← Conversa Geral

Será boa ética?

Lida 2863 vezes

Offline

antoniosousa 
Membro
Mensagens 8 Gostos 0
Troféus totais: 10
Trófeus: (Ver todos)
Combination Topic Starter Level 2 Level 1 First Post Karma Fourth year Anniversary Third year Anniversary Second year Anniversary One year Anniversary

Um colega meu pediu a um designer que fizesse uma capa para o facebook, no fim esse designer apresentou-lhe uma proposta mais o valor final. Mais tarde descobriu que um outro designer cobrava um valor mais baixo, e ele pediu que esse designer que cobra mais barato fizesse uma capa igualzinha sem tirar nem por. Concluindo será isto uma boa ética? Será que pode levantar problemas? Uma vez que o trabalho nunca foi entregue visto que foi só uma proposta? Problemas legais podem existir nomeadamente de direitos de autor (Relembro que a capa nunca foi entregue no formato final ao meu colega)?

Achei esta situação estranha e decidi recolher aqui opiniões.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Concluindo será isto uma boa ética?

RE: Sim, óptima ética. Não pode haver melhor ética do que pedir um trabalho e mandar copiar. Nem sei como tens dúvidas.

Será que pode levantar problemas?

RE: Não, "no pasa nada". Se o gajo reclamar apresenta-se uns bons argumentos éticos.

Uma vez que o trabalho nunca foi entregue visto que foi só uma proposta?

RE: Isto não é uma pergunta...

Problemas legais podem existir nomeadamente de direitos de autor (Relembro que a capa nunca foi entregue no formato final ao meu colega)?

RE: Não, "tá-se bem". Mais um cheirinho de ética em tribunal e fica tudo resolvido.
Offline

jof 
Membro
Mensagens 1117 Gostos 35
Feedback +45

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Signature Tenth year Anniversary Level 6 Quick Poster Linux User Mobile User Windows User Super Combination Combination

Concluindo será isto uma boa ética?

RE: Sim, óptima ética. Não pode haver melhor ética do que pedir um trabalho e mandar copiar. Nem sei como tens dúvidas.

Será que pode levantar problemas?

RE: Não, "no pasa nada". Se o gajo reclamar apresenta-se uns bons argumentos éticos.

Uma vez que o trabalho nunca foi entregue visto que foi só uma proposta?

RE: Isto não é uma pergunta...

Problemas legais podem existir nomeadamente de direitos de autor (Relembro que a capa nunca foi entregue no formato final ao meu colega)?

RE: Não, "tá-se bem". Mais um cheirinho de ética em tribunal e fica tudo resolvido.

 :deus: cjseven  :bis2:
Offline

fhanity 
Membro
Mensagens 191 Gostos 5
Feedback +1

Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

tive de reler o post 2x para perceber, mas acho que o OP já sabia a resposta antes de postar lol.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

E porque é que esse teu colega não pega no trabalho do designer mais barato e vai arranjar um que faça ainda mais barato?

R: Plagio!

Ainda não compreendi como é que alguém trabalha neste mercado sem adiantamento!
Offline

tyfuzz 
Membro
Mensagens 123 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Raios... Estou a ver que a coisa é geral... FALTA DE VERGONHA NA CARA!

Aqui no fórum, o user luantdb pediu-me um trabalho para um logotipo, mas após lhe ter enviado a previsão... Simplesmente deixou de responder...!

Aliás, para que a pouca vergonha deixe de ser "norma", e caso o membro acima indicado não se digne responder, vai um post em Tópico novo para denunciar de forma pública...

Como é que os tuguinhas querem ser levados a sério...? É só Chicos Espertos... É meio mundo a enganar outro meio mundo...  :-?
Offline

André Freitas 
Membro
Mensagens 941 Gostos 16
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Raios... Estou a ver que a coisa é geral... FALTA DE VERGONHA NA CARA!

Aqui no fórum, o user luantdb pediu-me um trabalho para um logotipo, mas após lhe ter enviado a previsão... Simplesmente deixou de responder...!

Aliás, para que a pouca vergonha deixe de ser "norma", e caso o membro acima indicado não se digne responder, vai um post em Tópico novo para denunciar de forma pública...

Como é que os tuguinhas querem ser levados a sério...? É só Chicos Espertos... É meio mundo a enganar outro meio mundo...

Como diz o Asturmas, a melhor maneira é pedir um adiantamento, 25% para fazer a proposta e o restante depois, senão estão a trabalhar de graça para os outros....
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Pagamento adiantado e as propostas são enviadas com marca de água por cima, em jpg 600px lado maior e com 60% de qualidade apenas.
Offline

tyfuzz 
Membro
Mensagens 123 Gostos 0
Troféus totais: 17
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts First Post

Excelente sugestão Ana.  :!:

Felizmente eu enviei com marca de água (embora pouco 'profunda') mas está lá...  :beta: