← Negócios Online

Nome pessoal VS nome comercial

Lida 10136 vezes

Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Pois, provavelmente os 2 anos serão do regime simplificado. Também existe essa particularidade, sim.

Já agora, Jóni, sabes quanto pagarás de Segurança Social todos os meses, assim que abrires a empresa (por cada sócio-gerente)? Julgo que para o ordenado mínimo ronda cerca de 160€ !!! Para quem começa, poderá ser bastante problemático.
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Então ó pessoal, já que pegaram no assunto, escuso de abrir um novo tópico para uma dúvida.

Imaginem que quero abrir uma fábrica, onde necessito de uma máquina para trabalhar. A máquina custa cerca de 20.000€/30.000€. Não tenho um pavilhão "fixo", ou seja, a máquina ficará num "barraco" no terreno junto à casa.

Ora, é óbvio que não posso abrir uma empresa assim, apresentando estas condições (para mim ideias, uma vez que estou logo ali em casa, é só subir as escadas, mas as finanças/segurança social, whatever) implicam.

O que me aconselham fazer? Colectar-me? O que fazer?

 :obrigado: :+trafego:
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Nelson, implicam porquê? Por não teres condições para ter o material?
A tua morada fiscal pode ser a tua casa, desde que tenhas condições para lá ter o teu negócio não há que implicar.


marsupillami, neste caso ainda estou sozinho, são 124€ e pouco.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Então ó pessoal, já que pegaram no assunto, escuso de abrir um novo tópico para uma dúvida.

Imaginem que quero abrir uma fábrica, onde necessito de uma máquina para trabalhar. A máquina custa cerca de 20.000€/30.000€. Não tenho um pavilhão "fixo", ou seja, a máquina ficará num "barraco" no terreno junto à casa.

Ora, é óbvio que não posso abrir uma empresa assim, apresentando estas condições (para mim ideias, uma vez que estou logo ali em casa, é só subir as escadas, mas as finanças/segurança social, whatever) implicam.

O que me aconselham fazer? Colectar-me? O que fazer?

 :obrigado: :+trafego:
Claro que podes porque é que não havias de poder? A sede da empresa é a tua casa e ponto.
Offline

Nelson de Sousa 
Membro
Mensagens 833 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Acho que a máquina não pode estar em qualquer sítio. Além de ser de grande porte, faz imenso barulho, precisa de corrente eléctrica especifica (trifásica), etc.

Além disto, como poderia declarar legalmente o trabalho que fazia da melhor forma (a.k.a tendo o maior lucro líquido possível)?

 :obrigado: :+trafego:
Offline

AnaMartelo 
Administrador
Mensagens 2071 Gostos 25
Feedback +28

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Vou deixar aqui a minha humilde opinião sobre esta temática.

Na minha forma de ver as coisas, a questão de usar nome pessoal vs nome empresa, depende muito do tipo de serviços que vais prestar. Isto é, sabendo de antemão que vais ter um leque de serviços grande, o mais natural é usares o nome de uma empresa e apresentares-te assim.

Por exemplo, imaginando vários casos:

Advogados - apesar de ser um trabalho individual e na maioria dos casos ser apenas necessário uma pessoa para o fazer, assim que o trabalho começa a ser em demasia e o sucesso é alcançado, é bem possível "alargar" o serviço para associados, por exemplo AnaMartelo Advocacia e Associados.

Fotografia - Neste caso, a não ser que seja um grupo de profissionais especializados em diversas áreas, não faz qualquer sentido ter um nome de empresa. Se a mesma pessoa faz fotografia de produto, fotografia de moda, fotografia de reportagem, etc. porquê associar a uma emrpesa quando o trabalho é todo de uma pessoa?

Conteúdo - neste caso especifico, falando pessoalmente, só agora vi necessidade de alargar os meus serviços e vi-me obrigada a criar "empresa" para prestar serviços. No entanto, durante mais de 1 ano trabalhei na área a tempo inteiro, com nome pessoal e nunca tive qualquer problema.

Estes são apenas 3 exemplos banais, porém imagina a situação, ofereces os serviços de "Fotografia", "Design", "Conteúdo" e "Consultoria", em quem é que o cliente vai depositar mais confiança? Numa pessoa que se apresenta como individual nos serviços todos, ou numa empresa que tem pessoas responsáveis por cada área?

O que eu sempre idealizei, num caso específico como este, é criar uma empresa "geral", e depois cada departamento ser apresentado individualmente. Isto é, imagina a empresa "Marteladas" (podem rir :P) apresenta-se com todos esses serviços, mas posteriormente será fraccionada em Marteladas Fotografia, Marteladas Design, etc etc. Penso que tem muito mais coerência e aceitação por parte do público em geral.




Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Vou-te dar um conselho:

Se morreres, os teus serviços não perduram.

Se formares empresa, os teus serviços perduram, podes ter sócios, e o nome passa a ser multigeracional (aka: de várias gerações).


Pensa nisso.


Rui

que disparate. Disney, Ogilvy, Jerónimo Martins, Mercedes-*Benz*, Opel - só alguns exemplo de grandes empresas cuja marca é o nome do fundador.
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Vou deixar aqui a minha humilde opinião sobre esta temática.

Na minha forma de ver as coisas, a questão de usar nome pessoal vs nome empresa, depende muito do tipo de serviços que vais prestar. Isto é, sabendo de antemão que vais ter um leque de serviços grande, o mais natural é usares o nome de uma empresa e apresentares-te assim.

Por exemplo, imaginando vários casos:

Advogados - apesar de ser um trabalho individual e na maioria dos casos ser apenas necessário uma pessoa para o fazer, assim que o trabalho começa a ser em demasia e o sucesso é alcançado, é bem possível "alargar" o serviço para associados, por exemplo AnaMartelo Advocacia e Associados.

Fotografia - Neste caso, a não ser que seja um grupo de profissionais especializados em diversas áreas, não faz qualquer sentido ter um nome de empresa. Se a mesma pessoa faz fotografia de produto, fotografia de moda, fotografia de reportagem, etc. porquê associar a uma emrpesa quando o trabalho é todo de uma pessoa?

Conteúdo - neste caso especifico, falando pessoalmente, só agora vi necessidade de alargar os meus serviços e vi-me obrigada a criar "empresa" para prestar serviços. No entanto, durante mais de 1 ano trabalhei na área a tempo inteiro, com nome pessoal e nunca tive qualquer problema.

Estes são apenas 3 exemplos banais, porém imagina a situação, ofereces os serviços de "Fotografia", "Design", "Conteúdo" e "Consultoria", em quem é que o cliente vai depositar mais confiança? Numa pessoa que se apresenta como individual nos serviços todos, ou numa empresa que tem pessoas responsáveis por cada área?

O que eu sempre idealizei, num caso específico como este, é criar uma empresa "geral", e depois cada departamento ser apresentado individualmente. Isto é, imagina a empresa "Marteladas" (podem rir :P) apresenta-se com todos esses serviços, mas posteriormente será fraccionada em Marteladas Fotografia, Marteladas Design, etc etc. Penso que tem muito mais coerência e aceitação por parte do público em geral.



juntava ainda designers a esse grupo, que geralmente operam em nome próprio embora tenham uma empresa por trás.

Jóni Oliveira Studios
Atelier Jóni Oliveira
são só alguns exemplo he he he 
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Era isso que ia agora dizer, e porque não tornar o teu nome num nome comercial? Assim, o teu nome vai junto à marca comercial ;)
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Sinceramente não tinha pensado nisso Stromberg e Project.
É uma questão a pensar...
O pior era mesmo encontrar um "sufixo" ou "prefixo" que se desse bem com o negócio

Edit: Obrigado :-)
Offline

Project 
Membro
Mensagens 1471 Gostos 17
Feedback +22

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

É questão de pegares numa caneta e papel e começares a mandar palavras, mesmo as mais estupidas até acertares. ;)
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Sinceramente não tinha pensado nisso Stromberg e Project.
É uma questão a pensar...
O pior era mesmo encontrar um "sufixo" ou "prefixo" que se desse bem com o negócio

Edit: Obrigado :-)

evita Jóni Oliveira & Associados :D
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

evita Jóni Oliveira & Associados :D

Isso faz me lembrar o Maria, Manel & Filhos... vi algo do género um dia destes.