← Conversa Geral

Backup a ocupar 50% de espaço

Lida 2148 vezes

Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Sou o único aqui, que tem um backup, seja com portefólio seja com o que for a ocupar cerca de metade do disco rígido?

O que costumam utilizar como alternativas?

Já tive um disco externo, mas desde os vários sustos que me deu por não se ligar e eu ver que ia perdendo todo o meu portefólio, nunca mais confiei nele.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Sou o único aqui, que tem um backup, seja com portefólio seja com o que for a ocupar cerca de metade do disco rígido?

O que costumam utilizar como alternativas?

Já tive um disco externo, mas desde os vários sustos que me deu por não se ligar e eu ver que ia perdendo todo o meu portefólio, nunca mais confiei nele.

Deixa ver se entendi, tens um backup de metade do teu disco, dentro do teu disco? Não estou a ver a utilidade disso...

Ou fazes um backup "para a nuvem" ou para um disco externo. Não faz sentido nenhum guardares um backup no disco rigido (isto é redundante) porque não tem utilidade nenhuma caso o disco tenha um algum problema.
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

O que tenho no PC já são backups de backups, de várias vezes que formatei o PC.

Que discos externos ou onde especificamente me aconselhas a guardar os dados?
Offline

Luís Marquês 
Membro
Mensagens 1430 Gostos 19
Feedback +27

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O que tenho no PC já são backups de backups, de várias vezes que formatei o PC.

Que discos externos ou onde especificamente me aconselhas a guardar os dados?

Eu nao aconselho a guardar backups unicamento no disco externo. A dois anos guardava tudo que era importante no meu disco de 320G passado 1 ano e pico foi ao ar. Fiquei pior que estragado xD.

Neste momento guardo no meu disco de 1TB e mediante o tempo disponivel vou guardando em dvd's.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O que eu fiz:

No fixo (windows): Disco SSD 256GB - Documentos importantes, ficheiros de sites, etc - utilizo exclusivamente para esses backups

No macbook: Disco externo de 500gb onde faço backups timemachine e onde coloco TAMBÉM os documentos importantes + algumas coisas que preciso on the fly numa conta dropbox
Offline

Luís Marquês 
Membro
Mensagens 1430 Gostos 19
Feedback +27

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu ainda acho que os dvd's sao a melhor forma de guardar files importantes.

Depois da gravação concluida guardo numa caixa e so o vou voltar a tirar do sitio quando o disco de 1TB (3.5) pifar. Ao ter tambem os files no disco externo permite me que tenha sempre acesso aos mesmos, e assim evito de usar os dvd's para aceder aos dados.

Com o meu disco externo de 320G (2.5) andava sempre com ele de um lado para o outro e dai ter se danificado. O disco de 1TB 3.5 apesar de nao sair da secretaria estou sempre com um pé atras.
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Eu ainda acho que os dvd's sao a melhor forma de guardar files importantes.

Depois da gravação concluida guardo numa caixa e so o vou voltar a tirar do sitio quando o disco de 1TB pifar. Ao ter tambem os files no disco externo permite me que tenha sempre acesso aos mesmos, e assim evito de usar os dvd's para aceder aos dados.

Com o meu disco externo de 320G andava sempre com ele de um lado para o outro e dai ter se danificado. O disco de 1TB 3.5 apesar de nao sair da secretaria estou sempre com um pé atras.

Aff, saudades das minhas disquetes. '.'


Pois, eu também tenho vários ficheiros na Dropbox, que me permite uma mobilidade fantástica. Ultimamente tenho feito alguns trabalhos de design para um evento, e encheu-me aquilo em menos de nada, tive de tirar tudo o que lá tinha para o Desktop, ando-me a habilitar a ficar sem nada.

Tenho de pensar em algo, mas tenho medo dos discos externos lol.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O melhor é ter as coisas importantes em dois lados. Eu tenho tudo no computador e uso um disco externo de 1 TB para fazer backups regulares (uso o Time Machine que vem nos mac). Uso ainda este disco para guardar backups de coisas menos importantes, como backups de sites, etc.

Uso também o Dropbox e tenho lá quase tudo o que preciso para trabalhar. Assim fico com mais uma copia desses ficheiros online e em outro computador que as vezes uso, no entanto não coloco lá tudo... não confio nestes serviços... não vá a CIA andar a ver os meus planos para dominar o mundo :P

Uma coisa que fiz a algum tempo atrás, foi dar uma limpeza em todos os backups que tinha. Muita coisa podia ser apagada e acabei ganhando espaço principalmente no Dropbox onde passei de 11GB para os 3GB que tenho agora.

Quantos aos DVDs, o que é isso? Já não gravo um a bastante tempo... :P
Offline

Luís Marquês 
Membro
Mensagens 1430 Gostos 19
Feedback +27

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É o formato em que mais confio :D

Backups no PC - Pode dar o berro
Backups em Discos Externos - Podem dar o berro
Backups em DropBox - Os hacaros podem me hackear a conta para aceder os meus documentos para dominiar o mundo xD
Backups em DVD - Apos gravado quase nem lhe toco. E como nao tem tanto uso o risco de darem o berro é menor xD.
Ponto negativo nos DVD's - Os hacaros podem contratar ladroes profissionais e assaltarem me a casa xD
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

A camada de gravação dos DVDs degrada-se com o tempo.... Ainda para mais se gravares a velocidades muito rápidas e com marcas de DVDs fracas.

Se são coisas importante recomendo gravar a 4x ou menos e DVDs de qualidade (Sony, Verbatim, etc)
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu tinha uma caixa cheia CD's gravados, passado um ou dois anos, foram praticamente todos para o lixo... Por isso se fosse a ti não confiava assim tanto num DVD... lol
Offline

Luís Marquês 
Membro
Mensagens 1430 Gostos 19
Feedback +27

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu nao tenho tido esse azar. Tenho DVD's de Backups a mais de 5 anos e quando preciso deles tem funcionado a 100%.