← PHP

PHP 5.3 VS ASP.NET

Lida 5034 vezes

Offline

Richard Alves 
Membro
Mensagens 122 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Boa Noite a todos,

Estive aqui a ler vários tópicos neste sub-quadro e parece que o pessoal do +t gosta mais de PHP do que ASP.NET  :superlol: .

Gostava de saber a vossa opinião acerca das duas.
Eu prefiro de longe ASP.NET do que PHP.  :lol:
Offline

Richard Alves 
Membro
Mensagens 122 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

bump
Offline

marsupillami 
Equipa
Mensagens 850 Gostos 4
Feedback +1

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

A razão da maior parte do pessoal aqui do +T preferir o PHP, não é por este ser mais capaz que o ASP.net (até porque, desde o .net o ASP.net se tornou impecável e bastante funcional), mas sim porque existe imensa documentação de PHP, muitos iniciam os seus projectos com CMS´s PHP (wordpress, joomla, etc..) e sobretudo devido à gigante comunidade open-source. Do ponto de vista do alojamento, também se torna mais acessível devido a poder correr sobre Linux.
Offline

anjo2 
Membro
Mensagens 3020 Gostos 0
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Existe imensas razões para escolherem php, no +t não existe muitos programadores, para os webmasters, a maioria dos CMS são feitos em php, para os programadores têm uma grande comunidade, muita documentação, muitas bibliotecas, muitos frameworks, podem facilmente passar para C++ ou Java ou vice-versa, sem esquecer que existe muito mais escolha para alojamentos com php do que com asp.net
Offline

Richard Alves 
Membro
Mensagens 122 Gostos 0
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Em relação ao alojamento, a diferença de preço é mínima, e disponibilidade do mesmo é bastante.
Em relação aos CMS's realmente os que há em PHP não se comparam aos de ASP, mas também existem alguns de qualidade em ASP.
Offline

jplopes 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 18
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Signature Karma

Sinceramente não sei o que dizer.

Pela minha experiência, PHP ganha. Aqui vão as minhas razões:

1. Não existem custos de licenciamento.
Quem usa PHP, normalmente usa MySql e outras ferramentas gratuitas para desenvolver as suas aplicações.

2. Programação orientada a objectos? E que tal uma combo?
A partir da versão 5 que o PHP permite programar com todas as características da programação orientada a objectos. Isto se quiseres, porque se não quiseres podes continuar na mesma.

3. Comunidades e mais comunidades...
Tal como foi agora, mais depressa encontras uma comunidade "fã" do PHP do que o ASP.NET, permitindo-te tirar as dúvidas da cabeça e passar ao desenvolvimento muito mais depressa.

4. Desempenho
Não sei se já pensaste nisso ou não, mas pensa lá:
- O Windows pede mais de um computador que o linux;
- O PHP, ao contrário do ASP.NET, corre em linux; (Com WINE ou o mod do apache e uns tweeks manhosos chega-se lá, mas ahh... nunca fica igual ao Windows)
- Testes executados confirmam que o PHP é mais rápido que o ASP.NET;

5. Sistemas de gestão de conteúdos:
São excelentes para quem procura desenvolver o seu próprio website e a maioria deles foram feitos em PHP.
Aliás, PHP foi a linguagem escolhida pela Neticle para desenvolver o seu próprio CMS.

6. Licenciamento e redução de custos:
- O Windows é caro;
- O Linux não, aliás, é de tal forma gratuito que ainda se dão ao luxo de te enviar um CD (Ubuntu);
- Com ASP.NET, normalmente, usa-se SQL Server, que, excepto nas versões EXPRESS (gratuito), é caro.
- Com PHP, normalmente, usa-se MySql que é gratuito;

A nível de funcionalidades estão as duas praticamente ao mesmo nível. Mas, infelizmente, o ASP.NET está um pouco preso no Windows.

A empresa onde trabalho faz questão de usar PHP para o desenvolvimento de aplicações web pois isso evita custos de licenciamento e acaba também por baixar o preço final.

No entanto, a verdade é que também gosto muito de C#, acho que é uma linguagem excelente. Pena servir só para Windows.
Offline

diogoosorio 
Membro
Mensagens 134 Gostos 1
Feedback +1

Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts

Do meu ponto de vista, o elemento absolutamente DETERMINANTE para a preferência de uma linguagem em detrimento da outra é, sem sombra de dúvida, a curva de aprendizagem.

PHP é uma linguagem de tipagem fraca, uma linguagem "absurdamente" flexível. Qualquer pessoa que se lance no PHP, num par de semanas consegue desenvolver soluções baseadas nesta tecnologia. Tudo código que segue o paradigma imperativo, tudo código "esparguete" onde não existe separação entre lógica e apresentação.

Para mim este é o grande ónus do PHP em relação à plataforma ASP.NET mas também o seu grande tendão de Aquiles. O que acontece (e isto é a minha experiência) é que a "flexibilidade" da linguagem, o facto de qualquer um lhe poder pegar, leva geralmente a aplicações mal estruturadas e com problemas sérios de lógica, escalabilidade, manutenção e por ai fora.

Agora alguém que pegue no Visual Studio, sem ter um conhecimento base (e teórico) do que é o paradigma de orientação por objectos, tem muitas dificuldades em pegar na tecnologia ASP.NET (em qualquer uma das suas vertentes - C#, C++, J#, VB, ...). Garanto que são muito mais horas de estudo.

Por outro lado PHP é uma linguagem livre, que corre em praticamente qualquer plataforma e convenhamos que para projectos mais pequenos é, sem sombra de dúvidas, uma solução mais barata (sem deixar de ser extraordinariamente poderosa). A quantidade de software disponível nesta linguagem é ABSURDA - existem projectos para praticamente tudo o que se possa pensar (e este facto é, para mim, o 2º grande benefício do PHP).

Agora falando em termos de escalabidade, trabalho em equipa e o próprio IDE, ASP.NET (do meu ponto de vista) vai à frente.

Em relação à performance\desempenho, não esquecer que PHP é uma linguagem interpretada, enquanto todo o código desenvolvido sobre a plataforma ASP.NET é compilado.  Para aplicações pequenas, não há-de haver grande diferença, para aplicações maiores penso que ASP.NET seja uma tecnologia mais escalável em termos de performance.

Outra grande diferença é que código PHP serve para a web (bem, o GTK permite fazer umas "brincadeiras", mas ninguém leva o projecto a sério), enquanto quem desenvolve sobre a plataforma .NET muito rapidamente se adapta ao desenvolvimento de outro tipo de aplicações.

Dito tudo isto, sou um fã incondicional de PHP (programo todos os dias em PHP, não ASP.NET). :)

Adoro software livre, fora ambientes muito específicos, não sou grande fã de Windows. Conforta-me saber que quando "esbarro" com uma parede, saber de antemão que no Google de certeza que encontro alguém que também já "esbarrou" com esta parede e que já encontrou solução .

Adoro os diferentes "Universos", aplicações, tecnologias que se foram desenvolvendo sobre e à volta do PHP. Adoro sistemas UNIX. Gosto de não ter de declarar variáveis!

Agora num ambiente empresarial de larga escala não sou cego ao ponto de não entender o porquê da utilização da plataforma .NET sobre outras soluções...