← Marketing

Pensar no visitante - mobile content - ética

Lida 8890 vezes

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Olá amigos,

Quero fazer-vos uma pergunta. Eu ultimamente tenho tido excelente tráfego para vender conteúdo para telemóveis para tráfego Português, mas recebo sempre alguns comentários de pessoas: 'estão-se a aproveitar', 'vocês querem é ganhar dinheiro com os ingénuos'.

A verdade é mesmo essa, eu preciso de por a render os meus sites, e às vezes um simples campanha destas pode render cerca de 100€ num dia, temos é de a pensar bem. Mas por vezes penso muito: será que estamos a fazer o mais correcto? Não estaremos a aproveitar-nos dos nossos utilizadores para ganhar dinheiro? De certo modo, a chupar-lhes a carteira?

A minha pergunta para vocês: o que é vocês costumam pensar deste tipo de ofertas? Utilizam, evitam?
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Estás a enganar alguém ? Se uma pessoa comprou ou se registou foi porque gostou da oferta ?

Eu não vejo grande problema em promover a oferta X desde que não existam armadilhas ou informações que induzam as pessoas em erro.
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Eu não vejo grande problema em promover a oferta X desde que não existam armadilhas ou informações que induzam as pessoas em erro.

Falo claro das letras pequeninas: 4€/SEM renovados automaticamente...

É isto que tenho promovido e que tanto me tem rendido... Fico um bocado triste quando penso naquilo que posso estar a fazer. :P
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Falo claro das letras pequeninas: 4€/SEM renovados automaticamente...

É isto que tenho promovido e que tanto me tem rendido... Fico um bocado triste quando penso naquilo que posso estar a fazer. :P
É assim, esse assunto já foi falado na TV, nos jornais, etc. Se ainda ninguém sabe que é preciso pagar... O suporte das operadoras também já sabem o esquema e com um telefonema resolvem o problema...

É certo que não é a maneira mais justa de ganhar dinheiro, mas o politicamente correcto não dá lucro a ninguém...

Como eu sou um rapaz simpático, das-me esse site e assim ficas com a consciência leve. Negocio feito ? :lol:
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

É assim, esse assunto já foi falado na TV, nos jornais, etc. Se ainda ninguém sabe que é preciso pagar... O suporte das operadoras também já sabem o esquema e com um telefonema resolvem o problema...

É certo que não é a maneira mais justa de ganhar dinheiro, mas o politicamente correcto não dá lucro a ninguém...

Como eu sou um rapaz simpático, das-me esse site e assim ficas com a consciência leve. Negocio feito ? :lol:

Acredita que este site, num dia bom, render 50€ com este tipo de ofertas é pouco... Mas sento-me na cadeira e ponho-me a pensar: estarei a fazer o mais correcto?
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Acredita que este site, num dia bom, render 50€ com este tipo de ofertas é pouco... Mas sento-me na cadeira e ponho-me a pensar: estarei a fazer o mais correcto?

Então o problema está na cadeira. Tenta fazer isso em pé para ver se tens o mesmo pensamento :-P

É uma escolha que tens que fazer: Ou tens lucro e enganas algumas pessoas ou não enganas ninguém e não ganhas nada ;)
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

DiguiVirus essa tua interrogação é completamente legitima e faz todo o sentido. Agora eu acho - posso estar enganado, mas não acredito que esteja - que tu melhor do que ninguém sabes quando "passas as marcas" em determinado projeto. A decisão é tua, tens que pensar se vale a pena prejudicares a imagem de um determinado projeto ou eventualmente a tua própria imagem, apenas para conseguires ganhar mais dinheiro.

Há uns anos atrás tive uma situação muito semelhante à tua, algo que nada tinha a ver com projetos online, mas onde defendi algumas práticas a pensar no consumidor e fui completamente ignorado por pessoas que se regiam por sistemas ultrapassados, que os defendiam com unhas e dentes e até se recusavam a repensar a sua forma de agir. Este é o maior erro que podemos cometer! Quando achamos que temos razão, quando julgamos que estamos a fazer tudo bem, então é porque há qualquer coisa está mal, porque uma das características de um profissional que tenta melhorar é a insatisfação. O meu conselho é se te sentes incomodado com algo, é porque existem razões para isso e então vale a pena pensar em mudar determinadas coisas. Na minha opinião é muito mau um webmaster independente ter vícios corporativos.
Offline

Stromberg 
Membro
Mensagens 621 Gostos 0
Feedback -1

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Curiosamente já passei pelo mesma situação. É um dilema. Preferimos ter a carteira pesada ou a consciência mais "leve"?
O argumento do Celso é correcto: é um modelo de negócio não só legítimo como LEGAL; por aí não há nada a apontar. Por outro lado tratam-se de ofertas enganadoras e 90% das pessoas que subscrevem simplesemnte não sabem quanto estão a pagar, que esse valor será por semana e, mais grave ainda, como é que podem cancelar o serviço! Depois por experiência própria sei que essas empresas têm tendência a complicar os cancelamentos, e isso quando simplesmente nao ignoram os pedidos. Sei também de muitos casos em que quem subscreve são crianças que depois têm problemas com os pais porque estes lhes carregam os telemoveis para poderem falar e depois o saldo desaparece...
Enfim, cada um deve agir de acordo com a sua consciência.
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Diguivirus,

O que eu faço "quando me aproveito dos meus leitores", primeiramente vejo se a campanha poderá prejudicar os meus leitores, se paga bem e se é apropriada.

Se for tudo OK, digamos que "me aproveito", pensa bem, já viste o trabalho que dá para manter um site de qualidade no ar? Também tem que nos dar frutos a nós obviamente...senão por que razão se chamaria nicho de mercado?
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Diguivirus,

O que eu faço "quando me aproveito dos meus leitores", primeiramente vejo se a campanha poderá prejudicar os meus leitores, se paga bem e se é apropriada.

Se for tudo OK, digamos que "me aproveito", pensa bem, já viste o trabalho que dá para manter um site de qualidade no ar? Também tem que nos dar frutos a nós obviamente...senão por que razão se chamaria nicho de mercado?

Estás a generalizar, ele foi bastante explícito na sua dúvida...
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Infelizmente essas ofertas para telemóveis são quase todas esquemas para enganar o consumidor a subscrever um pacote de 4€ por semana sem realmente dar-se conta e por algo que realmente não quer ou precisa...

Acho que essas empresas de telemóveis que fazem isso deviam ser marginalizadas pela lei, é óbvio que o que fazem é imoral e deveria ser ilegal, mas como dá dinheiro às operadoras ninguém se mexe.

Se devemos nos aproveitar disto para ganhar algum também? Acho que depende da consciência de cada um. Eu se fosse utilizador de um site que me espetasse com campanhas dessas provavelmente não voltava lá mais. Acho que a longo prazo é prejudicial para o site.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Tenho um familiar que já caiu nesse "esquema" duas vezes! :D

Um site popular de imprensa >> banner atractivo >> clique >> responde a questionário >> preenche o número de tlm >> serviço activado

- chulanço de 2 ou 4 euros (e como o xaman disse, para um serviço que não precisa...) mas nem repara
- passado uma semana é chulado mais 2 ou 4 e vai ver o que se passa até que chega à conclusão que foi mais um pato...

Incrivel como a ASAE fecha o tasco do senhor jaquim mas deixa estas actividades económicas passar em claro.

Posto isto, e pode ser considerado uma incoerência da minha parte, se podes arrecadar 100 euros por dia com a promoção destas campanhas, enfim, duplica ou triplica esse projecto - se para a ASAE está se bem, não sejas objector de consciência. ;)

Para aliviá-la e/ou devolver um pouco à sociedade que estás a ajudar a "chular" :D, retira 10% ou 20% do rendimento e contribui para uma causa social ou ajudadirectamente  o senhor que está naquela esquina todos os dias sem os dois membros inferiores e que toda a comunidade (incluindo os patos, não patos e conscienciosos) ignora TODOS OS DIAS...

Ou então vai à taberna do senhor jaquim comprar umas iscas :D
Offline

victorsatch 
Membro
Mensagens 13 Gostos 0
Troféus totais: 16
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 10 Posts First Post Karma Seventh year Anniversary

Quando o pagamento do cliente é recorrente... Você recebe o residual?
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Também acho que são essas campanhas são enganadoras e também tenho um amigo que por não ter uma formação acima da média está sempre a cair nas esparrelas.

Como alguém disse, devia haver leis que controlassem isso e até ver não há...



Se isso te da guito, eu pensava assim:

"Se não fores tu alguém vai fazer, por isso mais vale seres tu e ficares com o money para ti"
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Se isso te da guito, eu pensava assim:

"Se não fores tu alguém vai fazer, por isso mais vale seres tu e ficares com o money para ti"

Sem querer ser demasiado moralista, acho que esta não é de longe a atitude que um webmaster ou qualquer profissional deve ter. Não se esqueçam que nós estamos numa enorme crise financeira precisamente devido a esse tipo de atitudes.