← Hosting

Projecto PAP – Simulação de uma Empresa de Alojamento Web [Ajuda]

Lida 16340 vezes

Offline

HilarYo 
Membro
Mensagens 188 Gostos 2
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boas, estou no ultimo ano do curso de T.G.E.I.  (Técnico e Gestão de Equipamentos Informáticos) e temos que apresentar uma PAP (Prova de Aptidão Profissional).
Para PAP estava a pensar em Simular uma empresa de Alojamento de Paginas Web, alguém me pode "fornecer" documentação, links etc?

Obrigado
Offline

Bruno Mota 
Membro
Mensagens 1733 Gostos 3
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

www.howtoforge.com tem ai um pouco de tudo (Mundo Linux)
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Olha, essa é a minha PAP :-P
Se precisares de alguma coisa, envia PM

---//---

O que queres fazer, idealizar um servidor e apresentar, queres mesmo chegar à parte prática?
Servidor dedicado, um vps?
Custos, quanto podes gastar? Software pago ou free?
Sistema operativo?
etc etc etc
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Na Zwame têm uma secção para as PAP que tem a opinião de muitos estudantes, quer aqueles que começam, quer aqueles que já acabaram. Acho que não perdes nada em dar lá uma olhadela.

Eu, pessoalmente, gostei imenso de algumas ideias que lá estão apresentadas (por vezes difíceis, mas bastante produtivas e atraentes).
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Offline

AcidDagger 
Membro
Mensagens 133 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

É sem dúvida um excelente tema para se trabalhar
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Sinceramente não vejo o que existe realmente de tão interessante e "valioso" neste tipo de projectos.. a menos claro que criem diverso software.. área de clientes por exemplo
Offline

HilarYo 
Membro
Mensagens 188 Gostos 2
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Olha, essa é a minha PAP :-P
Se precisares de alguma coisa, envia PM

---//---

O que queres fazer, idealizar um servidor e apresentar, queres mesmo chegar à parte prática?
Servidor dedicado, um vps?
Custos, quanto podes gastar? Software pago ou free?
Sistema operativo?
etc etc etc

Bem a minha ideia em primeiro lugar era Fazer uma "Planificação" de Rede interna, ou seja Ter vários "Servidores" Ligados ao Firewall. Por exemplo.
Quanto ao software, pretendo usar Free, quanto ao equipamento ainda não sei.

Ou seja se calhar fou fazer uma simulação com o PacketTracer e tall para começar.

Os objectivos é criar diversas "Fusões" como o alojamento de Paginas Web em servidores "Linux" Partilhado...

Obrigado pela a ajuda!
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Bem a minha ideia em primeiro lugar era Fazer uma "Planificação" de Rede interna, ou seja Ter vários "Servidores" Ligados ao Firewall. Por exemplo.
Quanto ao software, pretendo usar Free, quanto ao equipamento ainda não sei.

Ou seja se calhar fou fazer uma simulação com o PacketTracer e tall para começar.

Os objectivos é criar diversas "Fusões" como o alojamento de Paginas Web em servidores "Linux" Partilhado...

Obrigado pela a ajuda!
Desculpa que te diga mas... não estas a confundir tudo um bocadinho..? Eu que trabalho neste ramo a mais de 4 anos fiquei confuso com o que disseste..
Offline

HilarYo 
Membro
Mensagens 188 Gostos 2
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Desculpa que te diga mas... não estas a confundir tudo um bocadinho..? Eu que trabalho neste ramo a mais de 4 anos fiquei confuso com o que disseste..
Não!
Foi Mas Foi uma Coisa escrita á pressa...
O objectivo e Criar um Cenário (Hardware) Controlado Por Software com o Objectivo de Alojamento de Páginas WEB...
Mais Claro?
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Não!
Foi Mas Foi uma Coisa escrita á pressa...
O objectivo e Criar um Cenário (Hardware) Controlado Por Software com o Objectivo de Alojamento de Páginas WEB...
Mais Claro?

Deste mais a entender que querias fazer a rede interna de uma empresa, mas o teu objectivo era criar uma empresa (fictícia), criar tipo uma sede, estruturar a rede e também querias configurar um servidor para alojamento..
É isso?
Offline

HilarYo 
Membro
Mensagens 188 Gostos 2
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Deste mais a entender que querias fazer a rede interna de uma empresa, mas o teu objectivo era criar uma empresa (fictícia), criar tipo uma sede, estruturar a rede e também querias configurar um servidor para alojamento..
É isso?
Certo, isso mesmo
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

É assim em Ourém... recebias mais pontos pela criação da empresa, orçamentação, estrutura (packet tracer + google sketchup, por exemplo) e um site de apresentação + cd interactivo com o relatório simplificado.

Quando ao alojamento web, era mais um addon ao teu projecto, mas pelo menos a mim disseram me, "queres que te seja valorizado a instalação de um cpanel?!" (foi um bitaite mandado por um stor)

;-) Good luck
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Não!
Foi Mas Foi uma Coisa escrita á pressa...
O objectivo e Criar um Cenário (Hardware) Controlado Por Software com o Objectivo de Alojamento de Páginas WEB...
Mais Claro?
Foste mas que dificuldade tem isso?
Vais por exemplo ao site da HP e escolhes um servidor, explicas a instalação do centOS e 3 comandos depois tens o cPanel instalado e pronto a alojar paginas...
Offline

Henrique Mouta 
Equipa
Mensagens 1189 Gostos 3
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Sim, realmente creio que a ideia do joni parece-me mais interessante.
A facilidade de criação de um sistema de alojamentos é relativamente simples. Por isso é que também vemos por ai muitas das chamadas "pseudo-empresas" de alojamento.

Abraço e boa sorte ;)