← Projectos

www.cev.org.pt

Lida 45543 vezes

Offline

profissionalweb 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Olá a todos, gostaria de vos apresentar o ultimo projecto da profissionalweb.net

http://www.cev.org.pt

É um projecto conforme os webstandards e sem recorrer a CMS nem Frameworks

Dêm-me a vossa opinião

Cumprimentos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Na minha opinião o site está simples, bonito e eficaz.

Contudo, a não ser que tenhas uma boa razão para o ter programado de raiz, não vejo vantagens em reinventar a roda se podias utilizar uma roda já inventada (wordpress por exemplo).

Provavelmente consegues implementar isso mas com o WP ficavas logo com a questão resolvida dos URLs amigáveis e titulos / metatags independentes por página.

Em termos de design tb não seria dificil adaptá-lo ao wordpress.

Eu sou um bocado ignorante (para não dizer bastante) relativamente aos webstandars. Sei que muita gente lhe dá importância mas para mim não é motivo suficiente para perder tempo a programar uma coisa de raiz.

Ainda assim, repito, o site está fixe. E se o cliente gosta, ÓPTIMO! :D
Offline

profissionalweb 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Olá Cjseven,

CMS é para quem não sabe programar.
Webstandards são muito valiosos. 1º melhor posição nos motores de busca. 2º Manutenção incrivelmente mais fácil e Rápida. 3º Controlo total sobre o teu projecto.

Quem faz um projecto sem recorrer a ferramentas para pessoas que não sabem programar tem muito mais valor do que um site feito em Joomla ou qualquer outra coisa infeliz dessas.

Cumprimentos
César Oliveira
www.profissionalweb.net
 
Offline

betanalista 
Membro
Mensagens 2564 Gostos 0
Feedback +18

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não me parece que com esses url vás longe quanto a parte das melhores posições no google

os links do site não se percebem nada, tens o texto a monte. Vê por exemplo aqui: http://www.cev.org.pt/index.php?idpagina=4&l=pt no fim do texto esse link

O menu não se percebe "nada" o mesmo problema

O facto de teres escolhido tudo a azul não ajuda a ler, pelo menos com esses tons de azul. Ao fim de leres duas ou três linhas já tens os olhos a atrofiar..
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Quem faz um projecto sem recorrer a ferramentas para pessoas que não sabem programar tem muito mais valor do que um site feito em Joomla ou qualquer outra coisa infeliz dessas.

Acho que infeliz foi essa afirmação. Muitos aqui são programadores (como eu) mas optam por utilizar Joomla e Wordpress porque o que levaria semanas ou meses a desenvolver de raíz já está feito e testado por milhares de utilizadores. Só justifica fazer algo de raíz quando são projectos mais complexos, agora para um sitezinho como esse que apresentaste fazias em Wordpress e ficava igual ou melhor num centésimo do tempo.

Como vês não só estás errado como ainda vens para aqui insultar 95% dos utilizadores do +T que utilizam CMS (mesmo os que sabem programar). Quanto ao site apresentado, não gosto daquele fundo azul e peca imenso em termos de SEF (algo que por exemplo o Wordpress já faz por ti).
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Boas!

Já estou a ver que és um determinado (fanático) programador. Tudo bem, cada um tem a sua opinião / pontod e vista.

Eu apresentei-te o meu face ao teu pedido de avaliação.

Do meu ponto de vista (não sou programador nem designer), o que dizes não corresponde à verdade:

1º melhor posição nos motores de busca.

Tens como provar isso? Pela minha experiência vivida, um site wordpress arrebenta com 90% dos sites feitos de raiz.

2º Manutenção incrivelmente mais fácil e Rápida.

Mais fácil para quem? Para o programador? Com as actualizações automáticas e grátis do wordpress duvido que consigas batê-lo me termos de facilidade e rapidez.

3º Controlo total sobre o teu projecto.

Neste ponto concordo em parte. Sem dúvida que estar por dentro da programação de um determinado projecto dá um maior controlo. No entanto, os projectos tendem a ser dos clientes e não do programador. E nesse caso o cliente acaba sem controlo nenhum e totalmente dependente.

Se a intenção é fidelizar o cliente pela prisão de manter o projecto inhouse ou a facilidade na implementação de novas funcionalidades, ainda vislumbro um ponto forte.

"Quem faz um projecto sem recorrer a ferramentas para pessoas que não sabem programar tem muito mais valor do que um site feito em Joomla ou qualquer outra coisa infeliz dessas."

Esta frase é triste e depreciativa para pessoas como eu mas respeito-a uma vez que opiniões são opiniões.

Para mim demorar 100 horas a fazer um site não acrescenta valor nenhum ao projecto. O valor está nos resultados obtidos (objectivos cumpridos do projecto) e não no caminho escolhido para lá chegar.

Já agora, se este projecto está conforme os webstandards porque é que acusa tantos erros no validator:

http://validator.w3.org/check?uri=http%3A%2F%2Fwww.cev.org.pt&charset=%28detect+automatically%29&doctype=Inline&group=0

Ou não tem nada a ver com isto?
Offline

Tiago 
Membro
Mensagens 209 Gostos 0
Troféus totais: 25
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Olá Cjseven,

CMS é para quem não sabe programar.
Webstandards são muito valiosos. 1º melhor posição nos motores de busca. 2º Manutenção incrivelmente mais fácil e Rápida. 3º Controlo total sobre o teu projecto.

Quem faz um projecto sem recorrer a ferramentas para pessoas que não sabem programar tem muito mais valor do que um site feito em Joomla ou qualquer outra coisa infeliz dessas.

Cumprimentos
César Oliveira
www.profissionalweb.net
 

Não precisavas de te lançar assim aos cães ;)

Nem percebo a necessidade de tal afirmação. Se o teu método resulta e o cliente está satisfeito, continua. Mas acho que deves evitar esse tipo de "insultos" à comunidade.
Offline

Dub 
Membro
Mensagens 1335 Gostos 7
Feedback +8

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Tenth year Anniversary Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

Só um aparte: põe os botões do menu clickáveis e não apenas o texto.

De resto o site é bastante básico.
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1


Quem faz um projecto sem recorrer a ferramentas para pessoas que não sabem programar tem muito mais valor do que um site feito em Joomla ou qualquer outra coisa infeliz dessas.


Qualquer coisa infeliz dessas? Entre programadores isso e um pouco de falta de respeito para a quantidade de programadores que perdem tempo a programar o Joomla e o Wordpress etc...

Offline

profissionalweb 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Boa noite a todos,

O meu objectivo nunca foi desrespeitar ou ofender as pessoas.
O que não me merece respeito são cms que fazem com que amadores façam sites.
Quantos utilizadores de joomla ou semelhante seriam capazes de criar uma aplicação wb ?

Quanto ao site em questão, eu apenas trabalhei na parte de programação e um webdesign fez o layout.
Ainda que possa parecer a alguns desculpas de mau pagador, não é.

Quanto aos motores de busca dou pouco tempo para mediante pesquisas relacionadas com o tema do site, o site seja encontrado na 1º pagina, entre os 1ºs lugares.

Na url que o betanalista me enviou o texto não está a monte.
Foi propositado.

Não fui eu que escolhi tudo a azul, nem o menu, isso ficou por conta do webdesigner.
Mais uma vez, sem me querer desculpar.

Rodrigues, a minha afirmação não foi infeliz.
Existem poucas excepções
Contam-se entre aspas, pelos dedos, os utilizadores de joomlas que saibam programar como deve ser.
A grande maioria são amadores que estragam a web.

Rodrigues, semanas de desenvolvimento a unha ?
Quanto tempo fazes um site 100% igual a esse, sem ser melhor nem pior ?

Eu programando a unha levo 2 a 3 dias para por o site no ar depois de ter o design.
Para esse site em questão criei uns componentes: Blogue, Sistema de questões, newsletter e Livro de visitas.
Tirando esses componentes eu coloco o site no ar em 2 a 3 dias no maximo.

Quanto aos motores de buscam não estou preocupado, tenho excelentes resultados. E como disse, não dou muito tempo para que esse site esteja na 1º pagina do google mediante a pesquisa sobre o tema do site.

Eu faço manutenção extremamente rápido porque eu conheço a programação a fundo. Tanto XHTML como PHP.
Uso também programação orientada a objectos que ajuda muito também.

Se eu quiser um dia trocar o layout desse site faço-o em 1 hora no maximo porque o conheço a 100%

Cjseven disse: "Sem dúvida que estar por dentro da programação de um determinado projecto dá um maior controlo."

Verdade

O projecto não é do cliente, eu não trabalho assim, o projecto fica comigo até o cliente não querer mais. Apartir dai é livre para procurar outro desenvolvedor.
Eu não dou o meu código a ninguém nem vendo sequer.
Eu trabalho assim: Tudo incluido, Dominio, Alojamento, Design, Programação, SEO, Actualizações, Manutenções, o cliente não tem que se preocupar com nada.
Fiz um projecto recentemente para uma empresa em França nesses moldes, alias como faço para todos.

Cjseven disse: "e a intenção é fidelizar o cliente pela prisão de manter o projecto inhouse ou a facilidade na implementação de novas funcionalidades, ainda vislumbro um ponto forte."

Não há prisão nenhuma. Fidelização sim.

Eu faço os projecto de raiz, e depois se o cliente precisar de componentes eu desenvolvo.

Eu não sou só programador de websites. Faço também aplicações web.

Como disse Cjseven, o meu objectivo não é atacar pessoas, mas sim atacar ferramentas em que conta-se nos devos os que são verdadeiramente programadores.
Quanto aos que usam CMS e não são programadores ficam muito limitados.
Já eu, não, fico com um site expansível e sei como expandi-lo.

Eu não me preocupei com o validador.
Eu uso os webstandards não por ser moda ou bonito mas sim por me permitir actualizações em pouco, mesmo pouco tempo.

Como vêm caros colegas de programação e utilizadores de Joomla que não são programadores dei resposta a todas as vossas colocações.
Não pretendo de forma nenhuma ofender pessoas como já disse.
E a minha intenção é verdadeira.
Isso para mim basta.
Eu não discuto pessoas, deixo isso para as revistas cor de rosa, discuto ideias e debato ideias e esponho ideias.

Cumprimentos a todos
César Oliveira
http://www.profissionalweb.net
Offline

custodio 
Membro
Mensagens 421 Gostos 6
Feedback +8

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts

Olá

Eu, como não sou programador, sou apenas utilizador, estou, como compreenderás, completamente a borrifar para o facto de tu poderes actualizar o site em 2 segundos ou em mês e meio...
Como utilizador o site repulsa-me, e diria o mesmo ainda que o tema que aborda me interessasse.
Parece "antigo", não é fácil de usar e tanto azul e aquela fonte "tão miudinha" fazem com que os olhos me doam, literalmente.
E esquece lá a história "do designer é que tratou do aspecto". És tu quem vem aqui apresentar o site, portanto é a ti que cabe responder por ele.
Já agora, e porque tanto tu como eu queremos uma Internet mais limpa e de qualidade, trata lá de corrigir os erros ortográficos que andam por lá.

Fica bem!
Offline

profissionalweb 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Mas esse é um projecto a 2, eu e o designer.
Eu o Programador que só trata exclusicamente da programação.

Se tiverem alguma critica a programação, eu agradeço muito.

Quanto aos erros vou tratar deles
O site foi dia 1 para o ar. Ainda estamos a arrumar o conteúdo

E como é um site extremamente dinamico e interactivo, o conteúdo vais-se tratar dele.

Mas obrigado pelos conselhos.

Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Concordo em absoluto com essa perspectiva. E digo mais:

- Quem não sabe programar não devia poder criar sites... Esse devia ser um direito só de programadores profissionais...

- O gajo que fosse apanhado a fazer um site no wordpress e a tirar valor ao programador profissional devia pagar uma multa da mesma forma que um gajo paga multa quando levanta dinheiro no multibanco em vez de ir ao balcão. Sim, porque quem vai ao multibanco não valoriza em nada o trabalho do caixa.

- O joomla e o wordpress deviam ser banidos da Internet.

- Os carros de fórmula 1 deviam ser conduzidos pelos engenheiros que criaram o motor. Os condutores são uns oportunistas que pensam saber dar umas curvas quando o trabalho sujo é dos engenheiros.

- As portagens deviam ser sempre humanas porque as automáticas são amadoras e tiram o valor ao trabalho dos portageiros profssionais.

E podia me alongar mais mas acho que já deixei clara a minha ironia. ;)

Tens a tua opinião que eu discordo completamente,  mas enfim... respeito-a. A tua liberdade não afecta a minha e espero que nunca afecte.
Offline

João Godinho 
Membro
Mensagens 1755 Gostos 2
Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

E como é um site extremamente dinamico e interactivo, o conteúdo vais-se tratar dele.
Discordo por completo, não vejo nada de dinâmico, nem interactivo. Queres explicar melhor a que te referes?

Pode ser dinâmico por ter o painel de gestão, mas de resto não vejo nada. Será que é dinâmico o suficiente para  meteres outros tipos de links?
Offline

Rodrigues 
Membro
Mensagens 1786 Gostos 1
Feedback +5

Troféus totais: 26
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Rodrigues, semanas de desenvolvimento a unha ?
Quanto tempo fazes um site 100% igual a esse, sem ser melhor nem pior ?

Igual a esse? 1 ou 2 dias, com o design incluído. Falava de um site complexo, com backoffice, carrinho de compras, etc, isto se considerarmos que teria de fazer TUDO de raiz.

Espero que esse cliente não seja depois mais um que pagou por um serviço e um dia quer alterar alguma coisa e está completamente dependente de quem o montou. Isto porque com essa atitude depressa vais fechar as portas ou ser despedido e depois o cliente fica agarrado.

Quanto ao site, queres que demos a nossa opinião apenas sobre a parte da programação, mas não do layout? É que de programação pouco ou nada tem. Um simples sistema de blog e 9 páginas, chamas a isto dinâmico? Mas acho, tal como já referi, que devias ter URLs amigáveis. E isto já não é com o designer. Quanto ao resto não há mais nada a dizer, neste site o layout é 90% do site, a programação é praticamente irrisória e inexistente.