← Conversa Geral

Upgrade para SSD

Lida 2854 vezes

Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Viva, estou a pensar fazer o upgrade do meu disco para um ssd e preciso de opiniões...

De momento tenho este disco: http://www.mynordicbroker.com/st9500420as.html

Mas como é mecânico e transporto muitas vezes o pc debaixo do braço acho melhor mudar antes que se estrague..

De uma pesquisa rápida encontrei o seguinte:
- http://www.pcdiga.com/2/9018/Disco-SSD-Crucial-2-5-V4-256GB-CT256V4SSD2
- http://www.pcdiga.com/2/7939/Disco-SSD-Intel-330-180GB-SATA-6Gb-s-2-5-SSDSC2CT180A3K5

Estou mais inclinado para o da intel.

Qual acham que devo escolher entre os dois ssd, ou outro que achem melhor?

Falta dizer que é para um macbook pro de 15".

Obrigado
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

De que ano é o teu Macbook (vê se é SATA2 ou 3)?

Mas independentemente disso, irás ver melhorias significativas. Eu iria para o Intel, mas o Crucial tb é bom. Se fores para Samsung, escolhe o 830 ou o 840 Pro (sem Pro não).

Nota: Tenho um Samsung 830 e até agora 5*. :)
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Tenho esse da Crucial (com 512GB) num macbook pro (2011) e até agora não tenho razão de queixas. É uma marca boa... também tenho ram deles e também é 5 estrelas.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu quando comprei o 830 estive quase a ir para o M4.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu estava mais inclinado para o intel, mas o meu é SATAII portanto a velocidade máxima é 3GB, neste momento esta a 1.5GB mas ao passar para ssd vai para os 3GB.

Mas a velocidade de leitura em sataII pode ir ate aos 288mb e no m4 é 230mb..

Só que no v4 são mais 80gb que no intel..

Tenho esse da Crucial (com 512GB) num macbook pro (2011) e até agora não tenho razão de queixas. É uma marca boa... também tenho ram deles e também é 5 estrelas.

notaste muita diferença? o teu anterior hd era 5200rpm ou 7200rpm?
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

notaste muita diferença? o teu anterior hd era 5200rpm ou 7200rpm?

Notei mesmo muita diferença, principalmente a ligar o computador e a abrir programas.

Mal o computador liga, posso começar logo a usar sem aqueles breaks. O photoshop por exemplo, abre agora em 2 segundos. Muito melhor do que antes :)

Antes tinha o de 7200rpm que veio com o computador.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu tinha um de 5400RPM no portátil. Era lento!!! (1 min e tal para ligar) Agora, liga-me em ~20segs +/- e como o Celso diz, os programas abrem a velocidade da luz.
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Obrigado a ambos, já estive a ver uns vídeos no youtube e parece que se nota bastante a diferença, vou tratar de encomendar.

Aproveito e mando vir já a ram para passar dos 4gb para os 8gb.

Já em relação ao disco, fizeram a mudança em casa ou foram a uma loja? Se a fizeram em casa como fizeram? Refiro-me a passar os dados de um disco para o outro (passar SO,...).
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Mudei no fim de semana passado para SSD e também e notei uma diferença muito grande mesmo! Eu Acabei por comprar um da OCZ. OCZ Agility 3.

Até dá gosto quando preciso de reiniciar o pc. Ou queando o ligo e os programas já estão todos abertos, nao preciso esperar que abra tudo. E quando abro o Firefox então... ui ui... Dá gosto! :D

São caros, mas vale mesmo a pena.
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Já em relação ao disco, fizeram a mudança em casa ou foram a uma loja? Se a fizeram em casa como fizeram? Refiro-me a passar os dados de um disco para o outro (passar SO,...).

Eu quando encomendei o disco encomendei também este "kit": http://www.crucial.com/store/partspecs.aspx?IMODULE=CTLAPINSTALL

Só tens que ligar o cabo ao computador através de uma porta USB, ligar o cabo no novo disco e instalar um programa para fazer a transferência.

Se não tiveres o kit, podes instalar tudo novamente e ficas com uma instalação limpa... o problema é que perdes umas boas horas para meter tudo como estava antes.
Offline

Eduardo Santos 
Equipa
Mensagens 1097 Gostos 1
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@betanalista, no teu caso como é um Mac, não sei. Eu fiz em casa, passei tudo de importante para um disco externo, e fiz uma instalação nova no SSD. Instalei também o Samsung SSD Magician que me ajudou a optimizar o Windows 7 para o SSD.
Offline

kaydara 
Membro
Mensagens 616 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

backup para timemachine, tiras disco, metes disco e recuperas o backup do timemachine

Quanto ao processo mecânico de o meter/tirar podes ver vários no youtube.

Lembra-te é de meter os suportes no novo disco, ou seja ele não pode ficar solto!