← Sugestões

Modificar posts

Lida 4463 vezes

Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Encontrei este tema, por isso não vou criar um novo.

Li as respostas de cima, mas ainda não percebi qual é a lógica de dar a user só 24 horas. Por ex: imaginemos que ele tem um tema onde cada dia altera/adiciona a informação, ou apeteceu-lhe alterar alguma coisa nos temas antigas... Este controlo de alteração não deve diminuir assim tanto os recursos do servidor, apenas só alguns queries, penso eu, não sei bem smf. Outra questão se os administradores não querem que a informação seja apagada no futuro se user mudou a sua "religião" e a última, para já, é se os administradores fizeram "Just for fun" ou a religião não deixa...

Quero ver as suas respostas sobre isso.

P.S. é o primeiro forum onde que eu vejo que há assim coisas dessas  :superlol:

P.S.S. mais uma: dar aos administradores mais trabalho a si próprios?


Uma razão muito simples e rápida é porque de vez em quando aparecem por aqui uns "expertinhos" que quando se lembram alteram os seus tópicos todos para pontos "." e desaparecem do mapa
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

P.S. é o primeiro forum onde que eu vejo que há assim coisas dessas  :superlol:

É, o +t é único em muitos aspectos (embora este não seja propriamente um deles) :)
Offline

Jeckerson 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2


Uma razão muito simples e rápida é porque de vez em quando aparecem por aqui uns "expertinhos" que quando se lembram alteram os seus tópicos todos para pontos "." e desaparecem do mapa
Não vejo problema nenhum com isso, outra coisa é se o account for hackeado...
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não vejo problema nenhum com isso, outra coisa é se o account for hackeado...

 :shock:


Repara as mensagens num fórum tem uma sequência, se alguém altera uma mensagem as seguintes deixam de ter sentido. E o melhor ainda é quando são posts  :lol:
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Esta opção tambem me irrita um bocado

É especialmente incomodo quando uma pessoa quer fazer um topico em condições sempre actualizado e simplesmente nao pode

Como administrador de alguns forums sempre achei que limitar o tempo de edição dos posts é simplesmente mau, é por trabalho às costas dos moderadores que era dispensavel, é causar incomodos nas duas partes... As unica vantagem que eu vejo é evitar possiveis fraudes, ainda assim isso sao casos particulares que se resolvem facilmente...

Acho que era uma opção a reconsiderar para mudarem neste forum..
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

@tbk22 não são precisos muitos casos. Basta um caso, que por sinal tenha bastantes posts, para te deixar o fórum todo desvirtuado.

Dar uma margem larga para se poder editar mensagens ou mesmo retirar os limites, é um risco - a meu ver desnecessário - que a administração seja de que fórum for, está a assumir.

Já viste a citação que está na assinatura do Nuno?
"If you don't have trolls, then you're doing something wrong."
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu percebo... E tenho consciencia que os casos particulares são os mais graves... Mas por 2 ou 3 possiveis casos em que  a função editar pode ser usada de forma maliciosa não se devia perturbar  o resto do funcionamento do forum e dos outros users...

Eu pessoalmente, acho que o Post inicial de um topico é o mais importante, é o que transmite a organização e competencia da pessoa, bem formatado, com a informação toda do topico... Se vejo um primeiro post feio, mal formatado, com falta de informação, a maior parte das vezes perco a vontade de comentar sequer...

Apenas acho que o limite que existe, limita mesmo muito isto... Sinceramente acho que nao compensa... Entre um moderador receber 10PMs por dia para resolver situaçoes desnecessarias e haver uma possivel fraude uma vez a cada 3 meses por uso com má intenção da função editar que pode ser prontamente resolvida pelos administradores e com medidas mais severas, eu opto claramente pela 2º.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

O mestreamateur há um mes e tal atrás quis acabar com a conta dele. Como não era possível, quis apagar os posts dele. Ora então, se ele fosse modificar todos os posts e colocar um "x" em cada um... que lindo que isto ficava, hein?! :D
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Já ouve quem não ficou contente e decidiu modificar os posts dele com pontos "."...

Imagina que chega aqui alguém a vender algo, escreve que vende a 10€ depois pouco antes de o vender a alguém modifica para 100€. Já viste a confusão que ia dar?

Está muito bem como está, eu sei que é chato não podermos modificar posts, como por exemplo o de apresentação dos nossos sites. Mas tem de ser assim...
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Eu percebo... E tenho consciencia que os casos particulares são os mais graves... Mas por 2 ou 3 possiveis casos em que  a função editar pode ser usada de forma maliciosa não se devia perturbar  o resto do funcionamento do forum e dos outros users...

Eu pessoalmente, acho que o Post inicial de um topico é o mais importante, é o que transmite a organização e competencia da pessoa, bem formatado, com a informação toda do topico... Se vejo um primeiro post feio, mal formatado, com falta de informação, a maior parte das vezes perco a vontade de comentar sequer...

Apenas acho que o limite que existe, limita mesmo muito isto... Sinceramente acho que nao compensa... Entre um moderador receber 10PMs por dia para resolver situaçoes desnecessarias e haver uma possivel fraude uma vez a cada 3 meses por uso com má intenção da função editar que pode ser prontamente resolvida pelos administradores e com medidas mais severas, eu opto claramente pela 2º.
Somos muitos na equipa pelo que certamente ninguem se irá queixar por perder 1-2 minutos a editar um post :)
Offline

tbk22 
Membro
Mensagens 1268 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Somos muitos na equipa pelo que certamente ninguem se irá queixar por perder 1-2 minutos a editar um post :)

Ja me aconteceu mandar 1 ou 2 PMs e nao chegar sequer a receber resposta nem os posts editados

Continuo na minha, proibir a ediçao de posts nao faz sentido para mim num forum, mas obviamente nao tenho mao aqui
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

O mestreamateur há um mes e tal atrás quis acabar com a conta dele. Como não era possível, quis apagar os posts dele. Ora então, se ele fosse modificar todos os posts e colocar um "x" em cada um... que lindo que isto ficava, hein?! :D

@Diogo Pinto

E porque é que eu haveria de colocar um "x" nos meus posts todos? Quanto muito metia links nos posts todos e mesmo assim não sou desses, deixa la.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Ja me aconteceu mandar 1 ou 2 PMs e nao chegar sequer a receber resposta nem os posts editados

Envia-me uma pm com os tópicos que já verifico isso ;)
Offline

Jeckerson 
Membro
Mensagens 34 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

E se criar um modulo para pre-moderações dos posts? Fazer de tal maneira para que seja possível de ver para os moderadores o post inicial e outro para que utilizador quer mudar. E só depois aceitar ou rejeitar. Penso-me que vai facilitar muito mais a vida dos ambos lados.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Vamos lá ver uma coisa, como é óbvio esta medida não tem qualquer objectivo de alguma reforma "reprimir" os poderes dos utilizadores, ou ter o controlo sobre os conteúdos que inserem. Como é óbvio quem administra esta comunidade não quer que os utilizadores se sintam aqui mal de maneira nenhuma, tal coisa, não faria qualquer sentido. Já expliquei esta medida na altura que foi tomada, há coisa de quase 3 anos, mas posso voltar a fazê-lo quantas vezes forem necessárias.

A verdade é que existe um problema, que a nosso ver é grave e esta foi a única forma que arranjamos para o resolver. O problema está relacionado com o "chico-espertismo" que existe em todo lado, e como é óbvio o +tráfego sendo uma comunidade de "power users" este fenómeno tem tendência para ser maior em relação a outros fóruns, e todos os fóruns são diferentes e cada um terá as suas próprias dinâmicas, isso não é problema, o problema poderá estar na forma como se lidam com elas.

As situações que aconteciam estavam relacionadas com as alterações de posts.

Por exemplo:

Chegar um utilizador, colocar uma dúvida, alguém se dar ao trabalho e ter a simpatia de responder e depois o utilizador simplesmente apaga/edita o post. Ora, isto era uma situação que na minha opinião pessoal não pode existir. Ponto! Somos uma comunidade livre e independente e como tal a única coisa que um utilizador pode dar em troca é a sua contribuição, ora se alguém coloca uma dúvida, essa dúvida é respondida e depois por vergonha, ou outra qualquer razão qualquer o utilizador apaga o post, das duas umas, ou banimos o utilizador, ou não o deixamos apagar o post. Depois de banir vários utilizadores a situação torna-se insustentável e é impossível criar alguma espécie de comunidade com esses moldes e com esse espírito de receber sem dar nada em troca. Nestes casos, uma dúvida que pode ajudar milhares de pessoas e um pequeno contributo de um post para a comunidade é o mínimo que se pode pedir. Quem os apaga/edita de forma a não deixar o seu "rasto" não merece qualquer consideração da nossa parte. Ter vergonha de fazer uma pergunta num post é ridículo, só não chega a lado nenhum quem não tem dúvidas!

Outra situação estava relacionada com os negócios que aqui se realizam. Era com edição dos posts de negócios, de modo a tentar enganar alguém ou fazer burlas. Ou então apagavam o negócio de forma a não existir registo dele. Esta situação eu até compreendo, estamos a falar de negócios e é natural que existir o registo de uma venda de site o possa prejudicar, ai ok. Posso dar esse ponto de vista de barato, poderá ser compreensível. No entanto, se analisarmos bem, vemos que todos ficam a perder se essa situação também for permitida. Isto por uma simples razão, se permitimos que se apaguem os posts dos negócios, não estamos a promover o +tráfego e o que aqui se faz. O que implica que possam chegar menos compradores e vendedores. E como tal, quem perde somos TODOS nós, e também perde o mercado português visto que o +tráfego é maior centro de negócios web em Portugal.

Como podem ver, é uma medida que não é a melhor. Eu também acho que não é uma solução elegante. E por causa de uns pagam todos. No entanto foi a melhor medida que podemos arranjar. Na altura procurei soluções para este tipo de situação. Vi que o vbulletin por exemplo, permite guardar um registo das edições feitas nos posts e repor qualquer edição. No entanto, essa solução não está disponível no SMF, pelo menos procurei na altura e não encontrei nada, se alguém quiser tentar arranjar uma solução está à vontade, acho que todos agradecemos.

Espero ter-me feito entender.