← Conversa Geral

quando fazem sites pensam nisto???

Lida 6631 vezes

Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

este link vai especialmente para os ditos webmasters link
quando fazem sites pensam nisto???
por uma internet melhor para todos!!!
Offline

-RJ- 
Membro
Mensagens 1188 Gostos 0
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Sim de verdade, nunca ouvi falar por aqui sobre este assunto... quando se faz um site, normalmente não pensamos na acessibilidade a todas as pessoas independentemente das suas capacidades, fazemos a pensar em que uma pessoa veja uma imagem a dizer "clique aqui". E um cego? Não vê a imagem... e quem diz esta diz muitas outras dificuldades que eventualmente muitas pessoas possam ter... Acho que fazer um site com fácil acessibilidade deveria incluir suporte para muitas deficiências que se vê por ai e não uma coisa toda "pipi" e prontos...

Grande post e vamos ver o que sai dos webmasters daqui...
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

 :?:
acham que um cego fica contente quando por exemplo regista-se num forum mas não consegue porque tem aquelas imagens contra spam e que não existe o link para algum contacto com o administrador para se registar nem sequer alguem ao lado para lhe dizer as imagens ou aqueles spikers que dizem as letras?
convém ignorar para ganhar mais lucro, mas imaginemos que ficavam cegos! o que faziam? falo de cegos mas é claro existem muitas outras deficiências infelizmente
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

:?:
acham que um cego fica contente quando por exemplo regista-se num forum mas não consegue porque tem aquelas imagens contra spam e que não existe o link para algum contacto com o administrador para se registar nem sequer alguem ao lado para lhe dizer as imagens ou aqueles spikers que dizem as letras?
convém ignorar para ganhar mais lucro, mas imaginemos que ficavam cegos! o que faziam? falo de cegos mas é claro existem muitas outras deficiências infelizmente

Diz-me lá, achas que um cego conseguiria registar-se num fórum phpBB ou SMF?

Posso garantir-te que não, pois os campos nem sequer têm alt. Os cegos utilizam programas de som que lêem várias coisas, o caso dos alt!

;)

PS: Utilizando o JAWS por exemplo..se o mesmo conseguir ler um form de origem, também consegue ler com as letras ;)
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

:?:
acham que um cego fica contente quando por exemplo regista-se num forum mas não consegue porque tem aquelas imagens contra spam e que não existe o link para algum contacto com o administrador para se registar nem sequer alguem ao lado para lhe dizer as imagens ou aqueles spikers que dizem as letras?
convém ignorar para ganhar mais lucro, mas imaginemos que ficavam cegos! o que faziam? falo de cegos mas é claro existem muitas outras deficiências infelizmente

Diz-me lá, achas que um cego conseguiria registar-se num fórum phpBB ou SMF?

Posso garantir-te que não, pois os campos nem sequer têm alt. Os cegos utilizam programas de som que lêem várias coisas, o caso dos alt!

;)

PS: Utilizando o JAWS por exemplo..se o mesmo conseguir ler um form de origem, também consegue ler com as letras ;)
pois olha, digo-te sou cego e consegui registar-me neste através do audio
mas ja´te digo o jaws não consegue ler as letras porque tenho um amigo que tambem o usa e não consegue
ps uso o hal da dolphin
Offline

palavras 
Membro
Mensagens 47 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts

Quando entrego propostas de sites, uma das alineas que coloco é a da acessibilidade. em 80% dos casos, o cliente corta-a para economizar no tempo de desenvolvimento. Há muitos invisuais a utilizar a net. Cada vez ha mais software e hardware para facilitar a utilização. O meu favorito é, sem dúvida, o tecladp braille.

Mas há coisa que se podem fazer tais como os alts e utilizar design tableless (que facilita MUITO a vida a leitores). Se o design estiver todo no CSS (e nenhuma info...) então é meio caminho andado para se ter uma acessibilidade melhor. E como esta ha muitas coisas que se podem ter em conta.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Quando entrego propostas de sites, uma das alineas que coloco é a da acessibilidade. em 80% dos casos, o cliente corta-a para economizar no tempo de desenvolvimento. Há muitos invisuais a utilizar a net. Cada vez ha mais software e hardware para facilitar a utilização. O meu favorito é, sem dúvida, o tecladp braille.

Mas há coisa que se podem fazer tais como os alts e utilizar design tableless (que facilita MUITO a vida a leitores). Se o design estiver todo no CSS (e nenhuma info...) então é meio caminho andado para se ter uma acessibilidade melhor. E como esta ha muitas coisas que se podem ter em conta.
certo, diceste muita coisa aqui que é bem verdade mas muitos webmasters ou designers talvez nunca ouviram falar, daí a pouca participação neste tópico.
Offline

Master 
Membro
Mensagens 462 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

É verdade que uma grande parte dos websites não estão verdadeiramente preparados para invisuais... basta pensar que muitos nem sequer são compatíveis com os principais browsers... o que é um bocado estranho.

Goodsound, consegues navegar satisfatoriamente, por exemplo, neste fórum?
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

É verdade que uma grande parte dos websites não estão verdadeiramente preparados para invisuais... basta pensar que muitos nem sequer são compatíveis com os principais browsers... o que é um bocado estranho.

Goodsound, consegues navegar satisfatoriamente, por exemplo, neste fórum?
neste forum sem problemas, tambem só usa php e my sql práticamente, só âs vezes nos smiles é que tenho alguns problemas em saber quais são por exemplo nunca sei o nome a informação que tenho é javascript:voit.0, é mais ou menos isto que  diz.
Offline

OFFICER 
Membro
Mensagens 2076 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

É verdade que uma grande parte dos websites não estão verdadeiramente preparados para invisuais... basta pensar que muitos nem sequer são compatíveis com os principais browsers... o que é um bocado estranho.

Goodsound, consegues navegar satisfatoriamente, por exemplo, neste fórum?
neste forum sem problemas, tambem só usa php e my sql práticamente, só âs vezes nos smiles é que tenho alguns problemas em saber quais são por exemplo nunca sei o nome a informação que tenho é javascript:voit.0, é mais ou menos isto que  diz.

Se utilizas um sistema de audição para ouvir, se és cego, como consegues fazer posts sem erros?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

É verdade que uma grande parte dos websites não estão verdadeiramente preparados para invisuais... basta pensar que muitos nem sequer são compatíveis com os principais browsers... o que é um bocado estranho.

Goodsound, consegues navegar satisfatoriamente, por exemplo, neste fórum?
neste forum sem problemas, tambem só usa php e my sql práticamente, só âs vezes nos smiles é que tenho alguns problemas em saber quais são por exemplo nunca sei o nome a informação que tenho é javascript:voit.0, é mais ou menos isto que  diz.

Se utilizas um sistema de audição para ouvir, se és cego, como consegues fazer posts sem erros?
Teclado em braille possivelmente e tambem deve haver algum tipo de corrector ortografico para cegos.
Offline

Spread 
Membro
Mensagens 1433 Gostos 2
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Há algum tempo que parei o desenvolvimento de sites mas quando o fazia tinha sempre em atenção o facto do meu código ser válido e de ser muito limpo.

Podes ver um exemplo aqui http://w3.spread-pt.com

Infelizmente como já se disse anteriormente olhamos muito para o nosso umbigo e isso reflecte-se na maior parte dos clientes que vêm o seu publico alvo satisfeito e como tal não melhoram os seus sites para serem acessiveis a todos.

Cumps 8)
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

É verdade que uma grande parte dos websites não estão verdadeiramente preparados para invisuais... basta pensar que muitos nem sequer são compatíveis com os principais browsers... o que é um bocado estranho.

Goodsound, consegues navegar satisfatoriamente, por exemplo, neste fórum?
neste forum sem problemas, tambem só usa php e my sql práticamente, só âs vezes nos smiles é que tenho alguns problemas em saber quais são por exemplo nunca sei o nome a informação que tenho é javascript:voit.0, é mais ou menos isto que  diz.

Se utilizas um sistema de audição para ouvir, se és cego, como consegues fazer posts sem erros?
Teclado em braille possivelmente e tambem deve haver algum tipo de corrector ortografico para cegos.
boas, não uso qualquer teclado em braille, este teclado é normalíssimo. já tenho todas as téclas decoradas e bem estudadas o que me permite grande mubilidade seja a programar ou mesmo a escrever posts para aqui, escrever textos para a escola etc. não sei se já reparaaram, aqui no forum já existem  críticas com recomendação de utilização de um corrector autográfico mas ainda não uso. cumprimentos e se tiverem alguma dúvida é só dizerem.
Offline

goodsound 
Membro
Mensagens 2485 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Há algum tempo que parei o desenvolvimento de sites mas quando o fazia tinha sempre em atenção o facto do meu código ser válido e de ser muito limpo.

Podes ver um exemplo aqui http://w3.spread-pt.com

Infelizmente como já se disse anteriormente olhamos muito para o nosso umbigo e isso reflecte-se na maior parte dos clientes que vêm o seu publico alvo satisfeito e como tal não melhoram os seus sites para serem acessiveis a todos.

Cumps 8)
o teu site tá aprovado, sem problemas e parece ter sido feito em joomla ou mesmo programado de raíz
cumps
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

boas, não uso qualquer teclado em braille, este teclado é normalíssimo. já tenho todas as téclas decoradas e bem estudadas o que me permite grande mubilidade seja a programar ou mesmo a escrever posts para aqui, escrever textos para a escola etc. não sei se já reparaaram, aqui no forum já existem  críticas com recomendação de utilização de um corrector autográfico mas ainda não uso. cumprimentos e se tiverem alguma dúvida é só dizerem.

lol nem vou comentar, á coisas que é feio e uma delas é fingir-se que se é uma coisa que não se é. Ainda por cima uma coisa delicada como esta. Depois ainda dizem baboseiras á descarada que se apanham logo nas curvas.
Sem comentários, é triste ver esta situação.