← Conversa Geral

Uma "idade ideal" para isto. Existe?

Lida 15642 vezes

Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já que estamos numa de "botar faladura", posso adiantar que, se bem que no meu tempo (tou a ficar velho para estas coisas) com pouco mais de 18 anos já geria 1 BBS (The Mail House BBS) com duas linhas telefonicas e a trazer newsgroups dos states (ainda a palavra webdesign nem tinha nascido).

Com menos anos ainda, dedicava-me a ganhar dinheiro com os jogos do Spectrum primeiro e Amiga depois.

Adicionalmente não tirei nenhum curso para trabalhar nesta área...

Assim, na minha opinião, não existe idade para criar/fazer/ganhar nada. Apenas tem de existir a preocupação de no caso de menores e para contratos, de ter a assinatura dos pais.

Portanto, que venha a concorrência e que venham os mais novos, mesmo que pensem que criar algo é fácil e demora minutos. Criticar para quê? O mercado se encarregará de escolher quem fica e quem se vai. E os clientes vão aprendendo a confiar no que pode ser confiado.

Deixem-se de tentar estabelecer idades para começar o que quer que seja. O TALENTO não tem idade, genero ou localização geográfica.

Saudações
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Existe a idade física (a do BI/CC) e a idade mental... existem putos com grande cabeça (acho que sou um deles) e existem adultos que enfim nem merecem comentários, mas sim é diferente comprar algo a alguém com 14 anos e alguém com 20 anos, isso é óbvio mas a sociedade é difícil de se mudar...

PS: É bom ser reconhecido pelo meu trabalho, thanks :)
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Modéstia à parte asturmas, modéstia à parte! LOL ;)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Cheira-me é que vocês têm cada vez mais medo dos mais novos... muitas vezes porque os mais novos chegam a ter mais talento que um gajo formado com 5 anos de experiência. Conheços mts casos assim, posso até dar-vos um exemplo vivo de um bom webdesigner melhor que muitos formados que começou aos 13 anos, embora sem maturidade nenhuma... aquele rapaz, o mix93, da ilha ao lado, tem um grande talento para a coisa. É melhor que muitos formados! ;)
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Cheira-me é que vocês têm cada vez mais medo dos mais novos... muitas vezes porque os mais novos chegam a ter mais talento que um gajo formado com 5 anos de experiência. Conheços mts casos assim, posso até dar-vos um exemplo vivo de um bom webdesigner melhor que muitos formados que começou aos 13 anos, embora sem maturidade nenhuma... aquele rapaz, o mix93, da ilha ao lado, tem um grande talento para a coisa. É melhor que muitos formados! ;)

O problema do mix não estava na falta de talento, estava na falta de humildade, seriedade e maturidade. lol
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

O problema do mix não estava na falta de talento, estava na falta de humildade, seriedade e maturidade. lol
Ai esta, pode ser criança, é normal para a idade dele. Mas tem talento! Quando chegar aos 18, já vai ter uma excelente mentalidade e talento! ;)

(PS: Não o conheço...)
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O problema do mix não estava na falta de talento, estava na falta de humildade, seriedade e maturidade. lol

Por isso é que eu disse "embora sem maturidade nenhuma...".

Abraço

PS: Orion, aos 18 não sei se tem, mas aos 17 continuava sem maturidade nenhuma :lol:
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Por isso é que eu disse "embora sem maturidade nenhuma...".

Abraço

PS: Orion, aos 18 não sei se tem, mas aos 17 continuava sem maturidade nenhuma :lol:
Ah, já tem mais de 17 anos... Então não sei de nada... xD
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Modéstia à parte asturmas, modéstia à parte! LOL ;)

lol este asturmas é só rir. parece que não tem noção do que diz.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Talento apenas sem mais nada na cabeça de nada serve..
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Comecei com 16, agora com 20 não me vejo a largar este mundo tão cedo.

Uma criança de 13/14 pode ter queda pelo photoshop e saber fazer banners "cool", mas obviamente que está limitado à falta de conhecimento...
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Comecei com 16, agora com 20 não me vejo a largar este mundo tão cedo.

Uma criança de 13/14 pode ter queda pelo photoshop e saber fazer banners "cool", mas obviamente que está limitado à falta de conhecimento...
Limitado? A essa idade torna-se muito mais fácil de aprender, e ainda para mais tem-se muita mais imaginação!
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Limitado? A essa idade torna-se muito mais fácil de aprender, e ainda para mais tem-se muita mais imaginação!

Com essa idade eu queria era andar a curtir com os amigos, divertir-me e perder a virgindade, qual pensar em desenvolver sites! Cambada de geeks pá!  :superlol:
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Desde ontem que sigo atentamente este tópico e ainda não tinha deixado aqui a minha modesta opinião..
Bem muitos "apontam" o dedo por ser mulher (rapariga vá, já que considero me uma criança :P), mas muitos acham que eu tenho menos idade do que realmente tenho, isto porque tento levar a vida o mais divertida possível..

No entanto já ando por estas coisas a alguns anos, e realmente comecei a vários anos a "trabalhar" com o meu primo nesta área.. E cheguei a fazer muitas coisas de enorme responsabilidade, e ele sempre confiou em mim..

Além da idade do BI é extretamente necessário haver maturidade, humildade e acima de tudo respeito pelos outros.
Infelizmente já encontrei muita gente neste mesmo fórum que se auto-intitula "isto e aquilo" e falta lhe exactamente isso, respeito e humildade!

Não vou apontar nomes, nem muito menos criticar atitudes, pois ia ferir susceptibilidades e não quero isso, afirmo sim que há muita gente com mais de 14/15 anos e que tem menos cabeça e menos respeito que o meu irmão que tem 11 e sabe o que é respeitar as pessoas a sua volta.
Apontar o dedo é muito simples, criticar é ainda mais, agora é preciso olhar-se ao espelho e perceber o seu percurso e ver se já não fizemos os mesmos erros que um dia apontamos aos outros. Será que também nos apontaram o dedo? Será que nos respeitaram?
Temos duas hipóteses.. Se o fizerem, é preciso pensar se gostamos de nos sentir assim, acredito que não, por isso é a velha máxima "não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti" ... Se não o fizeram, então porque não seguimos o exemplo de algo que foi bom para nós e que nos ajudou numa altura em que era importante para nós?


A questão da idade para trabalhar é muito relativa...
Eu por opção própria comecei a trabalhar em cafés de familiares (e a ganhar o meu "ordenado") aos 14 anos, quando me vi sem um parente e com dificuldades económicas, tive que crescer rapidamente, e desde os 14 que sempre trabalhei no verão e aos fins de semana.
Se pensarmos no trabalho como uma das partes da independência, é o mesmo que pensar na idade certa para sair de casa. Todos têm a sua, não há uma pré-definida. Uns saem aos 30 e passam fome, e não sabem gerir uma casa.. Outros saem aos 19, e nunca precisaram de pedir nada a ninguém e lá se vão safando mês após mês...

Eu na minha opinião deve-se antes de olhar para a idade, olhar para mentalidade/humildade e respeito pelos outros... Se assim for, a questão da idade é apenas um pormenor...


Just my 5 cents ....
Offline

HawK 
Membro
Mensagens 1698 Gostos 0
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Foi por volta de 12 que tive o meu primeiro domínio oferecido pelo Celso Azevedo, e foi ai que comecei.  Talvez muito cedo, agora ando 'parado' tenho muito mais que fazer do que quando era mais novo, tenho escola, estudos, treinos. Falta de tempo... !
Mas acho que tanto se pode começar aos 10 ou aos 20. Quanto mais cedo melhor, mas ha quem aprenda mais depressa!