← Google

Drive - Inquéritos

Lida 4905 vezes

Offline

jpvport 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Signature Avatar Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Boas pessoal,

estou com um problema GIGANTE em mãos. Faltam 3 meses para acabar o mestrado em Marketing Digital e como tal já fiz o inquérito de tese. Utilizei o inquérito da google e obtive 503 respostas. No entanto, hoje quando comecei a passar os dados para SPSS, reparo que nas perguntas de escalas de Likert (1 a 5 em que 1 vale X e 5 vale Y), eu tenho imensas respostas inválidas. Porquê? Simples. Eu meti por exemplo: 1 - Discordo Totalmente, 3 - Concordo e 5 - Concordo totalmente... O problema é que o campo 2 e 4 eu não escrevi nada. Como tal, INVALIDOU!!!!! Como é possível invalidar a função 2 e 4 quando nas definições eu escolhi ESCALA. Não existem "espaços brancos" em escalas quantitativas. 

Basicamente, eu sei que a Google me pode "tentar" resolver este problema. Nem que seja por cliques. 

Alguém me consegue ajudar ou dar um contacto da google para eu tentar resolver isto?

Cumps,

João Portugal
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

não dá para exportar os dados para o excel e fazer um find / replace?
Offline

jpvport 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Signature Avatar Fourth year Anniversary Third year Anniversary

O problema é que não consigo ter acesso aos dados relativos às respostas no número 2 e 4 das escalas. Consigo ver que X pessoas responderam 1 (Nada satisfeito); 3 (Satisfeito) e 5 (Totalmente satisfeito)... No entanto, quem espondeu 2 e 4 (que seria pouco satisfeito e muito satisfeito) fica englobado no mesmo saco. Ou seja, não consigo distinguir essa amostra.

Mas sendo um tipo de resposta em escala, isso não pode acontecer.
O problema foi eu nao ter escrito "Pouco Satisfeito" no nível 2 da escala e "Muito Satisfeito" no nível 4 da escala. O que acho parvo porque sendo uma escala, estes niveis, com ou sem "nome", têm importância estatística ao mesmo nível que o 1, 3 e 5.

Não sei se me fiz entender bem (estou só um pouco a entrar em stress brutal e a ver um trabalho de 503 respostas a ir ao ar -.- )
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Eu nunca utilizei os forms do drive mas fui lá testar e a escala só permite criar labels para o 1 e para o último. Tens a certeza que meteste escala? Se calhar eles alteraram isso num update qualquer....

Cheira-me que a solução vai ser "regar" nessas respostas. Podes sempre fazer uma "reganço" proporcional analisando pergunta a pergunta.
Exemplo, se numa determinada pergunta tens 10% de (1), 20% de (5), 25% de (3) e 45% de incógnitos, atribuis aproximadamente 15% ao (2) e 30% ao (4).




Offline

NatureV 
Membro
Mensagens 25 Gostos 1
Troféus totais: 13
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Fourth year Anniversary

Eu nunca utilizei os forms do drive mas fui lá testar e a escala só permite criar labels para o 1 e para o último. Tens a certeza que meteste escala? Se calhar eles alteraram isso num update qualquer....

Cheira-me que a solução vai ser "regar" nessas respostas. Podes sempre fazer uma "reganço" proporcional analisando pergunta a pergunta.
Exemplo, se numa determinada pergunta tens 10% de (1), 20% de (5), 25% de (3) e 45% de incógnitos, atribuis aproximadamente 15% ao (2) e 30% ao (4).

É uma solução e eu fiz isso muitas vezes, mas quando andava no básico e secundário. Sendo que ele está a acabar o curso, não creio que isso seja muito boa ideia pois pode afectar a precisão dos dados. Embora eu confesso que não tenha compreendido completamente o problema que aqui é relatado, porque não tenho muita experiência nesse assunto. Por isso se estiver a dizer um grande disparate, peço desculpa.
Offline

jpvport 
Membro
Mensagens 3 Gostos 0
Troféus totais: 12
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Signature Avatar Fourth year Anniversary Third year Anniversary

Epa, eu estou a fazer mais ou menos isso... Calculei a tendência por resposta e fiz a distribuição para o 2 e para o 4... Depois de saber "quantos" meteram 2 ou 4 como opção, faço eu mesmo a distribuição pelo que acho mais "lógico".

Não é grande opção visto que isto é para a tese de mestrado... Mas se apresentar apenas resultados com base nos extremos da escala e no ponto médio, não distorça nenhuma realidade :)

Vamos lá ver no que isto dá!
Depois venho aqui ao forum publicar a tese visto ser a primeira tese em Marketing Digital em Portugal ;)

Obrigado na mesma pela atenção!!