← Marketing

Pensar no visitante - mobile content - ética

Lida 9014 vezes

Offline

cremosin 
Membro
Mensagens 920 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Diogo, responda a uma simples pergunta:

Você se cadastraria em uma das promoções que utiliza em seu site?

Se a resposta for sim. Então não tens problema.

Agora, se for não, você certamente tem consciência que esta a "estafar" o seu visitante, mas sabe como é né, deixa pra lá, estamos aqui pelo dinheiro mesmo.
 :humm:
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Depende do site. Uso esse tipo de campanhas nos sites em que só me interessa a sua rentabilização.

Nos projectos "sérios", tenho muita preocupação com o tipo de publicidade que apresento, bem como os locais onde é colocada, etc. Agora chego a ter sites em que so tenho mobile...
Offline

mestreamateur 
Membro
Mensagens 671 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Avatar Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Poll Starter

Sem querer ser demasiado moralista, acho que esta não é de longe a atitude que um webmaster ou qualquer profissional deve ter. Não se esqueçam que nós estamos numa enorme crise financeira precisamente devido a esse tipo de atitudes.


Só para dizer que esta não é a minha atitude, até porque não tenho nenhum serviço do género. Mas o que é facto é que existem e senão for um é outro a fazer.


Concordo plenamente que parte da crise se deve a estes serviços e ao empréstimo de dinheiro desmedido por parte de alguns créditos.


Claro que tudo se resume a falta de informação, e como o provérbio diz.

"Em terra de cego, quem tem olho é Rei"
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Eu penso que sou um dos que está mais à vontade falar disto...

Numa discussão antiga com um Milionário qualquer da Web (perceberam o trocadilho), ele acusou-me de falta de ética por anunciar/promover toques e wallpapers para telemóvel... segundo ele, se eu não compraria para mim aquilo estava a tentar enganar os outros...


Segundo o raciocínio dele os senhores que fazem as campanhas das fraldas DODOT precisam de as usar... Os senhores que promovem campanhas de lingerie precisam de as usar...

Não é um raciocínio correcto, uma coisa não precisa de ser útil para ti para a promoveres, basta que seja útil para os teus leitores...


Se o teu site é sobre telemóveis e se deres publicidade sobre telemóveis, estás a dar publicidade útil aos teus leitores, estás a criar um atalho entre quem precisa e quem vende, estás a prestar um serviço...

Não é da tua responsabilidade se as pessoas vão ler ou não os termos do negócio... (a não ser que seja algo que vá contra a lei).



Se fores a uma loja comprar roupa, tens de ver se a roupa te serve, a que temperatura pode ser lavada e de que modo (mão ou máquina). Se essa informação está lá, mesmo que seja na etiqueta em letras pequenas a responsabilidade é tua...

Os consumidores tem direitos mas também tem deveres, um deles é saber o que estão a comprar...

Offline

Tjda 
Membro
Mensagens 690 Gostos 9
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

ora nem mais spec, andas a aprender umas coisas rapaz ...
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

ora nem mais spec, andas a aprender umas coisas rapaz ...

 :cool: Thanks
Offline

Tiago Martins 
Membro
Mensagens 932 Gostos 9
Feedback +4

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Nem mais, estou completamente de acordo com o spec.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Se fores a uma loja comprar roupa, tens de ver se a roupa te serve, a que temperatura pode ser lavada e de que modo (mão ou máquina). Se essa informação está lá, mesmo que seja na etiqueta em letras pequenas a responsabilidade é tua...

Os consumidores tem direitos mas também tem deveres, um deles é saber o que estão a comprar...

Há por um lado alguma razão, pelo outro não. Vejamos o exemplo do mundo empresarial, há anos que existem técnicas interessantes que levam muitas vezes os utilizadores a requisitarem serviços ou comprar produtos, facultando-lhes a informação toda é verdade, mas nem sempre às claras. Estas técnicas de desculpabilização são muito famosas e para as empresas são perfeitas porque permite a fuga a qualquer responsabilidade, o que faz sentido porque a informação está lá, mesmo quando parece que não está, se é que me faço entender. :lol:

Não quer dizer que eu sou contra à tua opinião e sem dúvida que os consumidores têm deveres e devem certificar-se que sabem o que estão a comprar. Mas a grande realidade por detrás da desculpabilização é que as empresas, sempre que seja necessário, tentam ao máximo ludibriar o consumidor sem legalmente o estarem a fazer. :lol:

Mas voltando aos webmasters que é o que nos interessa, eu sinceramente não gosto de ver webmasters independentes com vícios corporativos. Acho que hoje, mais do que nunca, eles têm a oportunidade de fazerem exactamente o contrário, mas qual é o meu espanto que parece que muitos webmasters andam a liderar grandes multinacionais e estão mais preocupados com o máximo ROI possível do que em tentar oferecer aos visitantes algo muito mais importante. Se é possível impedir que o visitante "leve" com um ou outro anúncio que no futuro até o pode prejudicar, porque não fazê-lo?

É sempre bom questionar a ética e do ponto de vista de gestão não se esqueçam, que fazer como as grandes empresas fazem nem sempre é o bom caminho e acho que a situação económica actual é prova disso mesmo.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Jerson se há empresas que se dedicam à venda de conteúdos para telemóvel é porque há procura, é porque há quem compre... este modelo de negócio pode parecer-nos estranho, mas há quem o perceba e aceite. O webmaster deve respeitar todas as pessoas e não impor a sua opinião, não tens de gostar de uma coisa para a promover... tens apenas de respeitar os gostos dos teus leitores e dar-lhes aquilo que eles gostam e compram...

Se há quem compre ao engano é triste, mas felizmente há várias entidades para poder reclamar... por muito estranho que nos pareça, se o estado diz que este modelo de negócio é legal... porque é que um webmaster o irá censurar?



Não é desculpas, é mesmo aquilo que acredito... um webmaster deve ser empreendedor e tem tanto com que se preocupar... a publicidade corresponde a 5% ou 10% daquilo que um site tem para oferecer. Tudo na vida tem letras pequenas, os bancos, as finanças, as peças de roupa, os produtos alimentares, os medicamentos... tudo...

As pessoas tem de ser educadas para se importarem com letras pequenas...
Offline

ZeDiogo 
Membro
Mensagens 338 Gostos 0
Feedback +6

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Linux User Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3

Eu penso que sou um dos que está mais à vontade falar disto...

Numa discussão antiga com um Milionário qualquer da Web (perceberam o trocadilho), ele acusou-me de falta de ética por anunciar/promover toques e wallpapers para telemóvel... segundo ele, se eu não compraria para mim aquilo estava a tentar enganar os outros...


Segundo o raciocínio dele os senhores que fazem as campanhas das fraldas DODOT precisam de as usar... Os senhores que promovem campanhas de lingerie precisam de as usar...

Não é um raciocínio correcto, uma coisa não precisa de ser útil para ti para a promoveres, basta que seja útil para os teus leitores...


Se o teu site é sobre telemóveis e se deres publicidade sobre telemóveis, estás a dar publicidade útil aos teus leitores, estás a criar um atalho entre quem precisa e quem vende, estás a prestar um serviço...

Não é da tua responsabilidade se as pessoas vão ler ou não os termos do negócio... (a não ser que seja algo que vá contra a lei).



Se fores a uma loja comprar roupa, tens de ver se a roupa te serve, a que temperatura pode ser lavada e de que modo (mão ou máquina). Se essa informação está lá, mesmo que seja na etiqueta em letras pequenas a responsabilidade é tua...

Os consumidores tem direitos mas também tem deveres, um deles é saber o que estão a comprar...




Concordo com a tua posição.
Embora eu na posição de leitor não culpe o dono do site por fazer publicidade mas sim a empresa que engana o leitor