vamos então um pouco mais ao fundo no javascript:
Até agora vimos como introduzir javascript na nossa página e como imprimir texto, caixas de diálogo, prompts e caixas de confirmação, vejamos agora a estrutra da linguagem
objectos métodos e propriedades.
Sem entrar em grandes eoplicações imaginemos a janela do browser como o objecto (window) que como qualquer objecto, tem propriedades que o definem (uma delas document). Os métodos são funções que actuam sobre os objectos fazendo-o alterar (escolhendo um método para o nosso objecto - write)
portanto objecto.propriedade.método = window.document.write
No entant,o já vimos que document.write chega para imprimir o texto, isto porque o objecto window está subentendido.
vejamos mais dois exemplos:
...
<script languge...
window.status="mensagem que aparecerá na barra de status";
document.bgColor="pink";
...
</script>
...
o primeiro alera a propriedade barra de status do objecto window
o segundo define a cor para rosa da propriedade cor de fundo do objecto window
Isto é só para dar uma ideia de como se estrutura da linguagem a prática depois encarregar-se-á do resto.
variáveis
São de extrema utilidade dado que permitem guardar informação que poderá ser acedida mais tarde
vejamos um exemplo prático utilizando o que já aprendemos até agora:
<script language="javascript" type="text/javascript">
var nomec = prompt("introduza o seu nome completo", "aqui");
document.write("olá " +nomec+ "bem-vindo!")
</script>
portanto a variável é definida por var nome da variável = blá blá
outra novidade que podemos ver é que o texto ou tags html para serem impressos no ecrã têm de estar dentro de aspas "" mas para os elementos da linguagem em si já não é necessário. Para juntar as duas recorre-se ao sinal de mais +