CJ, tu hoje acertas nas mais interessantes palavras chave: Monitorização!!
Ter um sistema de monitorizaçao eficaz é meio caminho andado para Superar as Expectativas pois os problemas chegam aos sysadmins antes de chegarem aos clientes, e por exemplo ao chegar um problema de Load num servidor ter alguêm que vá espreitar a razão e lide com a mesma antes que um High load se torne num Overload faz com que realmente se consiga lidar com os problemas antes deles "rebentarem".
Portanto, Monitorização e manter as Expectativas dos Clientes são para já dois termos que permitem um overselling sem problemas. Isso aliado a uma capacidade de aumentar os recursos disponiveis na hora.
PS: Mostro neste tópico apenas opiniões pessoais e não qualquer prática da empresa que represento e da qual ao contrário do que muitos pensam, nem sequer sou dono
Abraço
Sim isto talvez resultasse num mundo perfeito....
Mas nem mesmo nas grandes empresas essa situação acontece...
Ter lucro rápido e fácil ás vezes não é lá muito compativel a ter 1 ou vários "tecnicos" a olharem para os graficos 24h por dia a ver se o overselling vai "rebentar...".
A questão que eu coloco no fundo é... Vale a pena o risco? Seja para o cliente ou para o vendedor de serviços?
Concordo com isso tudo, nomeadamente a escala do negocio.
Mas por experiencia propria, antes do espaço começar a dar problemas, ja os outros recursos estaõ a dar o berro, a nao ser que os clientes utilizem o disco como mero arquivo de ficheiros.
E por este raciocinio 99% das empresas mentem /omitem aos seu clientes. Nao vejo nenhuma empresa a determinar com rigor quais os niveis de consumo de recursos, excepto espaço e trafego - que nao sao os indicadores mais importantes.
A unica info que se ve, normalmente, e "utilizaçao razoavel"
Sim isso é verdade...
Até porque na maioria das vezes o balanceamento da carga entre os alojamentos é feita de forma dinâmica pelo sistema (talvez uma forma de overselling LOL).
Mas como todos sabemos actualmente 3 itens são os responsáveis pela venda de um produto de hosting.... Espaço, Tráfego e Valor a cobrar pelos mesmos.
E são nesses que as mais criativas e extremas formas de fazer vender os produtos são aplicadas...
Já vi de tudo, desde empresas que colocam gráficos a ridicularizar a concorrência, como se tivessem descoberto a pólvora a nível dos alojamentos, a outro tipo de marketing do "ilimitado" para aqui e para acolá...
No fundo isto é quase o vale tudo para se tentar agarrar o cliente...
Cumprimentos,
LPC