← Negócios Online

Queixa contra mim por difamação!!!

Lida 18374 vezes

Offline

Mc Peralta 
Membro
Mensagens 98 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2

Presumo que eles que queixem do comentário 24: http://www.poupaeganha.com/oculos-a-preco-de-chuva/#comment-14791

Sinceramente, não vejo o que eles podem fazer contra ti, a não ser solicitar em tribunal que tu forneças as informações necessárias, para que eles possam meter o senhor Carlos F em tribunal pro difamação.

A ti não te podem fazer nada, já que quem difamou foi outra pessoa através de comentário, no entanto, se o tribunal quiser, terás é de fornecer as informações necessárias para que o Carlos F seja identificado.

Não sei que mail envias-te, mas eu teria enviado qualquer a dizer que estava disponível a cooperar com as entidades competentes para que o processo de difamação possa ser instaurado, mas que tu não podes responder por outra pessoa, e a não ser ela própria.

Agora vejo outra situação que seria bonito, eu escrevi no livro de reclamações de uma empresa que quero reclamar, e eles ainda me metiam um processo por difamação... :p lol
Se isso for a tribunal, o que deve aocntecer é só obrigarente a fornecer a informação para que eles descubram quem é que fez o comentário, mas a ti nada podem fazer a não ser obrigar-te a apagar o comentário.

PS: após ter relido o teu post, nada indica que a queixa de difamação foi feita a ti. Aliás, o que eles podem ter feito é queixa, e avisaram-te que fizeram para que saibas que poderás ser contactado para isso mesmo, fornecer as informações necessárias para que o processo continue.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Mc Peralta, uma coisa é escrever num livro de reclamações (local indicado para fazer uma reclamação), outra é expor a reclamação num local público, cujo objectivo será provavelmente o de prejudicar veemente a empresa em questão. Julgo que a empresa terá o direito de avançar com um processo por difamação. Simplesmente não me parece que a pessoa visada seja o webmaster desse site. Provavelmente nem o contactaram previamente para tentar explicações, detalhes do utilizador ou até a remoção do post. Isso é que julgo que não será muito correcto.

Agora, parece-me normal que a empresa pretenda proteger a sua marca. Nem sempre o que o cliente diz corresponde à verdade. Para além disso julgo estar patente que se tratam de produtos low-cost... Na maior parte dos casos se pagas menos, obténs menos.
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Já passei por uma situação idêntica, mas num fórum, no meu caso até foi pior porque a empresa até fechou. Fui chamado á PJ para dar os dados do utilizador. Hoje não sei como tá o processo já passou quase 2 anos.
Offline

Tomé Mendes 
Membro
Mensagens 92 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2

Fala-se em PJ e afins....estou a ficar com algum receio pois não imaginava que tal poderia acontecer.

Ainda bem que os meus comentários são todos moderados, mas livres! Eu aprovo, mesmo sendo críticas ao produto/site em causa.

I'm scared... :)
Offline

Luís Casanova 
Membro
Mensagens 565 Gostos 9
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Faz um grupo de "gostos" contra essa empresa no facebook que logo verás a queixa a ser retirada, ainda existe a liberdade de expressão parceiro.
Offline

Tomé Mendes 
Membro
Mensagens 92 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2

Ora...isso é que era...

- Fazer página no Facebook
- Webmasters criarem Post nos seus Sites

Era viral... :D
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Estes casos nunca dão em nada a não ser que exista um acto recorrente numa tentativa deliberada de prejudicar a imagem de uma marca. Ou seja, só seria válido caso o utilizador em questão tivesse postado comentários negativos numa quantidade ABSURDA de websites.

Trata-se de uma ameaça idiota, de uma empresa que claramente não percebe patavina do que se passa no Universo online.

Qualquer empresa tem o direito de proteger a marca quando se encontra perante um caso GRAVE de difamação que não é obviamente o caso.

Já assisti a algumas situações destas. MikekiM não te preocupes, eles que façam o que quiserem a ver no que vai dar hahahahaha.
Offline

Taribo 
Membro
Mensagens 1309 Gostos 12
Feedback +53

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Level 5 Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Mike, não te preocupes a lei protege-te nesse aspecto.

Se eles insistirem ajudamos-te a tornar o assunto viral como no caso da ensitel. Para eles verem o que é bom... ;)

Assim sim!  :-P
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não te preocupes com isso.

Se fores à PJ prestar declarações, explicas-lhes e eles vão te pedir depois se calhar os dados do utilizador. Depois sais fora em principio. No maximo vais ao tribunal como testemunha penso eu.

Nuno, isso ainda nao estava cá, bom espirito de entre ajuda ;)
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Andam a ver muitos filmes, até ao ponto de receberes uma carta registada isso não vale nada, se receberes uma carta registada, aí deves responder e explicar a situação.
Offline

Luís Sardinha 
Membro
Mensagens 291 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter

Olá,

Antes de mais gostaria de relembrar que a liberdade de expressão é um conceito indeterminado, e o seu alcance dependerá sempre da valoração de alguém, sendo por vezes muito ténue o limite entre o a opinião e a ofensa. Quero com isto dizer que o que para mim pode ser entendido como uma manifestação do princípio da liberdade de expressão para o José ou a Maria poderá não o ser.

Não estou a dizer que seja o caso.

A difamação é um ilícito penal, ou seja um crime, prevendo prevendo na sua moldura penal a pena de prisão.

Prevê o número 1 do artigo 180º do Código Penal "Quem imputar a outra pessoa um facto ou formular sobre ela um juízo, ofensivos da sua honra ou consideração, ou reproduzir uma tal imputação ou juízo, é punido com pena de prisão até seis meses ou pena de multa até 240 dias".

A moldura penal poderá eventualmente ser agravado de acordo com o número 1, alínea a) do artigo 183º do mesmo diploma, que caso a ofensa for praticada através de meios ou em circunstâncias que facilitem a sua divulgação, a penas da difamação é elevada de um terço nos seus limites mínimos e máximo.

Relativamente as pessoas colectivas, afere-se no número 1 do artigo 187º do Código Penal que quem, sem ter fundamento para, em boa fé, os reputar verdadeiros, afirmar ou propalar factos inverídicos, capazes de ofender a credibilidade, o prestígio ou a confiança que sejam devidos pessoa colectiva é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 240 dias.

Do número 2 afere-se que o disposto dos artigos 183º e do número 1 do artigo 186º é correspondentemente aplicável.

Muito sucintamente, primeiro a opinião expressa pelo visitante do teu site terá de ser entendida como uma difamação, caso seja entendido como tal importa verificar se existe alguma causa de dispensa de pena, previstas no número 2 e 3 do artigo 186º, por último a moldura penal poderá ser agravada caso se enquadrem os preceitos do artigo 183º. Seguir-se-á o procedimento criminal previsto no artigo 188º.

Vou ao encontro de muitas das opiniões aqui expressas, primeiro a opinião não foi formulada por ti e segundo até receberes uma carta registada, o que tenho duvidas que aconteça - dada a banalidade deste tipo de procedimentos - não passa de um email.

Existe um senão, ao qual não te saberei responder sem um estudo prévio desta matéria, o facto de a opinião (entendida como difamatória pela empresa visada no mesmo) estar alojada num dos teus sites. Assim aconselhava-te a contactar a empresa e a reforçar a ideia que o comentário não foi formulado por ti, mas sim por um visitante do teu site e que como é óbvio não te poderás responsabilizar por comentários de terceiros.

Cumprimentos
Offline

Consultor 
Membro
Mensagens 812 Gostos 10
Feedback +21

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que está a ser feita uma tempestade num copo de água. Isso foi só uma forma de te "assustar" de forma a que retires o comentário... Eles sabem bem que o comentário não foi feito pelo dono do site ..

Offline

Miguel Patrício 
Membro
Mensagens 445 Gostos 9
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Já tenho mais novidades, recebi resposta ao meu email.
A queixa afinal não é contra mim nem contra o meu blog, mas sim contra o comentador.

Informaram-me que irei ser contactado para ceder o endereço de email de quem fez o comentário "difamatório". O que não concordo, uma vez que me comprometo a nunca divulgar os endereços de email de quem lá comenta.


Mike, não te preocupes a lei protege-te nesse aspecto.

Se eles insistirem ajudamos-te a tornar o assunto viral como no caso da ensitel. Para eles verem o que é bom... ;)

Nuno, agradeço imenso o apoio, mas começo a ficar assustado com esta situação... começo a achar que o ideal é eliminar o comentário e pôr um ponto final nesta história... mas ao mesmo tempo sinto que ao agir dessa forma, estou a censurar uma opinião... e isso não me agrada nada.

Já passei por uma situação idêntica, mas num fórum, no meu caso até foi pior porque a empresa até fechou. Fui chamado á PJ para dar os dados do utilizador. Hoje não sei como tá o processo já passou quase 2 anos.

Não quero de forma alguma que este caso tenha esse desfecho "a empresa fechar".

Vou tentar entrar em contacto com o comentador para lhe expor esta situação. Provavelmente ele nem está a par do que se está a passar.

Muito obrigado a todos pelo apoio... sois os maiores!  :+trafego:
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

começo a ficar assustado com esta situação... começo a achar que o ideal é eliminar o comentário e pôr um ponto final nesta história...

Acho que fazes mal, mais ainda quando já sabes que a queixa não é (nem podia ser) contra ti ;)

As pessoas têm o direito de dar a sua opinião seja sobre que empresa for, e seja a opinião boa, má, muito boa ou muito má. Se há dados para abrir um processo por difamação, isso é entre a empresa e o suposto difamador, mais ninguém.
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Dar uma imagem negativa apenas porque esta se tenta proteger? :-?

Ridículo, a meu ver.

Ou estás todo trocado ou não viste bem o comentário que foi e o problema que é!