← Conversa Geral

site sobre dívidas.. é legal?

Lida 1160 vezes

Offline

swing 
Membro
Mensagens 3126 Gostos 41
Feedback +13

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Level 6 Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5

Olá,

Já existe um portal de queixas e o estado publica online o nome dos devedores.
Surgiu entretanto uma empresa que diz que teve grande sucesso, mas que dizem que é ilegal, e que é o cobrador do face, basicamente pede amizade as pessoas e depois de aceitarem publica no mural a dizer que tem dividas para que todos os amigos tenham conhecimento... há algumas discussões sobre o assunto, mas não tenho conhecimento de ninguém que tenha processado a empresa.

Resumindo, eu e se calhar muitos de vocês tem muitos clientes que não pagam porque não querem, e tive uma conversa com um advogado que me indicou que estar a pressionar os devedores, pode levar a queixas, alegando que os tratamos mal o que pela lei é um crime de difamação, no entanto tem de se provar e a pessoa tem de abrir um processo que traz custos, o que raramente acontece e a maioria das pessoas acaba por pagar para não ficar mal vista..
Há outros casos de pessoas que colocam um cartaz na montra das lojas ou publicam o nome dos devedores no jornal e pelo que apurei tem cerca de 70/80% de eficácia..

Há dias estava a almoçar e ouvi uma conversa sobre a questão das dívidas em que uma das pessoas devia ser emigrante e referiu que no país onde vive há um site particular onde se publicam os nomes e valor das dívidas, tal como o estado já faz e que tem muito sucesso.

Alguém sabe alguma coisa sobre isto?
A criação de site em alojamento offshore com domínio privado e bem divulgado com muita gente a publicar nomes de devedores, penso que iria ajudar em alguma coisa... acham que ia dar problemas?
A ideia é apenas porque as empresas de cobranças levam o dinheiro e não fazem praticamente nada e as pessoas andam descansadas e não pagam na mesma.. e as vezes meia dúzia de caloteiros com valores elevados pode por em risco as contas de uma empresa e acho que devia de haver alguma forma de legalizar um site do género, ou uma lei que permita fazer isto...

Vejo tantos sites piratas e ninguém vai preso, pelo que um site deste tipo seria uma mais valia.
Que acham?