Vais ter vários problemas legais com isto. Nomeadamente, na União Europeia é obrigatório dar 2 anos de garantia, nos EUA é um mês, salvo erro. Ao passares um recibo ao cliente da compra na TUA loja, sediada em Portugal (União Europeia) ficas obrigado a dar 2 anos de garantia ao cliente final, independentemente da garantia que o fornecedor oferece. Como é que vais resolver este berbicacho?
E mesmo que o fornecedor oferecesse 2 anos de garantia (nunca vi oferecerem mais do que um ano), caso houvesse uma avaria dentro da garantia terias que acarretar com todas as despesas de envio do equipamento. Sim, porque a lei assim o obriga caso não exista um representante oficial do fabricante em Portugal. E mesmo que exista um representante não vai aceitar reparações/trocas de produtos comprados noutro mercado (EUA, China, etc). Tens ideia do valor do transporte para a China ou EUA? Uma avaria e tinhas logo prejuízo.
E meter um texto a indicar as condições ao cliente não sobrepõe as leis nacionais, que as tens que cumprir na mesma.
A tua única solução seria trabalhar com um sistema de afiliado, para que o cliente pague directamente ao fornecedor e tu apenas recebas uma comissão do mesmo.
Obrigado
Xaman pelo o teu post, tens razão mais uma novidade que não sabia dos 2 anos de garantia na U.E, mas há aqui uma questão também que me faz confusão:
Ao passares um recibo ao cliente da compra na TUA loja, sediada em Portugal (União Europeia)
Como é que as pessoas sabem se estou sediado em Portugal ou não? Digo isto porque já estive em contato com webmasters de casinos "legais" que alugavam VPS na Malta
e faziam negócio sem nimguém chatear e até hoje o fazem e tem online os casinos, portanto deve haver uma forma de contornar essa questão da garantia dos 2 anos
e do saberem ou não se estou sediado em Portugal... ou não? eu penso que sim mas não sei como, secalhar não há digam me voçês.
Em relação as avarias/defeitos na mercadoria essa será uma situação com resolução, os fornecedores dão garantia dos seus produtos
caso venha com defeito aparente ou interno, e eu pensei fazer como já vi empresas como a dealextreme faz, simplesmente a pessoa
envia os produtos para uma morada e aguarda o tempo necessário para a situação ser resolvida, não pode funcionar assim?
Estou a ver que tenho muitas barreiras pela frente neste modelo, só que há tanta gente que o faz nos websites(like miau ebay alibaba) que queria muito seguir com isto mas como loja
a única diferença seria, em vez de fazer post/anúncios nos sites para o efeito, teria tudo numa loja virtual que ficaria bem mais organizado e penso que fosse também
mais lucrativo... como é que esses particulares fazem esse tipo de vendas( vendas dropship penso que seja o termo) e até hoje o fazem sem problemas? Nunca vi nenhuma utilizar uma loja
para o fazer, mas nos sites de classificados/miau é o que mais se vê, o que fazem essas pessoas em caso de avarias? dão garantias de 2 anos? acho que não... tantas dúvidas lol
Obrigado pelas vossas respostas estão a ajudar me bastante