← Joomla

Porque é que Joomla não presta

Lida 11184 vezes

Offline

cenourinha 
Elite
Mensagens 4094 Gostos 21
Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

@horus_68

Talvez alguns dos problemas com o editor tenham sido corrigidos na ultima versão, mas sempre tive problemas com o editor no FF 3 e Safari.

Eu nunca actualizei ou migrei o Joomla de 1.0 para 1.5, pois simplesmente verifiquei que ia ter que ficar sem metade dos componentes que já usava e não consegui colocar o theme que usava compativel com a nova versão, onde está uma documentação tão bem explicada como no http://codex.wordpress.org?

Ferramentas de ping e SEO que não iam dár na nova versão.

Quanto a existirem themes gratuitos de qualidade para Joomla, existem, não digo que não existem. Um dos exemplos é o default do Joomla 1.5.

Não vejo onde é que o Joomla será uma boa opção.
Offline

horus_68 
Membro
Mensagens 65 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

O Joomla é muito bom para gerir artigos integrados com outros ficheiros e em vários idiomas: chama-se a isso um gestor de conteúdos.
Outra área onde pode brilhar são os directórios de informação, desde dados a sites... sem esquecer a possibilidade de integrar lojas no mesmo site (não diria para sites apenas de lojas mas sites com lojas)

Um CMS é para integrar coisas, não para fazer cada uma dessas coisas (este é um dos erros em que muitos caem quando entram no Joomla ou noutro CMS)

Ou seja um site informativo e formativo não pode ser criado com base numa estrutura de blogue: faltam-lhe as FAQ, a gestão de downloads, a organização de secções em formatos diferentes (integrando modelos como blogue ou wiki), as newsletters, galerias de imagens e vídeos, etc.

O blogue é apenas uma parte do que um site comunicacional, institucional ou empresarial deve ser. Podemos esticar cada modelo para fazer sempre algo mais, mas é sempre melhor poder integrar várias possibilidades.

A questão do editor acredite que é um problema mesmo da sua instalação (pode não ser o único) mas olhe que eu trabalho sempre com Firefox e Safari e nas duas séries do Joomla.
Não existe nenhuma incompatibilidade com o Firefox (o que aliás seria caricato sendo que estes são dois dos browsers favoritos dos beta testers e programadores!!)

Quanto a ajudas. A do wordpress é mais fácil por haver menos para explicar!
Mas em Joomla encontra muito coisa do lado oficial bem como da comunidade, talvez não as conheça:

http://docs.joomla.org/  especialmente o http://docs.joomla.org/Start_here
http://developer.joomla.org/ naturalmente mais virado para quem programa ou é mesmo webmaster (e não apenas criador de um site)
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Cenourinha, esse artigo vindo de ti, nem parece coisa tua, tens já uma larga experiência com cms, o tentar fazer do joomla um blog foi um erro teu, porque o joomla não "sucks" em nada para aquilo que serve... Quando passas-te para joomla crias integrar todos os sites/blogs da rede na plataforma multi-sites, não crias simplesmente fazer um blog, não te esqueças disso!

Já muita gente tentou comparar o joomla e o wordpress, e quem o fez cometeu sempre o mesmo erro, era a mesma coisa que escrever um artigo a comparar o joomla com o vbulletin, ou o joomla com a coppermine, todos cms, cada um com o seu propósito!

Quem esta à vontade nas duas plataformas sabe as limitações de cada uma, e sabe que todas têm as suas vantagens ou os seus defeitos!

Quando falo das duas e as "comparo" digo sempre a mesma coisa, todos os sites em joomla deviam ter um blog em wordpress, mas nenhum site em wordpress devia ter ou necessita de um "site/algo mais..." em joomla!
Offline

miguelcardoso 
Membro
Mensagens 736 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

devo de dizer que não concordo, sou um 0 à esquerda em qq coisa de design ou programação e até eu me desenrascava a modificar templates de joomla instalar actualizações etc, quanto aos temas tens tantos free que realmente muitas pessoas tal como eu acabam por optar por temas "pagos" mas é por perguiça e falta de vontade de pesquisar nos grátis... Quanto ao editor de joomla n funcionar em FF3 duvido seriamente, mas eu utilizo um editor não de padrão o JCE que até eu!  :superlol: soube instalar o mambot e mudar na configuração.
Se é a melhor ferramenta para fazer blogs obviamente que não o é se alguem te disse ou deu a entender isso enganou-o, no entanto para fazer sites de praticamente qualquer tema em que não se saiba nada de php/sql não existe melhor, tem uma comunidade muito activa e milhões de extensões para tudo o que se possa imaginar. Para SEO tens componentes grátis para ficar com "user friendly" url's e tem uma caicha no editor para adicionar a meta info não percebo a dificuldade, mas se é preguiça para o fazer tem extensões que o fazem automaticamente  :superlol:
Offline

ptrci 
Membro
Mensagens 144 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

devo de dizer que não concordo, sou um 0 à esquerda em qq coisa de design ou programação e até eu me desenrascava a modificar templates de joomla instalar actualizações etc, quanto aos temas tens tantos free que realmente muitas pessoas tal como eu acabam por optar por temas "pagos" mas é por perguiça e falta de vontade de pesquisar nos grátis... Quanto ao editor de joomla n funcionar em FF3 duvido seriamente, mas eu utilizo um editor não de padrão o JCE que até eu!  :superlol: soube instalar o mambot e mudar na configuração.
Se é a melhor ferramenta para fazer blogs obviamente que não o é se alguem te disse ou deu a entender isso enganou-o, no entanto para fazer sites de praticamente qualquer tema em que não se saiba nada de php/sql não existe melhor, tem uma comunidade muito activa e milhões de extensões para tudo o que se possa imaginar. Para SEO tens componentes grátis para ficar com "user friendly" url's e tem uma caicha no editor para adicionar a meta info não percebo a dificuldade, mas se é preguiça para o fazer tem extensões que o fazem automaticamente  :superlol:

Isso do editor não funcionar no FF3 é porque o sistema de segurança na FF3 e também no Safari, se tiver muito alto recusa de carregar o RTE.

Isso também a acontece comigo quando uso o CMS Typo3.
Offline

Cyrus 
Membro
Mensagens 350 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O joomla é bom. Acho que deve ser dos CMS mais facil de usar e tem milhares de plugins no site oficial todos eles bem organizados. Agora se querem fazer blogs simples e directo devem usar o wordpress, para quem quer um portal deve usar joomla sem duvida, pois no wordpress podemos ter várias funções na sidebar mas elas serão estacticas e no joomla tudo é dinamico.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Acho que deve ser dos CMS mais facil de usar

Eu não defendo isto, já me deu muitas dores de cabeça e é muito estranho para configurar a homepage, criar páginas, etc. Pelo menos para mim! Primeiro que me entendesse! #-o
Offline

Cyrus 
Membro
Mensagens 350 Gostos 3
Feedback +3

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

hmm foi o primeiro cms que usei e apanhei logo o jeito, mas seilá isso parte de cada um. Com certeza que sendo mais personalizavel que o wordpress tem de ter mais opções mas acho que está bem estruturado.
Offline

mix_93 
Membro
Mensagens 1630 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Nunca se deve comparar joomla com wordpress pois não têm nada a ver... Cada um tem os seus pontos fortes para mim é fácil de definir qual utilizar.

Blog ou comunidade sempre em actualização - Wordpress
Site ou Portal - Joomla
Offline

paulo.joomla 
Membro
Mensagens 11 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

joomla é para quem sabe o que quer e se querem algo decente em joomla ja exige alguma dedicacao!
nao é como alguns cms que em segundos esta pronto o projecto!