← Hosting

Aprender a gerir VPS

Lida 4156 vezes

Offline

NunoF 
Membro
Mensagens 257 Gostos 6
Feedback +7

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Recomendam algum e-book para o efeito, ou comprar e "meter a mão na massa"?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Gestão de servidores não é uma coisa que se aprenda a ler um e-book e na realidade esta-se a aprender todos os dias...
Não será melhor contratares um serviço gerido?
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

recomendo uma virtual machine e testar em cima dela, configuração de apache, mysql, ftp, criação de users etc etc etc
Offline

euluism 
Membro
Mensagens 975 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Só com o tempo é que irás aprendendo, não é coisa que numa semana se saiba, ganha-se com experiência, como o asturmas diz.
Mete a mão na massa, quando existir falhas, pede um relatório completo para saberes o que aconteceu e pede a informação da resolução do problema.
E ficas a saber para a próxima a solução.

Tenta aproximar-te do suporte que te fornecer a VPS e vai pedindo dicas.
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Como já foi referido não se aprende a gerir servidores através de um livro, nem em pouco tempo.

Gerir um servidor cruza diversas áreas, cada uma das quais, dá por si só (quase) uma licenciatura:

- Sistemas Operativos (windows, linux, etc)
- Web Servers (apache, nginx, IIS, etc)
- Email Servers
- Database Servers
- Redes
- Segurança
- Frameworks de programação (php, etc)
- etc

Encontrei este guia, pode ser útil para começar:
www.idolbin.com/blog/server-management/vps-setup-guide/getting-started-with-vps-the-beginners-tutorial/
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Eu trabalho à vários anos em administração de sistemas e aprendo todos os dias.

A minha sugestão é instalar uma ou várias VM's (Vmware ou Virtual Box) e respectivos so's e "estragar" à vontade.
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu trabalho à vários anos em administração de sistemas e aprendo todos os dias.

A minha sugestão é instalar uma ou várias VM's (Vmware ou Virtual Box) e respectivos so's e "estragar" à vontade.

Nem mais...

Já agora, deixo um link para um guia de Administração de Sistemas Linux (rh). Já tem uns anitos, mas tem os conceitos básicos e está em português.
http://web.mit.edu/rhel-doc/4/RH-DOCS/rhel-isa-pt_br-4/index.html

Offline

NunoF 
Membro
Mensagens 257 Gostos 6
Feedback +7

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Estou no patamar 0. Nunca trabalhei com servidores. No presente não tenho necessidade de usar, mas é mais pelo "know how" que quero aprender.

Pelo que percebi, recomendam instalar virtual box e testar. Será que contratando uma gerida iria conseguir aprender?

p.s: não tenho prazos curtos para aprender nem nada do género, é mesmo por gosto
p.s2: obrigado pelas sugestões de artigos
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Estou no patamar 0. Nunca trabalhei com servidores. No presente não tenho necessidade de usar, mas é mais pelo "know how" que quero aprender.

Pelo que percebi, recomendam instalar virtual box e testar. Será que contratando uma gerida iria conseguir aprender?

p.s: não tenho prazos curtos para aprender nem nada do género, é mesmo por gosto
p.s2: obrigado pelas sugestões de artigos

Pelo know how instala o VMware, uma distro qualquer e tens a mesma coisa que uma VPS (com a parte gráfica, ou sem ela, isso és tu que decides).

Uma VPS costuma vir com um painel a ela inerente, onde até podes escolher a distribuição que queres e etc., mas à parte disso é só uma distro linux (centos, debian, etc.) instalada à qual acedes remotamente por SSH.
Resumindo, instala o Ubuntu numa VM e brinca com a linha de comandos. Procura até os Perfect Setup do Howtoforge, são muito úteis :)
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Pelo know how instala o VMware, uma distro qualquer e tens a mesma coisa que uma VPS (com a parte gráfica, ou sem ela, isso és tu que decides).

Uma VPS costuma vir com um painel a ela inerente, onde até podes escolher a distribuição que queres e etc., mas há parte disso é só uma distro linux (centos, debian, etc.) instalada à qual acedes remotamente por SSH.
Resumindo, instala o Ubuntu numa VM e brinca com a linha de comandos. Procura até os Perfect Setup do Howtoforge, são muito úteis :)

Atenção que o vmware é pago (excepto o player e o server) ao contrário do Virtual Box que é 100% free, além do que o vmware requer mais know how para configurar.

Mas concordo contigo VMware é de longe a melhor plataforma de virtualização no mercado. Sou fãn do esxi!!
Offline

sudohost 
Membro
Mensagens 6 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Signature Karma Webmaster

Realmente é isso que o pessoal falou, o domínio na administração de ambiente de linux é essencial. Então se você tem bons conhecimentos em linux e os seus principais serviços, você saberá administrar bem um VPS.