A gestão do tempo é mesmo um dos pontos fundamentais quando as tarefas começam a ser muitas.
Deixar tudo na cabeça pode resultar mas a médio prazo é muito cansativo e pouco eficiente pois ou gastas energia para te lembrar do que tens para fazer ou aplicas essa energia a seguir processos já sistematizados.
Já usei muitas ferramentas de gestão de tempo, tarefas, projectos, etc...
Neste momento para me orientar utilizo:
- Bloco de notas (papel) para apontar tudo que me lembro (ideias, coisas a fazer, detalhes, etc).
- Bloco de notas (windows) para criar processos / sistemas para tarefas repetitivas. Aqui também pode ser útil um mindmap (
http://freemind.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page)
- Calendário a 3 meses (3 folhas A4 à minha frente) para me orientar no tempo e apontar todos os deadlines.
- Quandro com o nome de todos os projectos a desenvolver nesses 3 meses.
- Folha para cada projecto (em alternativa, quando os projectos são complicados, um gráfico gantt (
www.ganttproject.biz)
- Action enforcer para as tarefas diárias e "forçar" a sua execução (é barato mas é pago - não sei se existe algum soft gratuito que faça a mesma coisa). Permite criar blocos de tempo para determinadas tarefas e é um óptimo amigo do empreendedor "solo")
Mais info sobre o actionenforcer e video demo no meu blog:
http://www.antonioalmeida.net/ferramenta-de-gestao-de-tempo.html