Se fores a uma loja comprar roupa, tens de ver se a roupa te serve, a que temperatura pode ser lavada e de que modo (mão ou máquina). Se essa informação está lá, mesmo que seja na etiqueta em letras pequenas a responsabilidade é tua...
Os consumidores tem direitos mas também tem deveres, um deles é saber o que estão a comprar...
Há por um lado alguma razão, pelo outro não. Vejamos o exemplo do mundo empresarial, há anos que existem técnicas interessantes que levam muitas vezes os utilizadores a requisitarem serviços ou comprar produtos, facultando-lhes a informação toda é verdade, mas nem sempre às claras. Estas técnicas de desculpabilização são muito famosas e para as empresas são perfeitas porque permite a fuga a qualquer responsabilidade, o que faz sentido porque a informação está lá, mesmo quando parece que não está, se é que me faço entender.
Não quer dizer que eu sou contra à tua opinião e sem dúvida que os consumidores têm deveres e devem certificar-se que sabem o que estão a comprar. Mas a grande realidade por detrás da desculpabilização é que as empresas, sempre que seja necessário, tentam ao máximo ludibriar o consumidor sem legalmente o estarem a fazer.
Mas voltando aos webmasters que é o que nos interessa, eu sinceramente não gosto de ver webmasters independentes com vícios corporativos. Acho que hoje, mais do que nunca, eles têm a oportunidade de fazerem exactamente o contrário, mas qual é o meu espanto que parece que muitos webmasters andam a liderar grandes multinacionais e estão mais preocupados com o máximo ROI possível do que em tentar oferecer aos visitantes algo muito mais importante. Se é possível impedir que o visitante "leve" com um ou outro anúncio que no futuro até o pode prejudicar, porque não fazê-lo?
É sempre bom questionar a ética e do ponto de vista de gestão não se esqueçam, que fazer como as grandes empresas fazem nem sempre é o bom caminho e acho que a situação económica actual é prova disso mesmo.