← Domínios

2012 - Ano de Mudanças Profundas no Mundo dos Dominios

Lida 11664 vezes

Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Keep It Simple Stupid.

Hoje dia eu sei onde vou ver informação sobre o iPhone, o iPad e o iMac - apple.com , DUH!

Querem convencer-me que é mais simples imaginar o que vai na cabeça deles e escrever directamente ipad.apple ? Yeah, right.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Querem convencer-me que é mais simples imaginar o que vai na cabeça deles e escrever directamente ipad.apple ? Yeah, right.

Isso não é uma questão de "futurologia" nem de adivinhar, mas sim de marketing. Os domínios estavam saturados, isto é um ponto de partida. Isto ainda vai demorar até entrar em vigor, mas até lá é para nos irmos habituando à ideia.

Qualquer dia não há domínios .com/.net/.org disponíveis (os com mínima qualidade). E a internet dá para todos. É o mesmo com o IPv6. Mais cedo ou mais tarde, vai ser implementado.

Isto é como tudo na tecnologia.
"- Qwerty? Que teclado é este? KISS"
"- Email? Para quê, se temos os correios, o fax, etc? KISS"
"- Touchscreen? não há nada como teclas! KISS"
"- Cinema 3D? Temos de usar óculos! KISS"

(KISS = keep it simple stupid)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Isto vai ser mais um desafio para os departamentos de marketing e publicidade. ;)

Tanto negativismo, isto tem coisas boas!
Eu? Quantas pessoas tens por ai que para elas apenas existe .com ou .pt? A questão é, a maioria das pessoas ainda não percebem de internet como nós profissionais do sector...
Outro exemplo, toda a gente acha que um dominio é sempre em minusculas e sem acentos... os dominios IDN já existem à uns anos e mesmo assim a sua popularidade é nula..
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Pode ser uma questão de marketing ou do que tu quiseres, eu sei que há razões para abrir mais TLDs, essa conversa é tão velha como o meu modem de 56k. Não me venham é justificar com previsões de que tudo será mais simples e lógico, quando claramente não é.

Hoje em dia se quero arriscar um typein directo, ponho o nome da marca/local/produto .com ou .tld do país. So simple. Se não der, ponho no Google. So simple. Adicionem 500 tlds e eu farei exactamente a mesma coisa, não vou andar a mandar palpites de TLDs ao ar. Parece-me óbvio isto.

Como eu detesto filmes no 3D actual quase tanto como no 3D anterior dos óculos coloridos (que morreu, simplesmente), na volta nem todas as novidades tecnológicas são boas e chegam para ficar. Espero que este 3D morra depressa, é horrível.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Tendo em conta que isto vai demorar cerca de 6 ou 7 anos para popularizar, se a população evoluir ao ponto de saber o que é um TLD, para mim é positivo.

Eu não falo do ponto de vista de webmaster, eu falo do ponto de vista de afirmar uma marca. A partir de agora a credibilidade não vem do .com. Vem do .marca. E isso trás vantagens. Pelo menos no meu ver.

Vai ser uma dificil adaptação, mas vai ser possível.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Keep It Simple Stupid.

Hoje dia eu sei onde vou ver informação sobre o iPhone, o iPad e o iMac - apple.com , DUH!

Querem convencer-me que é mais simples imaginar o que vai na cabeça deles e escrever directamente ipad.apple ? Yeah, right.

Eu simplesmente postei uma informação que julgo pertinente e opinei sobre a mesma. Não te quero convencer de nada...

De uma forma ou de outra, isto trará implicações no "quadrado" dos domínios tal como os entendemos / percepcionamos hoje, na categorização da web e no panorama do "livre" .com, que como sabemos alberga tudo e mais alguma coisa.

Por outro lado, pode não ter impacto nenhum. Por exemplo, o .biz e .pro estão aí há muito e não fizeram grandes estragos.

O exemplo da apple é APENAS um exemplo "possível" da aplicabilidade desta abertura dos mercados dos TLDs.

A Canon e a Delloite já o estão a fazer, por isso não me admira nada que outras grandes marcas o façam, mesmo que mantenham (e certamente o farão) os .coms.

Para além de abrir várias possibilidades às empresas que decidam investir, esta abertura vai permitir categorizar a web e dar credibilidade aos sites alojados sob determinados TLDs. Alguns TLDs vão ter sucesso, outros não - como qualquer outro investimento.

Alguns exemplos dos que julgo terem sucesso, devido a serem nichos especificos e/ou com cultura comunitária:

http://www.filmregistryinc.com/
http://www.dotgay.com/
http://hotel-tld.de/
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

essa do produto.marca parece-me no mínimo pouco ponderada, se cada marca que existe abrisse uma tld daqui a nada tinha-mos uma lista de tld superiores a uma lista telefónica

já existem .biz, e .info a muito e não mudaram quase nada, desses que vem cerca de 95% são para a gaveta e os restantes 5% terão uma utilização muito baixa, como  o .tv, .me, .in, .mobi, etc etc
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

se cada marca que existe abrisse uma tld daqui a nada tinha-mos uma lista de tld superiores a uma lista telefónica

Depende de quanto custe :)
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Depende de quanto custe :)
Fala-se em 150k o que pessoalmente não acho grande fortuna no entanto tens custos de infra-estrutura e afins demais... e provavelmente taxas por dominio a pagar a ICANN...
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

essa do produto.marca parece-me no mínimo pouco ponderada, se cada marca que existe abrisse uma tld daqui a nada tinha-mos uma lista de tld superiores a uma lista telefónica

já existem .biz, e .info a muito e não mudaram quase nada, desses que vem cerca de 95% são para a gaveta e os restantes 5% terão uma utilização muito baixa, como  o .tv, .me, .in, .mobi, etc etc

o produto.marca é apenas uma possibilidade.

o gajo que registou o symbolics.com provavelmente tb foi pouco ponderado...

existem mais .biz ou .infos do que .pt
o .de é o segundo em quantidade
existem .tv, .info, etc que correspondem a excelentes sites

eu apoio a diversidade. venham eles!
Offline

DAndrade 
Membro
Mensagens 184 Gostos 1
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

eutenhouma.bike
jafuia.madrid
eugostodeste.video

Não faz qualquer sentido  :lol:
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

o produto.marca é apenas uma possibilidade.

o gajo que registou o symbolics.com provavelmente tb foi pouco ponderado...

existem mais .biz ou .infos do que .pt
o .de é o segundo em quantidade
existem .tv, .info, etc que correspondem a excelentes sites

eu apoio a diversidade. venham eles!

Mas a questão é, vai haver diversidade ou vai quase parecer spam? E esses TLDs vão vir a preços tudo menos simpaticos...
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Mas a questão é, vai haver diversidade ou vai quase parecer spam? E esses TLDs vão vir a preços tudo menos simpaticos...

O SPAM tanto vem de um bestswisswatches.com como de um watches.swiss, com a agravante do primeiro TLD ser livre e o segundo (se alguem se candidatar ao mesmo) poder ou não sê-lo.

Os que poderão levar a mais SPAM são os TLDs grátis como o .free (http://dotfree.com/) e outros que já existem.

Os que forem caros ou nos casos em que o registo será restrito (http://hotel-tld.de), duvido que haja SPAM mas antes uma maior credibilidade do TLD.

Mais TLDs = Mais diversidade
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

No final do dia um domínio é um domínio e é só um dos aspectos a ter em conta num projecto. Não acredito que usar o domínio X ou Y (dentro de situações normais como é óbvio e salvo as excepções) faça assim tanta diferença. Quando se está disposto a trabalhar uma marca com seriedade não é um domínio mais fraco que a vai impedir de se solidificar e ganhar o seu espaço.
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O SPAM tanto vem de um bestswisswatches.com como de um watches.swiss, com a agravante do primeiro TLD ser livre e o segundo (se alguem se candidatar ao mesmo) poder ou não sê-lo.

Os que poderão levar a mais SPAM são os TLDs grátis como o .free (http://dotfree.com/) e outros que já existem.

Os que forem caros ou nos casos em que o registo será restrito (http://hotel-tld.de), duvido que haja SPAM mas antes uma maior credibilidade do TLD.

Mais TLDs = Mais diversidade
Ui não tinha percebi que o .free iria ser mesmo free... isso sim vai então criar muito lixo na web