← AdSense

Portugal vs. Brasil

Lida 2060 vezes

Offline

apaulo 
Membro
Mensagens 345 Gostos 2
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Alguém com sites em PT e em BR me pode ajudar a perceber aqui uma lógicazita?

Tenho os sites http://emprego.agenda-portugal.com/ e http://emprego.agenda-brasil.com/ que, como podem verificar, são quase irmãos gémeos.

No entanto, o eCPM do AdSense no Brasil é 1/3 do eCPM em Portugal, e o CTR no Brasil é cerca de metade do português.

Duas perguntas:
- o CTR mais baixo é por os brasileiros não gostarem de clicar em publicidade? É que mesmo a experiencia com programas de afiliados brasileiros (e programas brasileiros na NetAffiliation) são muito decepcionantes... CTRs quase nulos... e vendas a zero!
- eCPM a 1/3 indicia que a receita média por clique no Brasil é muito inferior a Portugal... não seria de esperar o contrário? Sendo o Brasil um mercado tão grande a concorrência no AdWords deveria ser superior, logo os valores por clique também deveriam ser superiores... "penso eu de que".
Offline

magnatic 
Membro
Mensagens 175 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Quanto ao CTR só posso explicar com a falta de relevância dos anúncios, o que também pode denunciar falta de anunciantes. Tenho um projecto na mesma situação e o CTR brasileiro é maior que o português.

Quanto ao eCPM, confirmo, é significativamente inferior. Por aqui é na ordem dos 50%.
Explicação que eu encontro: conversão da moeda e capacidade financeira dos anunciantes (reais -> dólares -> euros).
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

se puderes adicionar outro dado a esta analise, coloca a percentagem de visitas em cada site dos motores de pesquisa e dos referals.

Normalmente o cpm do brasil é inferior, mas depende de muito coisas, uma delas é a tematica dos sites. Há anúncios que são trasnversais em todos os mercados, mas o valor pago depende também da concorrência existente.
Offline

paulo171 
Membro
Mensagens 14 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary

Os valores pagos aos brasileiros são 1/3 dos pagos aos portugueses pela diferença de renda (os brasileiros devem ganhar bem menos que 1/3 do
salário dos portugueses). E também por outras questões , que não convém
citar aqui.

Não é por que o número de habitantes do Brasil é maior. A distribuição de
renda é péssima , então a maioria da população vive em condições precárias.

Eu posso dizer isso , pois sou brasileiro . E sei que a maioria não pode comprar
pela internet. Como vocês acham que eles vão dar maior importância a um
mercado que só é grande no número de usuários , mas a maioria não possui
condições de realizar uma operação de compra ?