← Conversa Geral

observador.pt novo jornal online

Lida 4241 vezes

Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Bom jornalismo, bom design, gratuito e utiliza WorPress. Que mais se podia pedir?

http://observador.pt
Offline

NunoF 
Membro
Mensagens 257 Gostos 6
Feedback +7

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Está realmente muito bom. Gostava era de poder fazer login sem ter uma conta associada ao g+ ou facebook, embora perceba os motivos que os levaram a tomar essa decisão.

Espero também ver mais vídeos que expliquem as notícias ou que contenham entrevistas exclusivas, assim como fazem lá fora os portais do estilo do observador.
Offline

Vitor Madeira 
Membro
Mensagens 29 Gostos 8
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Level 4 Sixth year Anniversary Fifth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

O Paulo Querido escreveu no seu mural do Facebook isto sobre o Observador:

"Primeira nota sobre o Observador: do ponto de vista da forma pode ser o mais lógico e aperfeiçoado jornal online português — até hoje. Parabéns a Leo Xavier, está ótimo. Editorialmente, é mais um jornal conservador com uma agenda de suporte às políticas neoliberais de transformação da sociedade, recheado de colunistas de direita e destituído de interesse."


"Segunda nota sobre o Observador: o sistema editorial usado é o Wordpress. Má escolha estratégica, na minha opinião. Mas compreendo-a à luz das prioridades."


"Terceira nota sobre o Observador: sorri ao ler alguns comentários. Destaco estes dois (depurados dos originais): "Olha, o Avante! da direita" e "o Blasfémias versão jornal"."


"E para rematar sobre o Observador, agora estritamente sobre o conteúdo: já o vi comparado com o Avante!. Mas como não fui cliente, prefiro a comparação do Porfírio Silva:


"O Observador, assim à primeira vista, faz-me lembrar o Diário. Embora de sinal oposto. Eu lia bastante O Diário, para saber do que a casa gastava. Se calhar também lerei o Observador de vez em quando: estão todos lá, não se perde tempo a andar à cata deles." "
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Sobre o site:
 - Excelente design e usabilidade;
 - Excelente performance (até ver, quando a publicidade aumentar e a base de dados crescer teremos uma ideia mais realista);
 - Gostei particularmente da aposta em Wordpress, mas é preciso ter um plano bem estruturado quando se tratam de sites que se esperam vir a ter dezenas / centenas de milhares de artigos. Por esse ponto de vista, a escolha dos permalinks não me parece ter sido a melhor, mas acredito que tenham pensado nisso e que portanto tenham as coisas bem planeadas.

Sobre o jornalismo:
 - Para já abstenho-me de comentar, ontem tinha uma ideia melhor do que tenho hoje mas ainda é muito cedo e qualquer avaliação seria injusta.

No geral, tem tudo para ser um grande projeto em Portugal. E é interessante ver um projeto jornalístico nascer com esta qualidade no nosso país, apenas poucos dias depois de uma das maiores referências do jornalismo mundial ter admitido que não conseguem ter presença online:

http://www.niemanlab.org/2014/05/the-leaked-new-york-times-innovation-report-is-one-of-the-key-documents-of-this-media-age/
Offline

NunoF 
Membro
Mensagens 257 Gostos 6
Feedback +7

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

- Gostei particularmente da aposta em Wordpress, mas é preciso ter um plano bem estruturado quando se tratam de sites que se esperam vir a ter dezenas / centenas de milhares de artigos. Por esse ponto de vista, a escolha dos permalinks não me parece ter sido a melhor, mas acredito que tenham pensado nisso e que portanto tenham as coisas bem planeadas.

Qual seria a melhor opção para os permalinks na tua opinião e porquê?
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

"Segunda nota sobre o Observador: o sistema editorial usado é o Wordpress. Má escolha estratégica, na minha opinião. Mas compreendo-a à luz das prioridades."

Ri-me com isto. E já agora sr. Paulo Querido escreve-se WordPress :).

Quanto aos permalinks também acho que deviam ter usado algo como observador.pt/categoria/nome-do-artigo ou algo do género. Com milhares de artigos vai-se tornar complicado.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Qual seria a melhor opção para os permalinks na tua opinião e porquê?

Concordo com o Rogério, mas quando escrevi isso estava a pensar mais na performance - apenas o nome do post como permalink causava problemas sérios de performance no WP em instalações com milhares de entradas.

No entanto fui verificar novamente e, ao que parece, um patch na versão 3.3 terá resolvido esse problema:
http://wpcandy.com/reports/postname-performance-issues-eliminated-in-3-3/
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não entendi o comentário do Paulo Querido. Existem 'n' sites internacionais que já usam WordPress a vários anos, sempre serviu para o que precisavam e segundo o que li, esta não é uma instalação "normal", há ali muito trabalho. Se o projecto falhar, não será por causa do WordPress...

Sobre os permalinks, o problema de usarem desta forma mais "limpa" é que se publicam vários posts com o mesmo nome, um vai ficar "/nome-do-post/", o outro "/nome-do-post-2/", etc... Nada muito grave, o utilizador comum nem deve de reparar nisso.
Offline

Rogério Moreira 
Editor
Mensagens 1313 Gostos 11
Feedback +15

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Quem esteve à frente do projeto do site foi o Zé Fontaínhas, logo só podíamos esperar o melhor. Pelo que li que ele comentou tem lá muito muito trabalho.