← Comunidade

Sistema de Reputação lançado

Lida 42191 vezes

Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Hoje temos mais uma novidade para apresentar relativa à nossa comunidade. A inserção de um sistema avançado de Reputação.

Achámos por bem adicionar uma funcionalidade deste género, pois o +tráfego é cada vez mais um sítio onde se faz negócios, onde as pessoas vêm à procura de opiniões credíveis e sérias para os seus projectos/negócios online e sobretudo onde muitos profissionais constroem e bem tratam a sua reputação online. Como tal um sistema onde essa reputação pode ser mensurável faz todo o sentido.

Como funciona o sistema e o algoritmo:

- A reputação é medida em dois níveis distintos, ou seja, duas contagens distintas. A que diz "Reputação" e as barras azuis, por baixo de Reputação;

Pontos:

- Cada nível de Reputação são necessários 100 pontos;
- Cada barra azul de reputação é necessário 1500 pontos;
- Cada post dá 1 ponto;
- Cada tópico da 10 pontos;

Algoritmo:

- Os pontos que cada utilizador pode dar a outro em cada post (positivos e negativos) dependem do nível de reputação do utilizador que vai atribuir essa avaliação. Por exemplo, a reputação atribuída por um utilizador de nível elevado será muito mais valiosa que a reputação atribuída por um utilizador de nível mais baixo.

Resumindo e explicando o objectivo desta funcionalidade. Com um sistema de reputação mensurável, baseado não só no que os utilizadores contribuem para a comunidade, mas também na qualidade dessa mesma contribuição. Temos no perfil, visível a todos, um nível mais justo e que pode ser influenciado em qualquer altura pela qualidade da contribuição do utilizador. Assim esperamos que os nossos utilizadores utilizem esta funcionalidade, de forma a dar e tirar reputação aos utilizadores, baseado não só na sua contribuição para a comunidade, como também na qualidade dessa contribuição.

Podem ver as estatísticas aqui, ou no vosso perfil pessoal.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Que timming!

Acabei de provocar os benfiquistas no off-topic...

Bou lebar já uma carrada de reputações negativas :D
Offline

RaPtOr 
Membro
Mensagens 1173 Gostos 2
Feedback +1

Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Parabéns pelo acrescento desta excelente funcionalidade, parabéns ao +trafego por fazer evoluir o mercado português.
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Isto é excelente, uma boa forma de agradecer aos utilizadores que contribuem para a nossa melhoria/evolução.
Offline

epsy 
Membro
Mensagens 553 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Search Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ainda não percebi exactamente como é que funciona a contagem. Nos posts na zona de identificação aparece-me zero, no perfil tenho 2. O que é que me está a escapar?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Ainda não percebi exactamente como é que funciona a contagem. Nos posts na zona de identificação aparece-me zero, no perfil tenho 2. O que é que me está a escapar?

Existem 3 maneiras de atribuir pontos:
- Clicar no botão de reputação e atribuir pontos ao user por esse post. Pontos esses positivos ou negativos.
- Criação de posts.
- Criação de tópicos.

Depois os pontos é que vão dar origem à reputação:
50 pontos adquiridos = 1 ponto de reputação
500 pontos adquiridos = 1 barra de reputação

Não sei se me fiz entender. O sistema não é um simples sistema de atribuição de pontos, é um bocado mais avançado do que aparenta.

PS: Os valores/pontos que referi certamente irão ser ajustados à medida que vamos percebendo a melhor maneira de funcionar com eles.
Offline

Daniel 
Membro
Mensagens 358 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

No outro dia ia para fazer uma sugestão semelhante, mas estou a ver que não foi preciso
Bastante boa a funcionalidade
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Boa iniciativa!

Fica a sugestão de traduzir: "You must wait 1 hours between reputation actions. You have approximately 56 minutes left to wait."
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Pessoal, precisamos da vossa opinião. Existe a possibilidade de não começar isto do zero e dar já os pontos baseados no que os users já fizerem, ou seja, contar os posts e tópicos e correr o algoritmo.

Acham que devemos utilizar essa possibilidade, ou que devemos começar isto do zero. É que vai demorar anos, até que alguém consiga ter alguma reputação de jeito, sem fazer spam.
Offline

cremosin 
Membro
Mensagens 920 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Existem 3 maneiras de atribuir pontos:
- Clicar no botão de reputação e atribuir pontos ao user por esse post. Pontos esses positivos ou negativos.
- Criação de posts.
- Criação de tópicos.

Depois os pontos é que vão dar origem à reputação:
50 pontos adquiridos = 1 ponto de reputação
500 pontos adquiridos = 1 barra de reputação

Não sei se me fiz entender. O sistema não é um simples sistema de atribuição de pontos, é um bocado mais avançado do que aparenta.

PS: Os valores/pontos que referi certamente irão ser ajustados à medida que vamos percebendo a melhor maneira de funcionar com eles.

Se entendi direito a criação de posts e tópicos serve para ganhar pontos, não?
Atribuir pontos somente a outro user (negativo ou positivo)
Offline

JoseOliveira 
Membro
Mensagens 526 Gostos 4
Troféus totais: 30
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

As três forma de dar pontos são personalizáveis? Se sim quantos pontos estão associados a cada uma delas?

É possível diminuir o tempo de adicionar reputação? Uma hora parece-me muito...

Existe a possibilidade de definir os pontos que vão dar origem à reputação? Se sim podia começar-se com valores baixos, começando agora do zero e aumentar esses valores com o tempo.

Para ajudar a pensar na questão do Nuno podemos pensar em vantagens e desvantagens. Completem: :)

Vantagens de começar do zero:
- um utilizador pode ter muitos posts/tópicos absurdos, sem interesse, mas como na altura em que os fez este sistema de reputação não existia esse histórico será positivo para ele,


Desvantagens:
- alguma impossibilidade de ver o sistema de reputação num funcionamento pleno.

Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1


Vantagens de começar do zero:
- um utilizador pode ter muitos posts/tópicos absurdos, sem interesse, mas como na altura em que os fez este sistema de reputação não existia esse histórico será positivo para ele,



pelo que li o sistema não vai separar tópicos absurdos de tópicos de qualidade, por isso vai dar ao mesmo porque tópicos absurdos continuarão a surgir.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Vamos lá ver se é desta que eu consigo explicar isto bem para toda a gente.

Isto tem dois níveis de reputação. O nível de reputação em si e as barras de reputação (ou seja, o que aparece aqui nos posts).

Essa reputação é atribuída através de pontos. Neste momento definimos para 50 pontos darem 1 nível de reputação e 500 pontos darem uma barra de reputação.

Depois existem 3 maneiras de dar pontos. Os tópicos criados, que dão 10 pontos e os posts que dão 1 ponto (estes valores são definidos por nós). Os pontos atribuídos pelos utilizadores em cada mensagem, que podem ser negativos ou positivos, são gerados através de um algoritmo secreto (o criador do mod não explica como funciona o algoritmo) .

Ainda restam dúvidas?
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

pelo que li o sistema não vai separar tópicos absurdos de tópicos de qualidade, por isso vai dar ao mesmo porque tópicos absurdos continuarão a surgir.

E podes dar pontos negativos por isso. É essa a ideia deste sistema...
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Ainda não estou por cá há um ano, mas sou a favor de contabilizar o que já foi feito. Visto existirem membros no +t que já tem uma excelente reputação e os novatos não saberem disso.