o tive. Mas quando mudei para o XP senti logo a diferença a nível do desempenho quer em programas pesados e jogos.
Mas mesmo muita diferença!
Mas o WIndows 7 GAMER EDITION é muito mais leve que o Home premium ou qualquer outro mas lá está, não sei se é mais leve que o XP

Obrigado
Offline

k-lapxo 
Membro
Mensagens 10 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Já tive o 7, e com um pc mais fraco que o teu. Trabalhava bem, mas de facto o XP corre muito melhor. Mais leve.
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Basta colocares o Windows 7 Premium. o Ultimate é bom para profissionais de rede porque tem mais ferramenta para os ditos.

Entretanto o teu PC sim aguanta com o 7, o XP suporta apenas 3GB de RAM cuidado a isso perdes 1 gb de desempenho. Por isso instala sim o Windows 7 (premium) o ultimate ou gaming ou como lhe chamas não te serve de nada. Queres desempenho e não processos/aplicações que só te vão trazer mais lentidão no PC.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Ainda para mais o 7 é melhor para jogos!
Offline

k-lapxo 
Membro
Mensagens 10 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Também penso o mesmo..
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boas. Eu sei que aguenta com o 7, já o tive. Mas quando mudei para o XP senti logo a diferença a nível do desempenho quer em programas pesados e jogos.
Mas mesmo muita diferença!
Mas o WIndows 7 GAMER EDITION é muito mais leve que o Home premium ou qualquer outro mas lá está, não sei se é mais leve que o XP

Obrigado

Tem atenção a essas "edições" que isso é malta que retira componentes ao sistema operativo. Não existe nenhuma "Gamer Edition" lançada pela Microsoft.

Essas edições são feitas por pessoal terceiro à Microsoft, que castram funcionalidades do SO para reduzir consumos de memória. Regra geral dá borrada e tens mais dois problemas: o primeiro é que não sabes o que "extras" foram colocados no sistema (cavalos de troia, por exemplo) e o segundo é que tens dificuldade em discernir a versão em que eles se basearam, o que pode ser uma dor de cabeça em termos de licenciamento.

Entretanto o teu PC sim aguanta com o 7, o XP suporta apenas 3GB de RAM cuidado a isso perdes 1 gb de desempenho.

Isto é mentira. O Windows XP suporta até 16GB de memória, salvo erro. Um sistema\processador que funcione a 32bits é que só tem capacidade de endereçar diretamente até 4GB de memória - é uma limitação "matemática", com 32bits só consegues representar 2^32 números diferentes num sistema bináro em complemento para 2 (remanescências das aulas de Arquitectura de Computadores... medo, lol).

De resto, o Windows XP é um sistema operativo mais leve, mas está desatualizado. A Microsoft já não lhe garante suporte nem liberta atualizações (salvo erro desde à coisa de 2 anos).

O Windows 7 é um sistema mais atual, mas requer (bastante) mais recursos para correr. Como já referiram tem suporte a versões da API DirectX mais recentes, o que é importante para quem gosta de jogar.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Sim, o XP de 64bits suporta até 16GB's de RAM.