← Domínios

Novo domínio e alojmento... que passos seguir?

Lida 6204 vezes

Offline

Th3lmuu90 
Membro
Mensagens 125 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Boas,

gostaria que me esclarecessem o seguinte:

Tenho actualmente o meu site alojado no meu ISP, pois é gratuito. Mas o domínio tem um nome estranho. Ora, seguindo o concelho de alguns utilizadores deste fórum, decidi que irei comprar um domínio.

Mas como o faço?

Por exemplo, pretendo comprar o domínio na Godaddy, que custa barato e penso não haver problema com isso pois o site será em português e quero assim que ele esteja visível para vários países onde seja falada língua portuguesa.

Depois de comprar o domínio que faço?

Estive a ver uns sites de hospedagem gratuita com 10Gb de tráfego. Presumo que isso seja MUITO pouco pois é serviço gratuito, mas dará para quantas visitas? E a velocidade será lenta? Será que posso aproveitar o alojamento do meu ISP?

Depois de ter o alojamento comprado... basta adicionar o domínio lá? Pego em todos os ficheiros e faço upload (neste caso gostava de fazer por ftp)?

São muitas perguntas, mas só porque sou novo nisto, e não quero fazer asneira :p

Obrigado desde já.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Assim muito resumidamente:

- Podes comprar o dominio onde desejares
- Quando comprares o alojamento indicas o dominio e depois alteras os DNS do dominio para os indicados pela empresa e depois envias os ficheiros por FTP (por exemplo).

Podes consultar algumas empresas de alojamento em http://forum.maistrafego.pt/index.php?board=97.0 e http://forum.maistrafego.pt/index.php?topic=6318.0
Offline

Th3lmuu90 
Membro
Mensagens 125 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Obrigado. Já tenho algo que ver :P

E quanto ao tráfego? 10Gb dá para muitos visitantes? Não quero chegar ao limite e ter o site offline lol :S

Faz muita diferença comprar a hospedagem do que ter uma gratuita?

Neste caso estou indeciso por esta opção:

http://www.000webhost.com/
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Viva, 10 Gb são mais que suficientes para o teu tráfego!
Offline

David Gonçalves 
Membro
Mensagens 26 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma

se puderes comprar um alojamento pago, é melhor do que um gratuito.

Eu pessoalmente não recomendo esse alojamento gratuito 000webhost.com. À uns anos tentei lá alojar um site e dava muitos erros na base de dados.
Offline

Th3lmuu90 
Membro
Mensagens 125 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Ainda não sei nem irei usar base de dados por enquanto. Nem pretendo usar, pois não será necessário para este tipo de website. Irei usar apenas alguns scripts de jquery, css e html. Sendo assim, é recomendado?

Se caso me decidir ir por esse alojamento gratuito, terei problemas em sair dele, comprar um novo e meter o conteúdo noutro alojamento?

Não tinha referido nada ainda mas pretendo fazer SEO com o meu site. Logo pretendo que o site receba um moderado número de visitantes, não sei muito bem que número nem se irei ter sucesso com o SEO, mas pelas palavras-chave que tenho pesquisado, está em torno de 1000 a 30.000 procuras mensais, mas é tudo falado assim por alto... ficarei contente se receber no mínimo 100 visitantes mensais hehehe
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Boas Tardes,
Ás vezes mais vale pagar meia dúzia de tostões, e adquirires um domínio e alojamento pago, que andar a "inventar" nos serviços gratuitos...

Isto porque não pagas apenas o alojamento em si, mas também acesso a um suporte como deve ser e na tua língua.
Ás vezes os utilizadores esquecem-se que existe muito mais para lá de Espaço e Tráfego... Existe suporte, estabilidade do serviço, qualidade da empresa, etc...

Essas coisas têm sempre o seu custo e normalmente o que se paga é muito pouco em relação ao que se tem de volta...
Falamos normalmente de pagamentos anuais, no entanto o prestador de serviços, dá suporte 24 horas por dia, todos os dias durante a vigência desse alojamento.

Penso que deves reflectir sobre isto que eu escrevi... (aproveito para deixar esta dica para outros interessados que estejam na mesma situação).

Cumprimentos,

Paulo Eduardo
Offline

Th3lmuu90 
Membro
Mensagens 125 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Quanto ao Suporte Lord Paulus Cobris, não tenhas dúvidas pois compreendo perfeitamente o que disseste. Não tenho nada a acrescentar.

Acho então que será melhor optar por comprar alojamento :) Vou experimentar o de 10Gb, e se a coisa correr bem, tento fazer upgrade ou isso, caso seja possível.

Existe diferença entre alojar o site em Portugal ou noutro local? É claro que o tempo de resposta será menor, e o site carregará mais rapidamente certo? Eu pretendo que o meu site seja pt mas outros visitantes tipo pt-br poderão entrar.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Quanto ao Suporte Lord Paulus Cobris, não tenhas dúvidas pois compreendo perfeitamente o que disseste. Não tenho nada a acrescentar.

Acho então que será melhor optar por comprar alojamento :) Vou experimentar o de 10Gb, e se a coisa correr bem, tento fazer upgrade ou isso, caso seja possível.

Existe diferença entre alojar o site em Portugal ou noutro local? É claro que o tempo de resposta será menor, e o site carregará mais rapidamente certo? Eu pretendo que o meu site seja pt mas outros visitantes tipo pt-br poderão entrar.

Existe, influencia o SEO a rapidez do site...

E 000webhost dá para desenrrascar, mas o teu site vai colapsar logo mal tenhas algumas visitas, digo isto porque é um serviço gratuito muito limitado, já testei o serviço e na altura com mais de 10 utilizadores ao mesmo tempo já causava erros no acesso á base de dados.

Como o Lord Paulus Cobris disse e bem, se não queres ter dor de cabeça o melhor é gastares 10€ por ano e comprares um alojamento básico mas com qualidade, no entanto testa o serviço do 000webhost e depois verás.
Offline

Th3lmuu90 
Membro
Mensagens 125 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Irei experimentar quando tiver outro projecto... quanto a este, coloco num pago :)
Offline

Th3lmuu90 
Membro
Mensagens 125 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Além do SO ser diferente, qual a diferença em comprar alojamento num Linux ou Windows? Sei que os Linux são mais estáveis, mas parece-me que os Windows são mais caros em relação ao alojamento... hmm...
Offline

NunoF 
Membro
Mensagens 257 Gostos 6
Feedback +7

Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Linux User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2 Level 1

Além do SO ser diferente, qual a diferença em comprar alojamento num Linux ou Windows? Sei que os Linux são mais estáveis, mas parece-me que os Windows são mais caros em relação ao alojamento... hmm...

Geralmente o mais escolhido é Línux. Windows é para se precisares de tecnologias ASP (Active Server Pages) ou Visual Basic Scripts.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Geralmente o mais escolhido é Línux. Windows é para se precisares de tecnologias ASP (Active Server Pages) ou Visual Basic Scripts.
Exacto, escolhe Linux a menos que necessites de ASP, ASP.NET, MSSQL etc...
Offline

Th3lmuu90 
Membro
Mensagens 125 Gostos 0
Troféus totais: 19
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Comprei domínio no Godaddy... e agora o que faço? Estou mesmo à nora :s
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Comprei domínio no Godaddy... e agora o que faço? Estou mesmo à nora :s

Inseres os nameservers do alojamento no painel de controlo do domínio.