Olá Carlos,
Foi uma daquelas noites complicadas, foi, mas correu tudo conforme planeado. Antes de fazermos este tipo de intervenções que envolvem muito trabalho ao nível de trocas de cablagem, actualização de firmwares / softwares, tentamos testar previamente e simular o procedimento, criando mesmo uma "timetable" para o que cada um dos elementos tem de fazer em determinado período de tempo.
A equipa é a base desta empresa. Optamos por uma equipa com poucos elementos, mas bastante bons no que fazem. Esta empresa não tem por base uma lista enorme de elementos, com cargos à americana. É constituída sim, por poucas pessoas, experientes que se empenham a 200% dia a dia e que são formadas em todas as àreas, desde comercial a técnico, passando mesmo por serviços mais específicos que temos.
Todos temos uma idade semelhante, e conhecemos-nos desde muito antes de termos iniciado esta empresa. Antes de sermos colegas de trabalho, somos amigos, pelo que a confiança no trabalho de cada um destes elementos é assente e inquestionável. O profissionalismo deles é exemplar, o que permite que estas intervenções mais complexas corram sempre da melhor forma.
Este foi um daqueles downtimes programados criado para evitar downtimes não programados =) Podemos agora dizer que a redundância do nosso sistema de storage ultrapassa largamente o existente mesmo em sistemas DAS (Direct Attached Storage). Tudo é redundante, desde os HBAs existentes em cada um dos nodos de processamento, aos cabos de fibra que ligam aos dois switches (redundantes entre si), até às controladoras de processamento da SAN (também elas redundantes). Fizemos inclusive testes de desligar circuitos com os sistemas online, e desligar mesmo um dos nodos de processamento (SP) da SAN e nem um único segundo de interrupção =) Agora é hora de arrancar o novo nodo de processamento para expandir um pouco mais a nossa cloud.