Enquanto a perspectiva de alojamento se resumir a um site estar alojado num único e comum servidor, efectivamente o "ilimitado" não faz muito sentido (os tais comentários dos discos de GB ilimitados, das ligações de rede ilimitadas, etc...). Acontece que na perspectiva das empresas nacionais, as coisas têm de evoluir. A virtualização existe e permite dispersar os recursos de tal forma que esses comentários deixam de fazer sentido. Existe equipamento que permite realmente ter bastante espaço, a custos reduzidos. A largura de banda cada vez está mais acessível, permitindo que, utilizando uma amostra de 1000 sites por exemplo, a média de consumo de tráfego seja perfeitamente sustentável... tudo isto, permitindo fazer overselling de forma honesta.
Estou certo que dentro de 2 a 4 anos, muitos dos que tanto criticam o overselling estarão a fazê-lo ou então não estarão cá. E afirmo isto, devido ao público-alvo cujo serviço que prestam se destina, um público com exigência média, que valoriza bastante o valor atribuído ao preço/características.
- Quantos de vocês não perderam clientes bastante agradados com o serviço, mas que consideram que 2GB de espaço por XX€ é demasiado, quando a empresa ao lado faz 300GB por um valor inferior?
- Quantos receberam telefonemas a perguntar o que era o tráfego, e porque existia limite quando a (julgo que não posso colocar o nome) faz ilimitado?
- Quantos nunca tiveram oportunidade de mostrar a qualidade de serviço que têm, pelo simples facto de não fazerem overselling?
Eu pessoalmente já partilhei da opinião que o "overselling" era um bicho papão digno do conto do vigário, mas já desisti dessa guerra. O erro está em quem o iniciou, agora, nada mais resta que adaptar-se a ele. Não é com artigos que explicam como o overselling é errado que se vai lá.
Impulsionadores da venda dos "ilimitados" como a Amen e a Esoterica ditam a forma como a maioria do mercado português se rege. Claro que podemos pensar "pequenino", mas aí a história é outra...
PS: Na empresa que giro ainda praticamos a venda "à pequenino" que refiro acima. Como tal, espero que os que se reflictam na imagem que descrevo não encarem os meus comentários como críticas negativas, mas sim, a minha apreciação do mercado e deste assunto. Acho no entanto que, em tom pessoal e sediada em Portugal, não existe nenhuma empresa com capacidade de fazer o que considero o "overselling" honesto...