← Desenvolvimento

Dúvidas sobre fórum phpBB

Lida 5904 vezes

Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas,

Instalei um fórum phpBB no meu site, mas estou com umas dúvidas. Quem tiver um fórum desses talvez me possa ajudar. Estou com o tema Prosilver.

Onde coloco os códigos dos anúncios Google?

Onde altero as imagens do fórum, como o Logo por exemplo?

Onde altero botões?

Obrigado
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

O logo, tens de ir ao directório do template e substituir o ficheiro header.jpg quase de certeza se não for é logo.jpg
Imagens do fórum e botões vais na mesma ao directório do template e vês as imagens que queres substituir e metes o mesmo nome nas novas e envia spara o servidor.

Publicidade acho melhor arranjares uma plugin para isso.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

O logo, tens de ir ao directório do template e substituir o ficheiro header.jpg quase de certeza se não for é logo.jpg
Imagens do fórum e botões vais na mesma ao directório do template e vês as imagens que queres substituir e metes o mesmo nome nas novas e envia spara o servidor.

Publicidade acho melhor arranjares uma plugin para isso.

Onde fica o directório. Como faço isso?

O que é um plugin?
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Para ficarem com uma ideia podem ver o fórum em http://www.fisica2100.com/forum/index.php

Não só as imagens, mas as cores também queria mudar...
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Onde fica o directório. Como faço isso?

O que é um plugin?

No cpanel, gerenciador de arquivos, tens lá a pasta fórum, nessa pasta procuras os ficheiros do template, que deve estar  noutra pasta chamada themes.

Uma plugin é tipo uma aplicação para o phpbb.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

No cpanel, gerenciador de arquivos, tens lá a pasta fórum, nessa pasta procuras os ficheiros do template, que deve estar  noutra pasta chamada themes.

Onde fica o gerenciador de arquivos?

Como faço essa aplicação de plugin? 

Desculpem, mas sou um analbafeto da programação web!  #-o
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Onde fica o gerenciador de arquivos?

Como faço essa aplicação de plugin? 

Desculpem, mas sou um analbafeto da programação web!  #-o


Vais ao cpanel, na categoria Arquivos, Tens gerenciador de arquivos, entras e tens lá a pastas todas.
Conselho: Se estás assim tão mal acho que devias pedir ajudar a um amigo ou alguém que confies para te ajudar e dar umas dicas, porque isto é fácil, só precisas mesmo de um empurrão inicial.

Sinceramente para phpbb não sei como fazer isso, sempre usei smf.

Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Amanhã vou fazer isso.

E quanto à publicidade. Como faço?

Obrigado
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Carlos dado que não pareces ter muita experiência acho sinceramente que começaste pelo software errado, o SMF em vez do phpBB seria mais fácil para ti. É uma opinião passível de ser contra-argumentada até porque a minha experiência em phpbb está perto do zero.
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Carlos dado que não pareces ter muita experiência acho sinceramente que começaste pelo software errado, o SMF em vez do phpBB seria mais fácil para ti. É uma opinião passível de ser contra-argumentada até porque a minha experiência em phpbb está perto do zero.

Tinha essa opção, mas coloquei o phpBB em vez do SMF.  :superlol:

Agora não posso voltar atrás. Só para a frente...

Com o tempo vou lá!  :)

Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Com o tempo vou lá!  :)

Claro e estamos aqui para ajudar.

Olha mesmo não tendo experiência no phpBB vou-te tentar dar umas noções básicas que são aplicáveis a qualquer site.

Tu tens no PC uma pasta e no seu interior uma foto chamada fotoX, que é a preto e branco. Mas tu tens essa fotoX a cores e gostas mais dela. O que fazes? Pegas na colorida e substituis a que está a preto e branco dentro da pasta. Como tem nomes iguais, ficaste apenas com a colorida, a que tu querias.

Em que é que isto se aplica na web?

As imagens que tu tens no site também estão em pastas! A única diferença é que essas pastas não estão no teu computador mas sim no servidor do alojamento que adquiriste. Ou seja, tens primeiro de aceder ao servidor para ter acesso ás pastas e modificar os ficheiros dentro delas de acordo com o que pretendes.

Para acederes às pastas eu aconselho via FTP. Procura no Google um programa de FTP, é simples, metes o endereço, o username e a password ftp (que te é fornecida pelo alojamento), e acedes ás pastas, envias novos ficheiros, substituis, etc. Se não estiveres bem a ver como é isso, recorre novamente ao Google, pesquisa FTP porque terás milhares de guias práticos, onde vais ver que é super simples.

Agora vamos a um exemplo prático:
Tu queres mudar o logótipo do teu Fórum.

1º - em que pasta está essa imagem?
Vais ao Fórum, e em cima do Logo clicas com o botão direito do rato e em seguida propriedades. Ficas a saber que a imagem se encontra no directório /forum/styles/prosilver/imageset/site_logo.gif, é uma imagem .GIF e tem as dimensões 139px × 52px

2º - o mais básico, substituir directamente esta imagem
Crias no teu PC uma imagem ao teu gosto, .GIF com as dimensões 139px × 52px, e dás-lhe o nome site_logo.gif. Por fim, acedes por FTP ao tal directório (pasta forum, depois pasta styles, etc até abrires a pasta imageset, e envias a imagem que tu criaste para dentro dessa pasta. Como tem nomes iguais, ele pergunta se queres substituir a antiga pela nova. Assinalas que sim e tá feito :grin:

Mais para a frente irás aprender a colocar imagens que não existam antes, ou a posiciona-las de forma diferente, ou com dimensões diferentes, etc. Mas começa pelo principio não tenhas pressa...

(que raio de testamento.... :lol:)
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Já percebi como alterar imagens. Em Templates/componentes do estilo/conjunto de imagens.

Alterei o Logo para uma imagem em branco. Mas só posso trabalhar com as imagens que lá estão.
Por isso tenho que enviar para lá imagens como disseste.

Outras coisas:

Não consigo colocar as estatisticas visiveis. Aparecem no indice, mas não se pode clicar. Como as ponho vísiveis para todos?

Como coloco o título do fórum no centro, em vez de estar à esquerda?
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Sabem como eu posso importar um template para o fórum? Desse modo talvez fosse mais fácil. Talvez desse para alterar as imagens diretamente no painel de administração?
Offline

Carlos Costa 
Membro
Mensagens 1464 Gostos 10
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Publicidade acho melhor arranjares uma plugin para isso.

Que tipo de plugin sugerem para instalar os códigos google adsense ou outros?
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Dica: clica em editar no teu post para acrescentar informação/perguntas/etc assim não é necessário fazer vários posts seguidos ;)

Quanto ás tuas dúvidas, prefiro que alguém com mais experiência em phpbb te ajude. Força nisso!