← Conversa Geral

O VERDADEIRO Offtopic 4

Lida 1380720 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O mal é que há muita gente com carta que não sabe o código. E isso vê se pelas rotundas, poucas pessoas dão a esquerda à placa, ou lá como se diz, a rotunda faz-se pela direita e há muitos finos que vão pela esquerda e apertam, quando batem e que metem as mãos à cabeça.

O quê? Isso é errado! As rotundas nunca se fazem à direita, excepto se fores sair na primeira saída!

Imagina que a rotunda tem 3 faixas: se sais na 1ª saida, vais na faixa mais à direita, se sais na 2ª saida vais na faixa do meio, se sais na 3ª ou nas próximas saídas vais na faixa da esquerda. Uma saída antes da tua vais chegando para a direita.

Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

x2 para o que o Diogo disse. ;)
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Quantas buzinas já não levei por estar a cumprir isso! lol

Mas pronto, se baterem pagam... ;)
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A rotunda faz-se dando a nossa esquerda à placa/centro da rotunda. Agora a faixa onde devemos ir vai depender de qual saída vamos optar...

Se for logo a primeira saída (a primeira à direita), então vamos na faixa mais exterior. Se formos para as outras, optamos pelas mais interiores e depois antes de lá chegar passamos para a da direita (exterior) para sair.

Quanto ao vídeo, o do carro vermelho não fez nada de mal (a não ser que fosse em excesso de velocidade).

Se não têm carta ou não percebem nada do assunto por favor remetam-se ao silêncio -.-'
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Infelizmente, ou felizmente não sei, li bem o código antes de ir a exame. Assim que comecei a fazer as minhas aulas de condução, o meu SUPOSTO instrutor, embirrava comigo que as rotundas eram SEMPRE pela direita, até que um belo dia eu estava mal disposta, parei o carro assim que sai da rotunda, peguei na minha mochila onde tinha levado o livro de código, e mostrei-lhe uma página onde mostrava a imagem que o Diogo colocou...

Resultado : recusou-se a dar-me mais aulas até eu tirar a carta.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se as rotundas fossem sempre pela faixa mais à direita/exterior, para que servem as do interior/esquerda? lol

No código passei com 0 erradas, na condução quase que a fiz de olhos fechados : )
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

O problema é que as rotundas em Portugal são todas mal feitas. ;) O código de facto funciona lindamente em rotundas com médias/grandes dimensões. Mas quantas rotundas não passamos diariamente com tamanhos ridículos? Com saídas umas em cima das outras? É difícil cumprir com exactidão o que o código diz em determinadas situações. Contudo, de facto a maneira correcta de se circular numa rotunda é como o Diogo demonstrou.

Estou a ter aulas de condução (B e AL) de momento e é assim que o instrutor me tem ensinado.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Onde tenho problemas é como no exemplo do carro a vermelho. Ele tem de ir na faixa da esquerda e não da direita.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Sim, isso é lixado porque apanhas logo com os carros que vem da saída imediatamente antes da que queres seguir, e como sabemos a malta é sempre a abrir. :P É preciso muito cuidado.
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Essa historia das rotundas dá-me uma azia :-x

80% dos condutores NÃO SABE circular numa rotunda com duas faixas, é direita e mais nada, e o pior é que acham que é assim fdx!!!! Não sei com se ensina agora, mas quando eu tirei a carta, já lá vão 14 anos, ensinava-se perfeitamente como se deve circular numa rotunda com duas faixas!!! Porque se tem DUAS faixas, a faixa de dentro não está lá só para ser bonita!!!
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Essa historia das rotundas dá-me uma azia :-x

80% dos condutores NÃO SABE circular numa rotunda com duas faixas, é direita e mais nada, e o pior é que acham que é assim fdx!!!! Não sei com se ensina agora, mas quando eu tirei a carta, já lá vão 14 anos, ensinava-se perfeitamente como se deve circular numa rotunda com duas faixas!!! Porque se tem DUAS faixas, a faixa de dentro não está lá só para ser bonita!!!

Belas apitadelas que já dei por isto... Em que cereais sai esta carta?
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Isso é tudo teoria, porque na pratica tas lixado ao fazer isso, se fores por dentro vai haver sempre alguém que vai ir ao teu lado por fora e quando chegar a tua vês de sair lá está ele a... lol
Offline

Ivo Pereira 
Membro
Mensagens 661 Gostos 1
Feedback +7

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Isso é tudo teoria, porque na pratica tas lixado ao fazer isso, se fores por dentro vai haver sempre alguém que vai ir ao teu lado por fora e quando chegar a tua vês de sair lá está ele a... lol
Isso mesmo, e se aguardas que supostamente ele saía, ou que os infractores todos da direita te deixem passar, podes aguardar não sentado mas parado, e de seguida levas logo buzinadela dos que estão atrás de ti lol.
Offline

dblue_one 
Membro
Mensagens 263 Gostos 0
Feedback +2

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Belas apitadelas que já dei por isto... Em que cereais sai esta carta?

Pior isto o quê? por cumprir o código?? Ainda tu andavas de fraldas já eu conduzia, por isso nem sequer venhas com piadas que não fazem sentido!!
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Não me expliquei bem em relação às rotundas mas pronto.
Para quem quiser saber como se circula nas rotundas:

http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/EnsinoConducao/ManuaisEnsinoConducao/Documents/Fichas/FT_CirculacaoemRotundas.pdf