← UI & UX Design

Estou numa pesquisa de compressor de bmp para combater PNG ou ate mesmo JPG

Lida 7864 vezes

Offline

toi001 
Membro
Mensagens 122 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

tenho uma fraca experiência de pixeis mas fiz um compressor de bmp misturando
compressão por mosaico e compressor final de bmp sendo o paq8o ou paq8n
e o resultado e que em certos casos comprime mais que jpg
agora a qualidade e que ainda não sei se vinga!
(nota só comprime melhor que jpg se a compressão do jpg for muito alta tipo 100%)
mas já é metade do tamanho de um png!
em quase todos os casos
agora e também uma versão lossy compression!
na escolha do utilizador final pode sempre escolher versão lossiness (original)

imagem png de 724Kb
 
imagem de bmp que depois de paq8n fica com 135kB
 

Offline

goldenboy 
Membro
Mensagens 20 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

agora a qualidade e que ainda não sei se vinga!

Olhando para as imagens que colocaste, claramente "não vinga".
Offline

toi001 
Membro
Mensagens 122 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

bom vou colocar uma png! e uma comprimida por mim!

Offline

goldenboy 
Membro
Mensagens 20 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Mantenho o que disse acima. Nota-se muito claramente a diferença de qualidade entre as duas imagens. Aquilo que consegues ganhar no tamanho não justifica tão grande diferença de qualidade.
Offline

toi001 
Membro
Mensagens 122 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

bom posso melhorar a qualidade mas aumentando um pouco o tamanho!
vou mostrar!

esta tem 454 Kb tirou 270 Kb ao png



Tenho aqui mais um bom exemplo!
PNG 1316Kb


e esta comprimida com mosaico 3 nivel 9 (parametros do meu simplificador de imagem)
depois de paq8o tem 317Kb
ou seja menos 1 Mega


tenho aqui a versao executavel para png/bmp/jpg/raw/gif de tamanho igual a 1024x768 em RAR
2 ficheiros para a mesma directoria dos ficheiros de imagem
executar o foguete!

http://www.explicacoesgd.com/BMPcompressor.rar

olha a versao 2 um pouco melhor

http://www.explicacoesgd.com/BMPcompressor2.rar




AGORA COM OCOMPRESSOR2



IMAGEM PNG 1203 Kb
IMAGEM JPG a compressao 100% 741 Kb
IMAGEM BMP  tratada a 30% > PAC8O 593Kb
Offline

goldenboy 
Membro
Mensagens 20 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Continuo a achar que se a nota a diferença na qualidade.
btw qual é o o teu objectivo com este compressor? Já existem aplicações freeware que fazem grandes compressões com muito pouca perda de qualidade. Estás a fazer mesmo por carolice ou precisas de algo do género que seja melhor do que aquilo que já usas ?

Cumps

Offline

toi001 
Membro
Mensagens 122 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

era mais carolice para ver se conseguia resultados pelo menos melhor que png mas o paq8o e o sttuffit fazem quase o trabalho todo
para nao falar que jpg e o melhor formato em tamanho. e rapidez de decompressao!
devido a varios factores de huffman e discret cosine transform e lumination.
So nos casos em que nao se quer usar jpg pode-se,ai sim, armazenar um bmp de forma mais curtinha que um png, usando o meu compressor
Mas nos ultimos exemplos que dei a perda e minima e a compressao em relacao ao png ate e boa nao!
Gostava que experimentassem os links dos compressores especialmente o segundo que esta apurado para performace de qualidade em compresoes muito baixas e é relativamente melhor que png!
se nao quizerem usar o paq8o que é melhor em tamanho mas pior em rapidez podem usar o sttufit se tiverem 49 euros o uma versao dos piratas das caraibas ehehe!
Offline

goldenboy 
Membro
Mensagens 20 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post

Sim, os ultimos exemplos já apresentavam uma deformação menor em relação à imagem original. Mas para já é como dizes, jpeg = n1 e dificilmente iremos ter alterações nos tempos que se avizinham.
Offline

toi001 
Membro
Mensagens 122 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Concordo de facto perder tempo so para reduzir o bmp para tamanho inferior a png e superior a jpg nao vale a pena!
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Uma coisa que me fez confusão foi, porquê combater o PNG/JPG? Só porque te apetece? :P
Offline

toi001 
Membro
Mensagens 122 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

o jpg e rei durante mais de 20 anos ate esta nas maquinas fotograficas se se conseguir algo tao bom quanto ele ou ainda melhor é um bom nicho de mercado quanto ao png ja foi destronado por sttufffit e por paq8o no caso de conversao para bmp
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Destronado em que sentido?

Se formos a falar da web, cada vez se usa mais PNGs devido às transparências e não vejo isso a mudar nos próximos anos. Só há pouco tempo é que o IE deu suporte a transparência em PNGs, imagina o que será introduzir outro standard em todos os browsers.

E se formos a falar fora da Web acho que a história é mais ou menos igual. Já existe muitos outros formatos menos comuns e menos conhecidos que tentam fazer o mesmo como o JPEG XR (Microsoft) ou WebP (Google) mas até se tornar um standard vai lá vai, mesmo que sejam bons.

Espero que não leves a mal mas a não ser que faças algo brutal, não te consigo ver a combater gigantes como a Microsoft e o Google se apenas conseguires resultados semelhantes ou ligeiramente melhores.

Falando do teu trabalho...

Parece-me que o que tu estas a fazer é semelhante aquilo que eu já faço mas semi-manualmente. Ou seja, uso um desses freewares que por aí anda, no meu caso PNGGauntlet (que usa o pngout). E estes programas conseguem mais compressão diminuindo o número de cores (uso a função Posterize no Photoshop e tento sempre um compromisso sem perder muita qualidade, às vezes é difícil).

O teu parece-me ter gerado melhores resultados, nessas últimas versões não se nota grande perda de qualidade. Mas dizes que o PNG (do Iron Man) ficou com 454Kb mas colocaste aqui um BMP com +2Mb? Não percebi...
Offline

toi001 
Membro
Mensagens 122 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

tens de usar o compressor para transformar o bmp que existe em >  paq8n que e o minimo de bits comprimido ou entao usar o stuffit no bmp e veras que passa para os tais 400 e tal mas estou a conseguir melhores resultados com compressao por aproximacao de rede estucastica regular... depois ponho aqui o compressor.
claro que se conseguisse um resultado tao bom quanto os da google ou da microsoft era logo contratado coisa que nao me apraz muito nao me apetece trabalhar esta semana ehehehe!
isto e apenas carolice!
ate chegar ao ponto de encontrar o factor de compressao nunca superior a jpg quer em qualidade quer em reducao de bytes quer em performance de utilizacao na web. ate porque o porprio jpg pode ser comprimido num novo formato como se pode ver em stuffit mas transpolo para web devido a reducao de 28% nao parece viavel era utilizar mais porcessamento como no caso do matroska para video e ai a reducao ate é de 50% mesmo assim devido a porcessamento nao vinga!

percisava de alguem interessado que tivesse msn ou skype e me fosse apoiando no projecto.. se tivesse conhecimentos de programacao e 1 hora por dia disponivel para os meus comentarios e troca de testes seria ainda melhor o meu msn é antonio.campanico@hotmail.com

como nao estou a utilizar transparencia do png para ja o alpha e coisa de estou a dispensar tal como o jpg!
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Dizes tu, a Google ou Microsoft que te contratasse a ver se não ias logo, a Google principalmente :P

Tu falas aí de coisas que não percebo nada e isso de compressões para mim (a nível técnico ao ponto de programar algo) é para esquecer. Mas tive uma disciplina há um ano sobre comunicação de dados onde se falava da entropia e bla bla, presumo que saibas o que isso é? Só por curiosidade, chegaste a fazer testes com essa teoria para verificar o máximo que um ficheiro pode ser comprimido sem perda de dados?

Claro que uma coisa é comprimir sem perder dados e aqui tens um limite da compressão máxima que consegues com determinados dados. Outra coisa é comprimir perdendo alguns dados (como o JPEG faz) mas que até certos níveis o olho humano não detecta. Qual estás a fazer?
Offline

toi001 
Membro
Mensagens 122 Gostos 0
Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

portanto estou a fazer um compressor que no factor 0 é sem perda de dados e no factor 128 e de maxima perda de dados
vou mostrar mais um exemplo das minhas falhadas tentativas!
compressor (ainda em testes) http://www.explicacoesgd.com/compressor_grid_3.rar
pegando numa imagem de um porsche que foi renderizado
versao jpg (217 Kb) compressao a 90


versao grid 3 (bmp pronto a comprimir para 171 kb) com paq8o (comprimido a apenas factor 5 de 0-128)


versao reconstituida (que o programa ainda vai fazer da imagem grid)