← Projectos

Esclarecido.com - Queremos que todas as suas perguntas nunca fiquem sem resposta

Lida 8351 vezes

Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Bom dia a todos,

Faz imenso tempo que não apresento aqui um projecto no mais tráfego, como tal, aqui fica um dos meus mais recentes projectos para Portugal.





O que é o Esclarecido.com?

O esclarecido.com é um site de perguntas e respostas onde pode questionar e/ou responder sobre qualquer assunto ou tema.

Que tipo de pergunta eu posso fazer?

Qualquer género de pegunta, é claro! Desde que sua pergunta seja:

    * detalhada e específica
    * escrita de maneira clara e simples
    * útil para pelo menos uma outra pessoa

Que tipo de pergunta eu não devo fazer?

* O Esclarecido.com não é um fórum. Evite perguntas que sejam subjectivas, argumentativas ou que necessitem de muita discussão. Queremos perguntas que tenham resposta. Existem muitos espaços de discussões triviais na internet, mas o Esclarecido.com não é um deles.

* O Esclarecido.com não é um repositório de soluções de exercícios. O objectivo é tirar dúvidas, não acumular resoluções. Quando você está "bloqueado" com um problema, vem ao Esclarecido.com e diz "Estou a resolver X, tentei isto e aquilo, estou bloqueado neste lugar. O que eu estou a fazer errado? O que mais eu posso usar? Alguém tem uma referência?" As pessoas tendem a ajudar mais quem mostra esforço.

* O Esclarecido.com não é para perguntas sobre o próprio Esclarecido.com. As pessoas não vêm aqui para aprender sobre as idiossincrasias do site; elas vêm para tirar dúvidas sobre outras questões. Torna-se mais fácil encontrar as coisas quando o site não está cheio de metadiscussões. Se você tem uma pergunta sobre o próprios Esclarecido.com, quer reportar um problema ou sugerir alguma melhoria, utilize o formulário de contacto.

Quem detém os direitos sobre o conteúdo gerado no Esclarecido.com?

Todo o conteúdo gerado por utilizadores do Esclarecido.com é de copyright de cada contribuinte individual e licenciado sob a licença Creative Commons de Atribuição-Compartilhamento pela mesma licença, que é a mesma que a Wikipédia usa. Quando alguém faz uma pergunta, implicitamente cede o conteúdo da pergunta sob essa licença, e toda vez que alguém adiciona a esse trabalho, respondendo ou editando, está criando um trabalho derivado que também deve ser licenciado sob a mesma licença. É por isso que dizemos que todo o conteúdo gerado neste site pertence à comunidade


Eu tenho que fazer login ou criar uma conta?

Não. Você pode fazer e responder perguntas o quanto quiser como um utilizador anónimo, tal e qual como na Wikipédia. Porém, existem algumas coisas que você não pode fazer sem se registar, o que é muito fácil, se você quiser.

Não pode por exemplo votar, atribuir ou ganhar reputação.

Reputação? O que é isso?!

O uso normal do Esclarecido.com - isto é, criar perguntas e respostas - não requer nenhuma reputação, mas...

O Esclarecido.com é seu! Se você quiser nos ajudar a melhorar o site, você precisará de reputação. A reputação nunca é dada, ela é conquistada quando você convence outros utilizadores que sabe do que está a falar.

Funciona assim: se você criar uma pergunta ou resposta de qualidade, outros utilizadores do site votarão positivamente na mesma e você ganha pontos de reputação. Se você publicar algo fora do tópico ou incorreto, ganhará votos negativos e perde pontos. Você tem um limite nos pontos de reputação que pode ganhar por dia. (Note que perguntas que sejam apagadas retiram pontos á sua reputação.)

A partir de certos pontos (ainda a definir nesta fase beta) os utilizadores são automáticamente promovidos a editores ou mesmo a moderadores. Se perderem pontos (ao colocarem respostas erradas ou fora de contexto) serão automáticamente despromovidos.

Quantos mais pontos tiver maiores serão os seus poderes (e responsabilidades) dentro do Esclarecido.com

No nível mais alto deste espectro, existe muito pouca diferença entre utilizadores com muita reputação e os moderadores. Isto é completamente intencional. Não somos nós que administramos o Esclarecido.com. É a comunidade!


Sou Webmaster, faz sentido participar no Esclarecido?

Faz todo o sentido, senão vejamos, quando responde a uma questão no Esclarecido.com está a mostrar conhecimento no assunto de que está a falar, no Esclarecido permitimos que os utilizadores registados coloquem um link para o seu blog/site, Quanto maior for a sua reputação mais credibilidade tem para todos os visitantes, o que é muito útil.

Quando um visitante vai visitar o seu site ou blog vindo do Esclarecido.com irá olhar com maior confiança  para o seu conteúdo, logo se você costuma vender um produto seu ou de terceiros (afiliados) com toda a certeza o visitante confiará mais em si, logo é mais fácil conseguir a sua lead ou venda. 

Como eu posso ajudar?

A melhor forma de ajudar o Esclarecido.com é usando-o. Faça boas perguntas. Dê boas respostas. Vote positivo nas boas perguntas/respostas e negativo nas más ou fora de contexto. Conforme você for ganhando mais reputação, você poderá ajudar de outras formas, editando respostas para torná-las mais claras e votando para fechar questões impróprias, por exemplo.
Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Gostei da estrutura, do design e do objectivo, só não gostei muito do logótipo, penso que se for bem publicitado, pode vir ser uma boa fonte de informação.

Boa sorte!

P.S. usas-te que script para o site? podes dizer?
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Olá Roberto,

Desde já fico agradecido pela opinião,

Em relação ás tuas questões, o meu forte nunca foi a componente gráfica, por isso é natural que o logotipo não esteja uma obra prima, mas um dos objectivos é depois lançar um passatempo para o logotipo do site numa fase posterior.

Em relação ao script/software não tenho por hábito revelar o que utilizo, até que quando utilizo algo é altamente customizado (alterado/modificado). Muitas vezes coisas imperceptíveis para o visitante comum, mas muito trabalho a nível de optimização de funcionamento e backoffice.

O site foi pensado para ser o mais rápido possível a carregar tendo obtido valores entre os 96 e os 98 no Google page speed e 98 no yslow.

Ou seja, o site demora menos de 1 segundo a carregar em qualquer browser.

Optei tambem por não colocar publicidade no site como já devem ter reparado, ainda não sei muito bem como vou rentabilizar o projecto, mas vou seguir o exemplo do twitter e de outros sites, ou  seja, vejo como rentabilizar depois.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Muito bom projecto por acaso. Não se se vai dar alguma coisa, mas esperemos. ;)

Quanto ao script, com o wordpress faz-se facilmente. Mas não me parece que seja o que usas ;)

Boa sorte! :)
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Obrigado Orion,

O wordpress não é de todo adequado por uma simples razão, a nivel de pesquisa é uma nódoa (infelizmente), enquanto o site não tem muitas questões e repostas até serve para o "básico", mas depois é veres a tua base de dados se arrastar completamente.

Outra razão é a nível de autenticação de utilizadores anónimos, o wordpress por defeito não faz isso, no Esclarecido.com se colocares uma questão como anónimo equanto mantiveres o ip, os cookies (e outros factores que não vou mencionar para prevenir o spam), ele sabe sempre que aquela pergunta ou resposta é tua, isto mesmo sem estares registado.
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Repara como me aparece algum texto:


(sim, tenho a fonte no sistema)

Já agora, acho que aquele bloco que diz "0 respostas" ou "1 resposta!, etc... devia ser clicável, por acaso foi onde cliquei logo que li a pergunta.

De resto parece estar muito bem feito, o layout está muito bom, o logo podia estar melhor de facto, mas nada de gritante.
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Um projecto com potencialidades!

Na barra lateral esquerda ao clicar em "Veja as questões sem resposta." obtém-se uma "Página não encontrada"... o link da página tem letras trocadas.
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas,

O Malwarebytes bloqueou o acesso ao site, provavelmente é um falso positivo devido a no mesmo IP poder haver sites maliciosos. Vou reportar no forum deles para verem o que dizem. Fica só o aviso.

Saudações
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

@Ricardo75

Obrigado pelas sugestões.

@JoseOliveira

Obrigado pelo "bug report",

Corrigi o link que estava mal.
Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Boas,

O Malwarebytes bloqueou o acesso ao site, provavelmente é um falso positivo devido a no mesmo IP poder haver sites maliciosos. Vou reportar no forum deles para verem o que dizem. Fica só o aviso.

Saudações

Obrigado Santo,

Vou ver o que se passa tambem, esse ip é "meu" já faz mais de 1 ano, vou pesquiasr pelo assunto.

Mais uma vez obrigado pelo alerta.
Offline

Nuno Freitas 
Membro
Mensagens 1040 Gostos 4
Feedback +3

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu quando li o título deste tópico pensava que era mais um projecto que não interessava nada para a Web Portuguesa, mas afinal enganei-me e ainda bem!  :grin:

Os parabéns ao responsável por este projecto o "bonsempregos"!  :cool:

Agora é continuar a trabalhar e divulgar o portal, que certamente terás resultados a todos os níveis!
Já tens um visitante assíduo, já tenho o link guardo nos meus favoritos!!  :)

Offline

bonsempregos 
Membro
Mensagens 2008 Gostos 7
Feedback +3

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu quando li o título deste tópico pensava que era mais um projecto que não interessava nada para a Web Portuguesa, mas afinal enganei-me e ainda bem!  :grin:

Os parabéns ao responsável por este projecto o "bonsempregos"!  :cool:

Agora é continuar a trabalhar e divulgar o portal, que certamente terás resultados a todos os níveis!
Já tens um visitante assíduo, já tenho o link guardo nos meus favoritos!!  :)



Muito obrigado pelos teus comentários 90fm.

@santo:

De certeza é um falso positivo.

Estão aqui alguns reports de como o site é seguríssimo:

http://www.google.com/safebrowsing/diagnostic?site=esclarecido.com
http://www.UnmaskParasites.com/security-report/?page=esclarecido.com

Já agora se souberem de mais ferramenta género estas duas que acabei de colocar agradeço que me digam.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

excelente projecto, desejo-te muito sucesso com ele

mas no design há algumas coisas que podias mudar "post-bg.png" não coloques essa imagem, coloca antes uma cor (clara) de fundo nos posts, cor única sem gradiente.. essa cena atrofia-me muito os olhos :)


quanto ao texto aparece-me igual ao Ricardo75, um bocado confuso que fica

 :grin:
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Parabéns pelo projecto e boa sorte! :)
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

De nada. De qualquer modo é fácil descobrir de onde vem o script, uma vez que é open source e conhecido.

Quanto ao site, está muito bom, com um css bastante limpo e rápido a carregar. Instalas-te cache ou apenas a optimização standard aconselhada?

Agora só falta um logotipo mais interessante (opinião pessoal). Talvez o login obrigatório não seja má ideia.

Saudações