Irritante erro TECH-PRO

Lida 2724 vezes

pdinis

Membro
boas

já vi outros posts sobre este assunto.
Alterar os nameservers num domínio PT é diferente do com.
1 domínio com e outro domínio pt comprados na amen ( promoção ) alterar os NS para o com foi rápido ( diria que normal ).
Com o domínio PT tenho o erro "TECH-PRO" e o suporte da amen só me sabe dizer para usar o avaliador técnico... que suporte da treta !!

Inserir um IP e um nameserver mostra-se complicado.
Qual o problema afinal ??

Jóni Oliveira

Administrador
Antes de mais adiciona o dominio no host, depois NS (no caso ja o fizeste) depois pede revisão e aguarda.

Revisão -> usar o avaliador tecnico. Entra na dns.pt, login, abre dominio e pede avaliação.

pdinis

Membro
obg joní

Creio ter seguido esses passos.
Ando a ver na secção de ajuda dns.pt a ver se encontro alguma coisa, mas remetem aspectos ténicos para a lista de registrars.

Diogo Pinto

Administrador
Eu sei que este post não te vai ajudar em nada agora, mas fica para referência futura. Os registrars que recomendo são a PTServidor, a webtuga e a domínios.pt, por esta ordem! O suporte deles é fantástico.

Abraço
O que é que te aparece no avaliador técnico da DNS.PT? Tens a certeza que o domínio está devidamente configurado nos nameservers de destino e que estes cumprem os requisitos técnicos?

Condições Técnicas (via DNS.PT: https://www.dns.pt/pt/dominios-2/regras-de-dominios/capitulo-i/)

• Para que um domínio seja delegado na zona .pt tem de estar tecnicamente associado a um servidor primário de nomes corretamente instalado e configurado, por forma a garantir  a resposta de forma autoritativa para o domínio que se pretende registar.
  • Deve ser ainda garantida a redundância do serviço DNS através da configuração simultânea de um ou mais servidores secundários, os quais deverão estar preferencialmente localizados  em espaços diferentes não partilhando a mesma rede local.
  • Os servidores devem estar configurados segundo as regras de parametrização e utilização estabelecidas pelos RFC 819, 920, 874, 1032 a 1035 e 1101, bem como quaisquer outros documentos atuais ou futuros aplicáveis neste contexto.
  • O registo de domínios apenas para efeitos de reserva do nome associado não carece da indicação de quaisquer dados técnicos.

pdinis

Membro
é que o domínio COM e o PI foram registados no mesmo momento. Em ambos apenas tive de alterar os nameservers para o que queria ( alguns API pedem além do nameservers os endereços IP como por exemplo o domainsite.com )
O com ficou logo ok
O PT suspeito que seja preciso alterar alguma coisa no SOA ou assim. Na área de clientes no dns.pt , fiz a alteração técnica dos NS, tb não deu.

Resultado, transferi o domínio para a PTISP. Ganda surpresa, adicionaram 1 ano ao período de expiração e não me cobraram nada !
Gostava de perceber o que se passa para futuros registos. obg pelas dicas cenourinha vou estudar o sugerido !

pdinis

Membro
Mencionei o SOA porque tenho os domínios sob monitorização da www.ultratools.com
Vejo esse e outros parâmetros serem alterados além dos Nameservers e endereço IP que o utilizador altera na área de cliente do registrar.
Deve tb ter a ver com o hoster, porque tenho alojamento partilhado com várias centenas de domínios alojadas [ segundo diz https://www.tcpiputils.com/reverse-ip ]

pdinis

Membro
que irritante.

No dns.pt acabei por me tornar "entidade gestora" do domínio para poder aceder à secção "informação técnica" consultar o painal e ver o que se pode editar.
No meu host há mais de 5 dias que tenho o domínio adicionado na "zone".
Estava à espera de poder encontrar mais dados técnicos no painel da DNS.pt como o SOA, registos MX e tal, e mesmo os NS secundários indicados pelo cenourinha acima. 
Colocar um NS1 e um NS2 diferentes não cria a tal redundância ??
Redundância é preciso ter NS3 e NS4 ?

Voltei a tornar a PTISP entidade gestora do domínio.
A avaliação técnica ainda mostra NS da amen...
Super hyper irritante!!!

pdinis

Membro
okies

para quem vier a encontrar este erro no futuro.
No momento ainda tenho este resultado no avaliador técnico

---------------------------------
Evaluation Result:    Invalid technical information
The server is not autoritary for the domain;
ns1.amenworld.com.
---------------------------------
já transferi o domínio para a PTISP há 4 dias...

Outros relatos
https://www.inmotionhosting.com/support/community-support/dns-nameserver-changes/problem-changing-nameserver-for-pt-domain
https://forums.he.net/index.php?topic=3770.0

ainda pensei que o meu hoster por algum motivo não possa alojar domínios pt
lá pedi ao suporte para limpar "cache" a ver se consigo finalmente meter isso a bulir !!
A chave do problema está aqui: "The server is not autoritary for the domain"
Provavelmente a zona DNS do teu domínio não está configurada nos nameservers que estás a definir, no entanto sem saber os nameservers e o domínio especifico, não nos é possível analisar essa situação detalhadamente.

pdinis

Membro
situação resolvida.
Porque tenho conta com WHM, lá tive de aceder ao editor de "zone DNS" e acertar os NS diretamente.