← UI & UX Design

Designer vs Pseudo-Designer

Lida 31877 vezes

Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu quando vim comentar para este tópico apenas o fiz porque não gostei dos rótulos atribuidos às pessoas de "com curso" ou "sem curso" e do "logos a 5€" e "logos a 500€".

Eu entrei neste fórum antes de ter curso e fiz trabalhos para pessoal daqui antes de ter curso. Mais tarde tirei e completei um curso de 250h (não de 100h como disseram aí para cima) e ainda trabalhei 5 meses na área (sem contar o freelancing de já alguns anos).

Já fiz logos a 10€, já fiz logos a 50€, já fiz logos que quase custaram 1 semana de trabalho ao tal patrão (alguns 200€)... Da mesma forma que faço sites a 80€ e sites a 350€, ou, uma vez mais, custaram 2 meses ao patrão e foram 1500€.

Eu posso estar aqui para ganhar uns trocos para ir ao cinema e jantar fora e outros estão aqui para ganhar a vida... Já estive dos dois lados... Agora até estou no meio : )

Deve ser avaliado sim a qualidade do trabalho, e não o ter curso ou o preço praticado por cada um.

Os meus trabalhos podem até nem ser dos melhores que por aqui se encontra. Existe muita gente mais criativa aqui que eu e com mais técnica, mas os meus preços acho que também não estão acima daquilo que faço/ofereço.
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Penso que existe mercado para todos. Se não fossem os webmasters que montam sites low-cost com Wordpress, Joomla, etc, ou designers que fazem logótipos a preços da chuva muitas pessoas ou empresas não teriam capacidade para montar um site, por exemplo.

Eu próprio monto sites baseados em Joomla a preços acessíveis, simplesmente não me justifica estar a programar algo de raíz para depois ter que cobrar valores altos e ter as complicações anerentes a este tipo de trabalhos. Mas no meu caso não sou web developer profissional, tenho o meu emprego a tempo inteiro como gestor de uma empresa e trabalho nestas coisas em part-time nos meus tempos livres.

No entanto há uma grande diferença entre os designers amadores e os profissionais, e facilmente se vê a diferença entre um e outro (e não é só nos preços). Mas há mercado para os dois. Noutro tópico que originou esta discussão, ou pelo menos teve parte nisso, procuro um designer profissional, mas noutras ocasiões já comprei logos a menos de 30€ para sites meus.
Offline

Ricardooo 
Membro
Mensagens 121 Gostos 0
Feedback +7

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

muito sinceramente não queiram fazer logos a 5 euros e depois não levar com o troco, quem se põe nessa posição são vocês, quando quero algo mais normal recorre aos vossos serviços, quando quero algo mais a sério recorro a outro tipo de serviços.

Muito sinceramente espero que não pensem que por fazer serviços a cinco euros alguém vos vai contratar para serviço de milhares de euros.

Pensava que tinham noção da liga em que estavam, mas afinal estão a disputar um regional e a pensar que podem ser campeões da primeira liga.

Dá-me a sensação que todos que fazem os preços baixos são bastante novos ainda, o que explica um pouco a coisa... mesmo assim... deviam de saber a vossa posição.

Posso estar a ser duro mas estou a honesto convosco e se não querem entender assim o problema é realmente vosso.

Kaydara eu não concordo em nada com o que disseste,

Entao pelo que tás a dizer, a liga em que nós ( os designers de 5€ ) nao estao na liga dos designers de 100€?

Tas entao a dizer que o ke faz nos estarmos numa "liga" acima da nossa é o preço?

Eu acho que o que determina a nossa "liga" é o nosso portfólio, a nossa experiencia, e a nossa qualidade...

Porque nao fazem o seguinte...

Querem um Logo, Primeiro pedem a um designer de 5 euros para fazer um, e pedem a um designer de 100 euros para fazer tambem um, depois comparem resultados!
E compram o que mais vos agradar!
Atenção: Façam isto com o consentimento de ambas as partes...

Abraços
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Na minha opinião esta "discussão" está a entrar num caminho algo desnecessário e que não vai dignificar de certeza absoluta a profissão que é o "Design". Quando se começa a confundir uma opinião com um ataque pessoal, julgo que começa a haver pouco discernimento para falar seja do que for...
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Nem tava a falar de ti, nem li os teus comentários sequer... Li apenas a frase do Diogo: "Se não têm curso que comprove o contrário, vocês são apenas "pseudo-designers"." e quis comentá-la...

A minha opinião sobre a tua capacidade de design está formada, mas é pessoal... Agora não percebo porque estás com tantas dúvidas... A questão que te deves colocar é a seguinte: tiraste um curso ou um pseudo-curso?
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

A minha opinião sobre a tua capacidade de design está formada, mas é pessoal... Agora não percebo porque estás com tantas dúvidas... A questão que te deves colocar é a seguinte: tiraste um curso ou um pseudo-curso?

Diogo acho que estás a confundir formação com capacidade de executar algo, existem pessoas sem a dita formação mas com capacidade, assim como existem pessoas com a formação e sem grande capacidade, a experiência trás muita coisa.

Julgo que este tópico é uma perca de tempo, deve-se avaliar o trabalho final da pessoa e não os estudos que tem, a competência para desenvolver algo não provém só da formação apesar de poder ajudar.

Quantos aos trabalhos do Luís, tenho visto alguns online e posso dizer que o que faz, faz bem dentro do mercado que ele se insere.

Cumprimentos.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Diogo acho que estás a confundir formação com capacidade de executar algo, existem pessoas sem a dita formação mas com capacidade, assim como existem pessoas com a formação e sem grande capacidade, a experiência trás muita coisa.

Julgo que este tópico é uma perca de tempo, deve-se avaliar o trabalho final da pessoa e não os estudos que tem, a competência para desenvolver algo não provém só da formação apesar de poder ajudar.

Quantos aos trabalhos do Luís, tenho visto alguns online e posso dizer que o que faz, faz bem dentro do mercado que ele se insere.

Cumprimentos.

Ele sabe bem o que vale, não sei porque se põe com tantas dúvidas sobre uma coisa que eu disse que é perfeitamente claro.

No entanto: que competência a idealizar uma concepção gráfica tem uma pessoa sem curso? Existe MUITA teoria por trás do design (estudo das cores, dos símbolos, etc, etc), por isso não é qualquer pessoa que faz uma identidade gráfica com qualidade.

No entanto, como em tudo, há excepções à regra!
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ele sabe bem o que vale, não sei porque se põe com tantas dúvidas sobre uma coisa que eu disse que é perfeitamente claro.

No entanto: que competência a idealizar uma concepção gráfica tem uma pessoa sem curso? Existe MUITA teoria por trás do design (estudo das cores, dos símbolos, etc, etc), por isso não é qualquer pessoa que faz uma identidade gráfica com qualidade.

No entanto, como em tudo, há excepções à regra!

Era isso mesmo que queria dizer ;)

Sim apesar do que se possa pensar, criar um logótipo bem feito precisa de muito trabalho.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

que competência a idealizar uma concepção gráfica tem uma pessoa sem curso?

Trocas a palavra curso por conhecimentos e estamos de acordo. :D

Ter um curso não significa ter conhecimentos.
Ter conhecimentos não significa ter um curso.

O actual estado da educação em PT, a percepção que obtenho das pessoas com que me cruzo e a politica de estágios dos último anos (que espero seja modificada - ou acabe...) leva-me a pensar que a "sabedoria" obtida por, pelo menos, 50% dos licenciados tende para zero.
Offline

GhostMaster 
Membro
Mensagens 1374 Gostos 0
Feedback +10

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Trocas a palavra curso por conhecimentos e estamos de acordo. :D

Ter um curso não significa ter conhecimentos.
Ter conhecimentos não significa ter um curso.

O actual estado da educação em PT, a percepção que obtenho das pessoas com que me cruzo e a politica de estágios dos último anos (que espero seja modificada - ou acabe...) leva-me a pensar que a "sabedoria" obtida por, pelo menos, 50% dos licenciados tende para zero.

Infelizmente e por experiência própria não diria zero, mas não é muita alta.
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Cjseven é mesmo isso que acontece. Muitos estão na faculdade apenas para tirar o curso e serem reconhecidos.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Se achas que um curso de Web Design numa das melhores (se não mesmo a melhor) escolas de Design, Multimédia, Comunicação, etc do país (http://etic.pt) é um pseudo-curso...

Até me considero mais webmaster que webdesigner, já que não ache que tenha assim tanta criatividade e depois compenso um pouco em perceber de Wordpress, HTML/CSS, PHP, entre outras coisas que um designer na maior parte das vezes não percebe e recorre a um developer.

Mas eu comentei apenas a frase, não era minha ideia virar o tópico para mim ; )
Offline

carpin 
Membro
Mensagens 96 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts

Cjseven é mesmo isso que acontece. Muitos estão na faculdade apenas para tirar o curso e serem reconhecidos.

Sempre fui da opinião que na faculdade o importante é adquirir metodologia, pois será no mercado e com a experiência laboral que realmente o profissional vai adquirindo conhecimentos e evoluindo a sua prática!

Mas claro alguns que estudam, apenas andam a "passear" os livros e procuram única e exclusivamente ostentar "títulos".
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Se achas que um curso de Web Design numa das melhores (se não mesmo a melhor) escolas de Design, Multimédia, Comunicação, etc do país (http://etic.pt) é um pseudo-curso...

Não disse que era, atenção! Só te perguntei...

Cjseven, depende do curso, da capacidade da pessoa, depende de muita coisa... Mas poucos são os não formados que fazem uma coisa em condições. No entanto, já vi muitos "sem curso" a fazerem trabalhos excepcionais!
Offline

cpdesign 
Membro
Mensagens 235 Gostos 1
Troféus totais: 21
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

O importante é:

» posicionamento: tal como tinha dito, há diferentes tipos de ofertas para diferentes tipos de mercado (lowcost, intermédio e high-end). Cada profissional ou empresa terá que escolher o seu posicionamento e conseguir captar clientes para o seu portfólio.

» know-how: Portugal acaba por ser um dos grandes exemplos que demonstra que ter canudo não é o importante. Há que saber fazer as coisas quer tenha canudo ou seja auto-didacta. Conhecer a profissão em que trabalha/ramo de actividade, conhecer um pouco de gestão (empresários e profissionais liberais), conhecer o mercado e a concorrência.

» ética: respeitar os mercados, os clientes, os parceiros e a concorrência!