← PHP

Querem um editor de PHP/JAvascript/ASP... grátis online?

Lida 4601 vezes

Offline

joanapearl 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Boas


Há uns dias comentei um artigo onde se falava que software usar para programar. Falou-se em notepad, dreamweaver...

Ora, ocorreu-me  que podia ser interessante criar uma ferramenta online onde pudessemos programar, gravar os nossos projectos e até partilhar código e scripts em português (parecido com o http://phpanywhere.net/ mas com outras características).

As vantagens:
- tudo seria online, sem ter de comprar licenças
- sem custos apenas requerendo uma simples conta pessoal
- possibilidade de partilhar código
- hipótese de consulta de tutoriais e manuais de cada linguagem "on demand"
- programavas onde querias e em que PC estivesses tendo o teu código "sempre à mão"

Assim de repente e sem ter gasto muito tempo a pensar neste possível projecto, imaginei algumas características:
- possibilidade de trabalhar em várias linguagens de programação: PHP, ASP, Javascript
- code highlighting
- linhas de código
- possibilidade de gravar um projecto
- possibilidade de partilhar de forma pública (num repositório de código)
- "consultório de dúvidas" tipo o site da "xperts"
- suporte multilingue

O que acham disto? Se acharem interessante, comentem e digam se gostariam de ter numa ferramenta deste tipo e se no fundo vêem alguma utilidade nisto. Se o feedback for positivo, posso começar a trabalhar nisso, pelo menos parte do código já tenho feito.

Vá digam de vossa justiça.



PS1: Se alguém pegar nesta ideia e a implementar  :ideia:, não faz mal, tudo a bem da comunidade. Pelo menos partilhei a minha ideia. Se alguém for avante, óptimo, menos trabalho para mim.

PS2: Confesso que não pesquisei se já algo do género para além do site citado, se houver, bom, ignorem  :-(

JP
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Falta uma vantagem a quem criar o projecto: ser comprado pelo google :)

Parece-me bem, não faço a mínima se já existe algo do género ou não, mas sem dúvida que pode resultar tendo em conta o que já é possível fazer em aplicações web.

O conceito de trabalhar integralmente online e o que daí advém em termos de partilha e interação com outros utilizadores é muito positiva. Uma mistura de editor online, SVN, Google Wave (sem as distracções, claro) pode realmente funcionar!

Acho que até para webdesigners/coders haveriam vantagens, melhor ainda se integrasse alguns CMS e permitisse a criação de templates, do tipo "Novo tema Joomla", eram criados os ficheiros necessários, apenas com o código essencial e fazia-se o resto a partir daí. Depois a opção para correr o joomla e o template em questão regularmente para veres como está a ficar.

Boa sorte  :ideia:
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

O pior é que é nada produtivo trabalhar online, principalmente se não vires o resultado, pois se correres as páginas php vais ter problemas de segurança.

Curioso, eu falei com o BlueEagle aqui à dias sobre um projecto parecido, mas não tinha nada a ver com editar online, mas sim para guardar projectos online.
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Muito interessante, bastava a integração de um espaçozinho de alojamento que funcionaria como o "servidor local de testes" e só no final se utilizaria o upload por FTP, como o anjo comentou. Claro que existe sempre a possibilidade de utilizar uma conta de alojamento própria ou até o próprio computador, mas não me parece interessante ter de esperar pelo upload / download FTP para o obter.

De resto, parece-me ser impecável, especialmente para trabalhos em grupos de programadores (a modos como o Subversion).
Offline

joanapearl 
Membro
Mensagens 69 Gostos 0
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Falta uma vantagem a quem criar o projecto: ser comprado pelo google :)

Isto não é projecto com esse valor. É útil, mas nada por aí além. Quanto aos templates, parece-me mais complicado implementar, mas como disse não pensei muito nisto.


O pior é que é nada produtivo trabalhar online, principalmente se não vires o resultado, pois se correres as páginas php vais ter problemas de segurança.

A produtividade depende de cada um. :) E quanto à segurança de facto é uma verdade seria algo arriscado, mas, nada como tentar...

De resto, parece-me ser impecável, especialmente para trabalhos em grupos de programadores (a modos como o Subversion).

Ter um FTP integrado era um mimo, mas isso já me ultrapassa um pouco. De resto, a ideia de trabalhos em grupo, tipo SVN, não me tinha ocorrido, boa  :grin: podiamos partilhar um documento com outros users tipo google docs e ver as actualizações de cada um ao projecto. Boa sugestão.

Obrigado a todos, se mais alguém quiser contribuir...


JP