←  E-commerce

ENI e importação

Lida 5063 vezes

Offline

ritarsimoes 
Membro
Mensagens 1 Gostos 0
Troféus totais: 4
Trófeus: (Ver todos)
Topic Starter Level 1 First Post Avatar

Boa tarde,

Comecei recentemente a comprar artigos de bijouteria de sites como AliExpress, Ebay... e tenho vendido onnline ( através do Instagram).
Em meses bons, costumo lucrar 90€, o que dá uma entrada de dinheiro na conta de +/- 200€.
Queria passar isto para o próximo nível, ou seja, criar site e ficar "legal".
Alguém me pode ajudar o que devo fazer? Quais os custos ?

1- já andei a pesquisar, e pelos vistos a melhor opção é ENI, mas que custos é que isso tem?  A melhor opção e visto que não vou ter rendimentos muito altos é a contabilidade organizada?
2- Tenho de pagar mensalmente à SS?
3- Tenho de ter um programa de faturação?
4- Caso as vendas não aumentem, é rentável abrir atividade em nome individual?
5- Como tenho de proceder no IRS, e em termos de IVA visto o material ser de fora da UE?

Desde já o meu muito obrigada.
Offline

kimi 
Membro
Mensagens 11 Gostos 4
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 10 Posts Level 4 Avatar Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Level 3

Não estou bem dentro do assunto, mas pelo que sei, qualquer venda feita para "dentro" da Europa tens de declarar o IVA.
Com isto terás de ter actividade aberta, muito provavelmente em regime simplificado.
No que toca ao registo da faturação, já configurei algumas lojas online com o Invoicexpress, que se encontra dentro dos requisitos legais para satisfazer as necessidades em Portugal, no que toca ao processo de faturas e afins.