← Hosting

Overselling - É assim tão mau? Quem não o faz?

Lida 16232 vezes

Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu só digo uma coisa: é por causa de Overselling que o mercado da tecnologia está assim e quem acredita em "Overselling" é como acreditar em Deus, praticamente!
Não sei se sabem, mas uma cliente da ZON colocou a operador em tribunal por dizer que era tráfego ilimitado e ela ganhou, no entanto a ZON e outras operadores andam a mentir aos clientes, enfim, é a lei do mercado.
Overselling, na minha opinião é mentir aos clientes que compram os serviços, todos nós sabemos que não existe tráfego ilimitado, isso é impossível...

Conseguiste falar de algo que não tem nada a ver com o tópico - ILIMITADO

Overselling é diferente de Ilimitado, e uma coisa não tem nada a ver com outra (mesmo que andem as duas juntas nas páginas de algumas SP's.)

Outra sentença infeliz deste teu post "quem acredita em "Overselling" é como acreditar em Deus".

As crenças de cada um são do seu foro pessoal, e acho que inclusive está isso nas regras do +T e o facto é que muita gente acredita em DEUS (num ou noutro dependendo da religião... será quê?.. uns 80 a 90% da população mundial?)



Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

;) A qualidade e no fundo a diferença entre a percepçao e a expectativa. Se aquilo que realmente oferecermos (percepçao) for superior aquilo que publicitamos (expectativa) temos qualidade assegurada.

Fizeste-me lembrar as modas...
No fundo é adequar um serviço para o mercado que o procura... no entanto cabe também a quem presta "educar" quem compra, e fazer o cliente perceber o que realmente é mais vantajoso para ele.

Ás vezes não é apresentando um "banquete" que o cliente não vai conseguir comer, a melhor forma de adquirir a lealdade ou fidelidade desse mesmo cliente.
Cada cliente "come" de diferentes formas. Cabe a um prestador consciente criar produtos que sejam o mais "tight fit" possivel para o que o cliente pode realmente "comer".

Cumprimentos,

LPC
Offline

Thomato 
Membro
Mensagens 4125 Gostos 3
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

A ZON e os restantes operadores nunca pensam que a pessoa vai gastar muito tráfego, e o tráfego que "poupam" de um lado, colocam-no no outro. Eu gasto 10GB num mês normal e nos meses de verão 30GB. No entanto, tenho tráfego ilimitado, o que me faz poupar uns dinheiros e a operadora não perde com isso.

Tal como o CJSeven disse, a empresa pode praticar overselling se, quando é atingido o limite físico (e não o virtual) lhes seja possível aumentar o espaço real.
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

A ZON e os restantes operadores nunca pensam que a pessoa vai gastar muito tráfego, e o tráfego que "poupam" de um lado, colocam-no no outro. Eu gasto 10GB num mês normal e nos meses de verão 30GB. No entanto, tenho tráfego ilimitado, o que me faz poupar uns dinheiros e a operadora não perde com isso.

Tal como o CJSeven disse, a empresa pode praticar overselling se, quando é atingido o limite físico (e não o virtual) lhes seja possível aumentar o espaço real.

Boas! Eu também tenho Zon, e preocupa-me não saber realmente o que eu posso ou não gastar ou ter...
Será que posso descarregar 2000 Unbuntus e outros 2000 kunbuntus? ... digamos 1TB de dados?

O que é realmente o ilimitado?... Este vazio, veio criar outras situações, que nem sempre são claras... no fundo estamos nas mãos de "espertalhoes" do marketing e nas empresas que se regem por regras pouco claras.

Cumprimentos,

LPC
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Estão intimamente interligadas...
Ou achas que consegues criar planos ilimitados, sem que não estejas a criar a expectativa aos clientes que podem usar o espaço ou tráfego ilimitado sem qualquer limitação?

Cumprimentos,

LPC


Eu tb estou intimamente ligado a minha namorada mas ela faz xixi sentada e eu faço de pe :D (um pouco de humor para quebrar o gelo)

Recursos ilimitados nao existem - e nisso concordo que nao devia ser uma palavra admitida. Contudo, poderia ser failmente substituida por "nao monitorizada".

Uma empresa de hosting nao precisa de ofercer planos ilimitados para fazer overselling. Obviamente quem oferece planos ilimitados esta a fazer sobre venda do infinito.

Sinceramente nao percebo todo este alarido a volta destas coisas. Eu faço a gestao de um serviço de hosting particular com algumas dezenas de clientes, faço a monitorizaçao dos recursos do servidor, e seguramente faço overselling desde 2005. Nunca tive problemas nem nenhum cliente teve problemas!

Por isso, para mim, o facto de uma empresa fazer ou naõ fazer overselling naõ e sinonimo de qualidade ou menos qualidade.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Qual e a relaçao entre overselling e trafego ilimitado?!
Em relação à zon existe, na sapo por exemplo não existe, podes usar o que a ligação te dá, se tens 8Mbps/1Mbps (9Mbps no total), podes usar por mês cerca de 3TB de tráfego, na Zon tens ilimitado e não podes usar 3TB de tráfego.
No caso dos alojamentos é overselling, porque, a não ser que te seja dado um limite de ligação, não podes usar toda a ligação do servidor, aliás basta tentar utilizar um tráfego muito grande para ver o que acontece...


cjseven, andas a ver se ela faz de pe ou sentada? :lol:
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

cjseven, andas a ver se ela faz de pe ou sentada? :lol:

:D na volta ando enganado!
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

:D na volta ando enganado!
Está aí o problema do overselling, por vezes parece tudo controlado e derrepente...
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu tb estou intimamente ligado a minha namorada mas ela faz xixi sentada e eu faço de pe :D (um pouco de humor para quebrar o gelo)

Recursos ilimitados nao existem - e nisso concordo que nao devia ser uma palavra admitida. Contudo, poderia ser failmente substituida por "nao monitorizada".

Uma empresa de hosting nao precisa de ofercer planos ilimitados para fazer overselling. Obviamente quem oferece planos ilimitados esta a fazer sobre venda do infinito.

Sinceramente nao percebo todo este alarido a volta destas coisas. Eu faço a gestao de um serviço de hosting particular com algumas dezenas de clientes, faço a monitorizaçao dos recursos do servidor, e seguramente faço overselling desde 2005. Nunca tive problemas nem nenhum cliente teve problemas!

Por isso, para mim, o facto de uma empresa fazer ou naõ fazer overselling naõ e sinonimo de qualidade ou menos qualidade.

LOOOOOOOOL...
Olha que existem alguns que tb fazem Xixi sentados!! :)

Bem o problema do overselling é que numa escala maior, pode descambar rapidamente...
Caso não seja bem controlado, rapidamente um servidor pode entrar em colapso... Muito ao género de um banco ser no mesmo dia visitado por todos os clientes e os mesmos levantarem o que supostamente tem em conta.

Isto acontece muitas vezes devido ao crescimento natural dos projectos contidos nos servidores... Sem limitações, os clientes tendem a engordar livremente os seus consumos de espaço e recursos.

Imagina teres no teu servidor 100 planos de 10gigas e depois veres que os 100 clientes de um dia para o outro colocaram mais informação que deviam (ou os discos suportavam) e teres tudo encravado...

Supostamente poderiam-no fazer, mas sem espaço no servidor como descalças a bota?

Cumprimentos,

LPC
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Eu tb estou intimamente ligado a minha namorada mas ela faz xixi sentada e eu faço de pe :D (um pouco de humor para quebrar o gelo)

Recursos ilimitados nao existem - e nisso concordo que nao devia ser uma palavra admitida. Contudo, poderia ser failmente substituida por "nao monitorizada".

Uma empresa de hosting nao precisa de ofercer planos ilimitados para fazer overselling. Obviamente quem oferece planos ilimitados esta a fazer sobre venda do infinito.

Sinceramente nao percebo todo este alarido a volta destas coisas. Eu faço a gestao de um serviço de hosting particular com algumas dezenas de clientes, faço a monitorizaçao dos recursos do servidor, e seguramente faço overselling desde 2005. Nunca tive problemas nem nenhum cliente teve problemas!

Por isso, para mim, o facto de uma empresa fazer ou naõ fazer overselling naõ e sinonimo de qualidade ou menos qualidade.

CJ, tu hoje acertas nas mais interessantes palavras chave: Monitorização!!

Ter um sistema de monitorizaçao eficaz é meio caminho andado para Superar as Expectativas pois os problemas chegam aos sysadmins antes de chegarem aos clientes, e por exemplo ao chegar um problema de Load num servidor ter alguêm que vá espreitar a razão e lide com a mesma antes que um High load se torne num Overload faz com que realmente se consiga lidar com os problemas antes deles "rebentarem".

Portanto, Monitorização e manter as Expectativas dos Clientes são para já dois termos que permitem um overselling sem problemas. Isso aliado a uma capacidade de aumentar os recursos disponiveis na hora.

PS: Mostro neste tópico apenas opiniões pessoais e não qualquer prática da empresa que represento e da qual ao contrário do que muitos pensam, nem sequer sou dono

Abraço
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

LOOOOOOOOL...
Olha que existem alguns que tb fazem Xixi sentados!! :)

Bem o problema do overselling é que numa escala maior, pode descambar rapidamente...
Caso não seja bem controlado, rapidamente um servidor pode entrar em colapso... Muito ao género de um banco ser no mesmo dia visitado por todos os clientes e os mesmos levantarem o que supostamente tem em conta.

Isto acontece muitas vezes devido ao crescimento natural dos projectos contidos nos servidores... Sem limitações, os clientes tendem a engordar livremente os seus consumos de espaço e recursos.

Imagina teres no teu servidor 100 planos de 10gigas e depois veres que os 100 clientes de um dia para o outro colocaram mais informação que deviam (ou os discos suportavam) e teres tudo encravado...

Supostamente poderiam-no fazer, mas sem espaço no servidor como descalças a bota?

Cumprimentos,

LPC

Concordo com isso tudo, nomeadamente a escala do negocio.

Mas por experiencia propria, antes do espaço começar a dar problemas,  ja os outros recursos estaõ a dar o berro, a nao ser que os clientes utilizem o disco como mero arquivo de ficheiros.

E por este raciocinio 99% das empresas mentem /omitem aos seu clientes. Nao vejo nenhuma empresa a determinar com rigor quais os niveis de consumo de recursos, excepto espaço e trafego - que nao sao os indicadores mais importantes.

A unica info que se ve, normalmente, e "utilizaçao razoavel" ate que sao "empurrados" para um virtual ou dedicado se o razoavel deixar de o ser. :D

Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Concordo com isso tudo, nomeadamente a escala do negocio.

Mas por experiencia propria, antes do espaço começar a dar problemas,  ja os outros recursos estaõ a dar o berro, a nao ser que os clientes utilizem o disco como mero arquivo de ficheiros.

E por este raciocinio 99% das empresas mentem /omitem aos seu clientes. Nao vejo nenhuma empresa a determinar com rigor quais os niveis de consumo de recursos, excepto espaço e trafego - que nao sao os indicadores mais importantes.

A unica info que se ve, normalmente, e "utilizaçao razoavel"


Exactamente... no entanto algumas SPs têm nos termos de uso definido o nivel maximo de consumo de CPU e memoria ram permitidos.

Alguém falou ai em relação à zon... e nos planos normais (não Zon Fibra) o limite do ilimitado é de 330GBs a partir do qual as velocidades caem para níveis inavegável... li algures na Zwame
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

CJ, tu hoje acertas nas mais interessantes palavras chave: Monitorização!!

Ter um sistema de monitorizaçao eficaz é meio caminho andado para Superar as Expectativas pois os problemas chegam aos sysadmins antes de chegarem aos clientes, e por exemplo ao chegar um problema de Load num servidor ter alguêm que vá espreitar a razão e lide com a mesma antes que um High load se torne num Overload faz com que realmente se consiga lidar com os problemas antes deles "rebentarem".

Portanto, Monitorização e manter as Expectativas dos Clientes são para já dois termos que permitem um overselling sem problemas. Isso aliado a uma capacidade de aumentar os recursos disponiveis na hora.

PS: Mostro neste tópico apenas opiniões pessoais e não qualquer prática da empresa que represento e da qual ao contrário do que muitos pensam, nem sequer sou dono

Abraço

Sim isto talvez resultasse num mundo perfeito....
Mas nem mesmo nas grandes empresas essa situação acontece...
Ter lucro rápido e fácil ás vezes não é lá muito compativel a ter 1 ou vários "tecnicos" a olharem para os graficos 24h por dia a ver se o overselling vai "rebentar...".

A questão que eu coloco no fundo é... Vale a pena o risco? Seja para o cliente ou para o vendedor de serviços?
Concordo com isso tudo, nomeadamente a escala do negocio.

Mas por experiencia propria, antes do espaço começar a dar problemas,  ja os outros recursos estaõ a dar o berro, a nao ser que os clientes utilizem o disco como mero arquivo de ficheiros.

E por este raciocinio 99% das empresas mentem /omitem aos seu clientes. Nao vejo nenhuma empresa a determinar com rigor quais os niveis de consumo de recursos, excepto espaço e trafego - que nao sao os indicadores mais importantes.

A unica info que se ve, normalmente, e "utilizaçao razoavel"



Sim isso é verdade...
Até porque na maioria das vezes o balanceamento da carga entre os alojamentos é feita de forma dinâmica pelo sistema (talvez uma forma de overselling LOL).

Mas como todos sabemos actualmente 3 itens são os responsáveis pela venda de um produto de hosting....  Espaço, Tráfego e Valor a cobrar pelos mesmos.
E são nesses que as mais criativas e extremas formas de fazer vender os produtos são aplicadas...

Já vi de tudo, desde empresas que colocam gráficos a ridicularizar a concorrência, como se tivessem descoberto a pólvora a nível dos alojamentos, a outro tipo de marketing do "ilimitado" para aqui e para acolá...

No fundo isto é quase o vale tudo para se tentar agarrar o cliente...

Cumprimentos,

LPC
Offline

Lord Paulus Cobris 
Membro
Mensagens 817 Gostos 10
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Exactamente... no entanto algumas SPs têm nos termos de uso definido o nivel maximo de consumo de CPU e memoria ram permitidos.

Alguém falou ai em relação à zon... e nos planos normais (não Zon Fibra) o limite do ilimitado é de 330GBs a partir do qual as velocidades caem para níveis inavegável... li algures na Zwame

Boas! 
Sim isso acontece não só na Zon Fibra...
Na Zon "normal" o Ilimitado é na verdade limitado... No entanto está encapuçado sob a PUA que não define nada... apenas os valores que eles querem sem que possa o cliente se queixar de não ter o que realmente paga...
Se isto não é enganar o cliente não sei o que será...

Cumprimentos,

LPC
PS: Isso acontece pelo que eu sei em todos os operadores de renome do mercado...
Offline

Santo 
Membro
Mensagens 1657 Gostos 4
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Sim isto talvez resultasse num mundo perfeito....
Mas nem mesmo nas grandes empresas essa situação acontece...
Ter lucro rápido e fácil ás vezes não é lá muito compativel a ter 1 ou vários "tecnicos" a olharem para os graficos 24h por dia a ver se o overselling vai "rebentar...".


É para isso que servem os SMS's e os softwares de mensagens instantaneas. Tirando grandes datacenters os mais pequenos não tem recursos para ter alguem a olhar 24h para um ecran. No entanto usando SMS's e mensagens instantaneas (MSN et all) é possivel ser alertado para qualquer problema na rede ou servidores e intervir (iphone, windows mobile, netbooks) de qualquer lado e resolver o problema.

A tecnologia evoluio tanto nos ultimos 2 anos... vamos evoluir também no que diz respeito à pró-actividade... Quem anda nestas andanças nunca sai de casa sem o seu iphone ou windows mobile (com um terminal ssh, web, msn, etc...)

Ter de estar à frente de um PC a monitorar a rede e servidores começa a fazer parte do passado... digo eu