← WordPress

Página inicial sem sidebar

Lida 7180 vezes

Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bom dia a todos!

A minha questão é a seguinte, se é possível definir uma página estática no wordpress (home) em que não seja apresentada a sidebar, mas que nas outras páginas seja exibida normalmente.

Andei à procura no google mas não encontrei :-k

Se alguém souber agradeço a ajuda.
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

crias uma template para o efeito
crias uma pagina com essa template
Dizes no wordpress que a pagina inicial é esta pagina que criaste.
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

É simples.
Vais a pasta do teu template e deves encontrar um ficheiro page.php Duplicas esse ficheiro para por exemplo pagesemsidebar.php abres num editor de texto (notepad dreamweaver wtv...) e removes a linha <?php get_sidebar(); ?> . Basicamente estás a criar um template de página em que a sidebar não é chamada. Mas agora tens um problema, em principio vais ficar com a parte do conteudo mais estreita que o resto do site por faltar a sidebar.

Imagina que a parte do conteúdo se chama <div id="colLeft"> alteras para por exemplo <div id="colLeftA"> depois vais ao style.css e duplicas o ID colLeft e mudas o nome para colLeftA e no valor da width adicionas o valor da sidebar que removeste. Em principio deve bater certo mas caso contrário é uma questão de verificares os paddings e as margins e compensares dessa forma.

Depois no pagesemsidebar.php só tens que adicionar isto no topo:

Código: [Seleccione]
<?php
/*
Template Name: sem side bar
*/
?>

salvar o ficheiro e enviar para a pagina do template.

Agora é só ires ao wordpress, criares uma pagina, e escolheres esse template na zona de atributos como está aqui na imagem.



Depois so tens de ir as opções -> leitura e escolher a pagian que criaste.

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Com o plugin Widget Logic consegues fazer isso.

Permite-te desactivar/activar widgets em determinadas páginas. Desactivas nessa página e já está.
Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

@raugusto - obrigado pela dica...

@BlueEagle
- obrigado pelo tutorial completo ;) por acaso já tinha usado algo do género mas nem me tinha passado pela cabeça tirar a sidebar, às vezes é mais simples do que parece.

@cjseven - testei o plugin mas como a ideia é ficar sem sidebar e não apenas sem alguns widgets não vai dar para o que quero porque mesmo sem widgets fica o espaço em branco da sidebar, obrigado pela dica ;)

Obrigado a todos!
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Eu costumo usar isto para criar uma página para colocar os resultados da pesquisa do Google ( através do adsense for seach)
Offline

Ricardo75 
Membro
Mensagens 1660 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E existe a home.php onde crias o template só para a página inicial sem necessidade de configurações no wp.
Offline

nandotx 
Membro
Mensagens 1012 Gostos 1
Feedback +9

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Eu segui o tutorial do Blue para criar um template igual aos posts, mas em vez de ter o conteúdo do post tem um "include" de um ficheiro PHP, ficou porreiro, mostra-me o conteúdo que eu pretendia e o design do blog correctamente, apenas não me mostra na sidebar os conteúdos das categorias, comentários recentes, etc...

Sabem o que poderá estar a falhar?
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Se mantiveste o codigo da sidebar intacto deve mostrar-te os widgets que lá tens configurados.
Offline

nandotx 
Membro
Mensagens 1012 Gostos 1
Feedback +9

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Mostra-me o widgets, mostra-me tudo certinho, não mostra é o conteudo deles.

Por exemplo, num outro post ou na home no widget das categorias mostra-me as categorias que tenho, no widget dos comentários recentes igual, mas quando vou ao post em que usei o template, mostra-me os widgets mas diz que não contêm informação, "sem categorias", "sem comentários recentes", etc...
Offline

BlueEagle 
Membro
Mensagens 2221 Gostos 1
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

talvez algum conflito com o codigo que estás a fazer include :S
tenta tirar o include para ver se aparecem as categorias.
Offline

nandotx 
Membro
Mensagens 1012 Gostos 1
Feedback +9

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Pois, sem o include rola direito...

Que cena!
Offline

Roberto Francisco 
Membro
Mensagens 669 Gostos 1
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Aproveito o tópico para reportar uma situação que me dei conta enquanto andava de volta disto, implementando a solução do BlueEagle.

Se definir-mos o nome do ficheiro para home.php o wordpress vai carregar o ficheiro tanto na página de posts como na página fixa independentemente do que seja definido.

Fica a dica! ;)
Offline

MarKo 
Administrador
Mensagens 4610 Gostos 10
Feedback +1

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter 10 Polls Poll Starter

Aproveito o tópico para reportar uma situação que me dei conta enquanto andava de volta disto, implementando a solução do BlueEagle.

Se definir-mos o nome do ficheiro para home.php o wordpress vai carregar o ficheiro tanto na página de posts como na página fixa independentemente do que seja definido.

Fica a dica! ;)
Não percebi...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não percebi...

Se criares um ficheiro com o nome home.php no directorio do template. O wordpress define essa página como "a home" por defeito, independentemente de teres um index.php