← Conversa Geral

O que é feito dos programadores web neste fórum?

Lida 23295 vezes

Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Ou será que és tu que tás enganado? O webdesigner deixa o AJAX já pronto para o developer meter a parte do server side junto.

E em javascript/ajax tambem existem os menus, animações etc. Quem os faz? LOL

ORiOn, acredita em mim, um designer não faz a minima ideia do que o javascript e capaz de fazer nem como o faz... apenas diz, o menu tem de fazer PLIM e mudar de cor, como isso se faz não é trabalho deles...

para um design AJAX é limpra vidros mais nada...


Javascript para botões não é nada...O Messenger do Sapo é só Javascript, a aplicação da Bwin Poker é Javascript, MBnet usa Javascript no sistema, o Google Maps usa Javascript... etc...

AJAX é uma nova maneira de utilização de Javascript com XML, fazendo as partes do teu site funcionarem de forma assíncrona (com loads autónomos)

Coisas de programadores....




Salvador, isto não é gabarolice, é a verdade... podes dividir os designers nas vezes que quiseres, a escola é a mesma, as bases e os fundamentos são os mesmos... Designer é Designer, pessoas que criam ou desenvolvem conceitos, seja aplicados a sites, a objectos, a casas...

Agora um Programador de Prolog pode nunca na vida ter visto código de ASP e se o colocares a programar dificilmente vai conseguir, são paradigmas diferentes... A matemática e o raciocino são obrigatoriamente diferentes... teoria de grafos, apontadores, segurança e criptografia, bases de dados, administração de sistemas... tanta tanta mas tanta coisa diferente... não compares
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

spec, acredita no que quiseres...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Onde é que aprendeste isso? LOL

Não podias estar mais enganado...

Na minha formação superior xhtml, css, xml, javascript, ajax são da vertente de web design.


Um Designer Web é um Designer Web, tem de se preocupar com harmonia, usabilidade, coisas assim... Desculpem a sinceridade mas são todos iguais, seguem tendências...


Isso é qualquer designer ou até arquitecto, ou artista, tem essa formação.
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Nuno, não sei mesmo de onde o spec tirou aquela ideia :P
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Nuno, não sei mesmo de onde o spec tirou aquela ideia :P

A ideia de que o web designer faz o boneco, é um bocado limitativa. Todo o que é linguagem de formatação (xhtml+css), bibliotecas de efeitos (javascritp+ajax), integração de dados (xml). Ou seja tudo o que é frontend na teoria deverá ser responsabilidade do web designer. É claro que na prática pode não funcionar assim.

Mas nos cursos superiores tens essa formação.
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não comparem uns botões a piscar e pouco mais que é isso que um webdesigner aprende de javascript... com aquilo que realmente se programa nessa linguagem... programas a sério...

Um designer não tem noções sérias de programação e porque não é relevante para o vosso trabalho...




Nuno, por pegares numa framework e chamares um função que com um determinado parametro tem um comportamento és programador?
Como é que se chamam os gajos que criam o Google Maps, o Google Earth, as bibliotecas de javascript do sapo, Browsed Games 3D...

Os cursos de Design não te dão conhecimentos suficientes para desenvolveres uma aplicação em Javascript, alias nem uma função das mais simples... fazem copy&paste e adaptam os parâmetros mais nada e isso não é programar...




Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Não comparem uns botões a piscar e pouco mais que é isso que um webdesigner aprende de javascript... com aquilo que realmente se programa nessa linguagem... programas a sério...

Um designer não tem noções sérias de programação e porque não é relevante para o vosso trabalho...




Nuno, por pegares numa framework e chamares um função que com um determinado parametro tem um comportamento és programador?
Como é que se chamam os gajos que criam o Google Maps, o Google Earth, as bibliotecas de javascript do sapo, Browsed Games 3D...

Não sei onde queres chegar com isso. A programação é baseada em inputs e outputs....

O Michelangelo com um pincel pintou a capela Cestina. Há bons programadores e há programadores medíocres. Há bons designers e há designers medíocres... Qual é a novidade?

Vais-me dizer que não há programadores que são web designers e vice-versa? Preferes trabalhar com "T shaped people" ou com um gajo que é o melhor programador do mundo, mas não sabe mais nada?

Na faculdade de medicina do Porto está escrito na entrada. "Para ser um bom médico não se pode saber só de medicina!"
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Boas palavras Nuno! :)
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não sei onde queres chegar com isso. A programação é baseada em inputs e outputs....

O Michelangelo com um pincel pintou a capela Cestina. Há bons programadores e há programadores medíocres. Há bons designers e há designers medíocres... Qual é a novidade?

Vais-me dizer que não há programadores que são web designers e vice-versa? Preferes trabalhar com "T shaped people" ou com um gajo que é o melhor programador do mundo, mas não sabe mais nada?

Na faculdade de medicina do Porto está escrito na entrada. "Para ser um bom médico não se pode saber só de medicina!"


Programação é matemática, é raciocínio, é abordagem top-down...

Não quero chegar a lado nenhum, só acho que pelo facto de me ensinarem que não devo juntar amarelo com verde não faz de mim um designer... estou a dizer isto com a maior humildade possível, isso que pensas que é programar não é programar...




Essa frase foi dita pelo Salazar e no mundo da programação é exactamente o oposto... Quanto mais te conseguires abstrair do que te rodeia mais genial serás, ganha mais um gajo que percebe muito de uma coisa do que um que percebe um bocado de tudo... não é por acaso que os primeiros hackers, a base dos sistemas Linux, são gajos de barbas grandes, com comportamentos estranhos e com baixas capacidades de sociabilização.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isto não era sobre programadores WEB?
Offline

spec 
Elite
Mensagens 989 Gostos 1
Feedback +2

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Isto não era sobre programadores WEB?

Qual é a tua duvida...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes


Programação é matemática, é raciocínio, é abordagem top-down...

Não quero chegar a lado nenhum, só acho que pelo facto de me ensinarem que não devo juntar amarelo com verde não faz de mim um designer... estou a dizer isto com a maior humildade possível, isso que pensas que é programar não é programar...




Essa frase foi dita pelo Salazar e no mundo da programação é exactamente o oposto... Quanto mais te conseguires abstrair do que te rodeia mais genial serás, ganha mais um gajo que percebe muito de uma coisa do que um que percebe um bocado de tudo... não é por acaso que os primeiros hackers, a base dos sistemas Linux, são gajos de barbas grandes, com comportamentos estranhos e com baixas capacidades de sociabilização.

Isso do hacker ou do programador ser o gajo que está fechado em casa é um conceito que já não existe... Isso era nos anos 90, pha!

Eu sei o que é programar (java, javascript, php, action script), tá descansado não te preocupes comigo (não sou web dev, nem web designer, sou desginer multimédia). Um web designer, não é um graphic designer, não confundas o conceito. Para mim há coisas que um web designer tem de saber, para ser um profissional muito mais completo. E o javascript, ajax, xml tem de fazer parte do lote de armas do web designer. Se não fizerem mais o web designer vai estar depende, o que é mau. Claro que quanto menos uma pessoa sabe é sempre mau, até para o programador. Um programador que so sabe programação, que não perceba de usabilidade ou ergonomia..
Como é que vai por alguém a usar o programa?
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Porra, 3 páginas? Volto cá amanhã para responder a umas coisas que agora já é tarde e tenho de ir dormir... Isto, claro, se o tópico não tiver triplicado no número de páginas :X

Só uma coisa, não querem separar essa conversa para um tópico diferente é que pouco (ou nada) tem a ver com a questão que levantei :P
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Porra, 3 páginas? Volto cá amanhã para responder a umas coisas que agora já é tarde e tenho de ir dormir... Isto, claro, se o tópico não tiver triplicado no número de páginas :X

Ricardo, tas com azar. Eu e o spec agora estamos a "bater no ceguinho" e somos ambos bastante teimosos :D
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Mas a discussão esta a ficar interessante.. amanha deve chegar as 10 paginas cof cof cof