← Projectos

www.cev.org.pt

Lida 45572 vezes

Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Já agora é importante esclarecer que quando um projecto é apresentado aqui no Mais Tráfego ele está sujeito a uma análise feita por webmasters que não têm de ser necessariamente programadores, até porque o slogan "Criamos Webmasters" não foi obra do acaso.

Assim sendo, parece-me que o website cumpre minimamente a sua função porque pelo menos consegue ser simples. Quando ao resto falha ao não cumprir outros standards, como os da usabilidade, do design e por aí fora...
Offline

Jota 
Editor
Mensagens 773 Gostos 0
Feedback +1

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Segundo o que percebo, nao devias entao usar prototype.js, scriptaculous.js, lightbox.js?

Quando no teu site parece nem usares 90% dessas librarias.

Site em portugues, mas depois nem mudas a lightbox "close".
Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Uma coisa que te digo: podes ser muito bom programador, mas de SEO pouco percebes. Por isso não acho justo dizeres que o teu site (por pensares que ele é especial, não sei) em pouco tempo vai atingir o primeiro lugar. Se falas para a keyword "espiritismo", por exemplo, posso dar-te um avanço de dois meses e criar um site em WORDPRESS que dá uma abada ao teu nas SERPS.

Aliás, não duvido nada que o teu site em pouco tempo seja banido do google... A julgar por esta parte no código fonte:

Código: [Seleccione]
<div id="seo">

        <a href="google.com">
    Google.com
</a><br /><br />

<a href="adeportugal.org">
    adeportugal.org
</a><br /><br />

<a href="facebook.com">
    facebook.com
</a><br /><br />

<a href="orkut.com">
    orkut.com
</a><br /><br />

<a href="myspace.com">

    myspace.com
</a><br /><br />

<a href="veadeo.com">
    veadeo.com
</a><br /><br />

<a href="youtube.com">
    youtube.com
</a><br /><br />

<a href="yahoo.com">
    yahoo.com

</a><br /><br />

<a href="live.com">
    live.com
</a><br /><br />

<a href="wikipedia.org">
    wikipedia.org
</a><br /><br />

<a href="msn.com">
    msn.com
</a><br /><br />

<a href="microsoft.com">
    microsoft.com
</a><br /><br />

<a href="baidu.com">
    baidu.com
</a><br /><br />

<a href="mozilla.com">
    mozilla.com
</a><br /><br />

<a href="adobe.com">
    adobe.com

</a><br /><br />

<a href="bing.com">
    bing.com
</a><br /><br />

<a href="twitter.com">
    twitter.com
</a><br /><br />

<a href="wordpress.com">
    wordpress.com
</a><br /><br />

<a href="ask.com">
    ask.com
</a><br /><br />

<a href="taobao.com">
    taobao.com
</a><br /><br />

<a href="amazon.com">
    amazon.com
</a><br /><br />

<a href="apple.com">
    apple.com

</a><br /><br />

<a href="soso.com">
    soso.com
</a><br /><br />

<a href="ebay.com">
    ebay.com
</a><br /><br />

<a href="paypal.com">
    paypal.com
</a><br /><br />

<a href="about.com">
    about.com
</a><br /><br />

<a href="hotmail.com">
    hotmail.com
</a><br /><br />

<a href="cnet.com">
    cnet.com
</a><br /><br />

<a href="flickr.com">
    flickr.com

</a><br /><br />

<a href="go.com">
    go.com
</a><br /><br />

<a href="linkedin.com">
    linkedin.com
</a><br /><br />

<a href="orkut.com.br">
    orkut.com.br
</a><br /><br />

<a href="answers.com">
    answers.com
</a><br /><br />

<a href="4shared.com">
    4shared.com
</a><br /><br />

<a href="rapidshere.com">
    rapidshere.com
</a><br /><br />

<a href="megaupload.com">
    megaupload.com

</a><br /><br />

<a href="blogger.com">
    blogger.com
</a><br /><br />

<a href="skype.com">
    skype.com
</a><br /><br />

<a href="cnn.com">
    cnn.com
</a><br /><br />

<a href="hi5.com">
    hi5.com
</a><br /><br />

<a href="mytimes.com">
    mytimes.com
</a><br /><br />

<a href="hp.com">
    hp.com
</a><br /><br />

<a href="sourceforge.com">
    sourceforge.com

</a><br /><br />

<a href="intel.com">
    intel.com
</a><br /><br />

<a href="sapo.pt">
    sapo.pt
</a><br /><br />

<a href="fnac.pt">
    fnac.pt
</a><br /><br />

<a href="continente.pt">
    continente.pt
</a><br /><br />

<a href="aeiou.pt">
    aeiou.pt
</a><br /><br />

<a href="telepac.pt">
    telepac.pt
</a><br /><br />

<a href="clix.pt">
    clix.pt

</a><br /><br />

<a href="esoterica.pt">
    esoterica.pt
</a><br /><br />

<a href="hocnet.pt">
    hocnet.pt
</a><br /><br />

<a href="caixamagica.pt">
    caixamagica.pt
</a><br /><br />

<a href="rr.pt">
    rr.pt
</a><br /><br />

<a href="tsf.pt">
    tsf.pt
</a><br /><br />

<a href="rtp.pt">
    rtp.pt
</a><br /><br />

<a href="sic.pt">
    sic.pt

</a><br /><br />

<a href="tvi.pt">
    tvi.pt
</a><br /><br />

<a href="google.pt">
    google.pt
</a><br /><br />

<a href="gmail.com">
    gmail.com
</a><br /><br />

    </div>

Anyway, boa sorte. :lol:
Offline

profissionalweb 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Estão enganados

Esse site é dinamico sim

Esse site permite interacção entre os visitantes e o cliente.

Com esse site posso ter paginas alternativas sim

Esse site está preparado para ser um site multi-lingua apesar de actualmente só estar a usar o Português.

Esse site usa POO.

Esse site tem uma ferramenta de administração

O conteúdo está praticamente todo dentro de base de dados.

Se isto não é dinamico, o que será dinamico então

Quanto a sugestões objectivas que me fizeram vou tratar disso.

Veja que já estão a revelar um pouco de implicancia comigo.
Já não estão a fazer uma analize objectiva.
Mas tudo bem, são livres para ter essa atitude.

Digam-me lá ? Quanto em percentagem há de utilizadores de Joomlas e outros que saibam programar fora do joomla ? hehehehe
20%
10%
Não me façam rir

Offline

profissionalweb 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Falaram em usabilidade, o que lhes falta ?

Quanto a div seo qual o problema

Eu não posso criar links no meu site para outros sites ?

Que crime estou eu a cometer que não sei ?

Não haverá ai uma perseguiçãozinha por eu ter falado mal dos cms ?

Pensem bem

Outra coisa, sem querer ser muito ironico, apesar de já estar a ser, ainda não me apontaram graves erros de programação.
Serei eu muito bom programador ?
Olhem que assim eu fico orgulhoso


Não estarei eu a ser queimado nas chamas da inquesição dos cms ?

Offline

Diogo Pinto 
Administrador
Mensagens 4400 Gostos 371
Feedback +4

Troféus totais: 37
Trófeus: (Ver todos)
Avatar Search Level 6 Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Falaram em usabilidade, o que lhes falta ?

Quanto a div seo qual o problema

Eu não posso criar links no meu site para outros sites ?

Que crime estou eu a cometer que não sei ?

Não haverá ai uma perseguiçãozinha por eu ter falado mal dos cms ?

Pensem bem

Outra coisa, sem querer ser muito ironico, apesar de já estar a ser, ainda não me apontaram graves erros de programação.
Serei eu muito bom programador ?
Olhem que assim eu fico orgulhoso


Não estarei eu a ser queimado nas chamas da inquesição dos cms ?



Tens mais de 20 keywords no título e os links escondidos... hmmmm... cheira-me que o google não vai gostar. Mesmo nada.
Offline

profissionalweb 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Mas porquê, o google tem alguma restrição a isso ?

Outra coisa que me esqueci de referir

Nesse site, tudo o que acontece no site, into, é, todas as interações entre os visitantes e o site, recebo emails de tudo isso.

Isso não é dinamico ?

Se tudo isso não é dinamico, alguém me explica o que é ser dinamico porque eu tenho que aprender tudo de novo.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ninguém está a implicar contigo.

Apresentaste o teu site e eu, por acaso, fui o primeiro a opinar sem qualquer malícia ou descrédito.

Tu avanças para "insultar" quem utiliza "rodas já inventadas" para os seus projectos quando na verdade são essas "rodas já inventadas" que fazem da web, em boa parte, o que ela é hoje. Potencia algum lixo? É verdade. Mas antes algum lixo do que sites pouco desenvolvidos por meia dúzia de programadores pouco motivados.

Para criar um site simples como o que apresentaste não é preciso saber programar. Aliás, partir do zero na construção de um site simples como o que apresentaste, na minha opinião e na de outras pessoas, incluindo programadores, é "burrice".

Por isso não se compreende esse teu foco em:

"Quanto em percentagem há de utilizadores de Joomlas e outros que saibam programar fora do joomla?"

Que me interessa a mim saber programar se para satisfazer o meu mercado alvo não preciso de o saber?

A mim interessa-me é oferecer a criação de um site que acrescente valor ao negócio do meu cliente. Se o fizer ele está-se nas tintas para que eu saiba programar. E se não o fizer tb não me vai dizer que o site está mal programado... mas sim focar nos problemas de marketing do mesmo.

Saber programar é sem dúvida uma mais valia, mas utilizar essa mais valia para este tipo de projectos é ineficaz e ineficiente tendo em conta o tempo gasto / retorno possível e o potencial de rendimento da programação.

Se sabes programar vira-te para projectos verdadeiramente complexos e inovadores, como por exemplo o mercado de extensões pagas para o joomla e plugins para o wordpress que é um mercado em ascensão e uma mina para os programadores. Alguns plugins / templates rendem mais de 6 digitos por ano aos seus developers. Era o que eu faria se soubesse programar.

Mas porquê, o google tem alguma restrição a isso ?

Pois... és profissional da programação mas estás a leste de coisas tb muito importantes.

Para teu conhecimento (cortesia de um amador ;) ):

http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?hl=en&answer=66358

Isso não é dinamico ?

Se tudo isso não é dinamico, alguém me explica o que é ser dinamico porque eu tenho que aprender tudo de novo.

Não tens de aprender tudo de novo. Tens é pensar fora do quadrado e não julgar que sabes tudo sobre net e implementação de sites somente porque sabes programar. Hoje em dia essa actividade vai muito além da programação. Entre várias áreas, inclui pelo menos programação, design e marketing, todas elas passiveis de outsourcing (eu faço um outsourcing automático e gratuito aos developers do joomla e wordpress a quem fico grato por disponibilizarem de forma gratuita uma ferramenta tão potente).

Provavelmente entendes como dinâmico a comunicação de dados por email ou a inserção de dados através de linguagens dinâmicas. Isso é verdade mas hoje em dia não chega.

Com a evolução da web a palavra dinâmico ganhou outra relevância. Um formulário que envia emails não se compara em dinamismo com um forum, uma rede social, uma aplicação de comentários (como existe no WP), gostos e partilhas para o facebook, etc. Aí sim, existe dinamismo como provavelmente é entendido na actualidade. (isto sem qualquer pretensão de professor - é como eu entendo o dinamismo das aplicações / projectos web)
Offline

profissionalweb 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Cjseven: "Apresentaste o teu site e eu, por acaso, fui o primeiro a opinar sem qualquer malícia ou descrédito."

Isso é verdade

Depois, eu não queria insultar ninguém. Eu só disse o que é verdade, contam-se pelos devos os utilizadores de joomlas que saber programar.

Eu não disse que sei, tudo

O que eu vejo é que programadores até ao presente momento não me apresentaram nenhum defeito de programação.

Eu não preciso de usar cms se eu consigo por um site no ar em 2 dias.

Se for preciso componentes eu desenvolvo.

Depois o site não é tão simples assim
Apesar de não ser tão complexo
Mas também não é simples.

Imagina, tu usas joomla mas não sabes programar. E alguma coisa do que o cliente precisa não tem no joomla, já não serves o cliente tão bem assim.
Quem sabe programar faz tudo.
Eu poderia fazer um forum sem problemas, já que falas-te num forum.

Um site como este que apresentei, como disse, não é tão basico assim como parece.
Tive que desenvolver alguns componentes para atingir os objectivo.
Se eu fosse um utilizador de joomla e não soubesse programar não conseguiria fazer esse site como ele é hoje.

Eu não me posso iniciar no mercado de extenções porque o joomla é meu inimigo, é inimigo dos programadores.

Sem duvida que a web tem muitas areas, eu lido com a programação, para as outras coisas contrato pessoas para as fazer.
É difícil fazer tudo.
Já a arte de programar é dificil, imagina fazer tudo.
Para esse projecto que todos dizem ser pequeno eu usei:
xhtml
css
Metedologia Tableles
PHP
SQL
Mysql

Eu só sou um programador.
Agora quero e tenho prazer de fazer a programação bem.

Entendo por dinamico o receber da informação vinda do banco de dados, o receber e enviar emails, o receber e processar dados de formulários.
Claro que o dinamico vai para além disso, mas isso em si já é dinamico.

Mas espero que fique claro, não quis e não quero atacar ninguém. Quero atacar ferramentas inimigas. Só isso.
Assim como ataco sites todos feitos em Flash apesar de raras excepções.
E com isso não estou a atacar pessoas.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Ok, na boa. :)

Repara que o teu site é "simples" desde o ponto de vista de quem vê o resultado final. Obviamente que a programação tem a sua complexidade escondida e por isso é que eu disse "a não ser que tenhas uma boa razão para o ter programado de raiz, não vejo vantagens em reinventar a roda se podias utilizar uma roda já inventada (wordpress por exemplo)."

Como programador de nada te vale lutar pela bandeira que apoia barreiras à entrada no teu sector (programação) para assim evitar a concorrência, tal como fazem as "Ordens" deste país.

Como programador ganharias muito mais se olhasses para isto como uma oportunidade. No teu lugar e com a capacidade de programar, era o que eu faria sem dúvida.

É a velha história de considerar o copo meio cheio ou meio vazio, ou ainda a história do vendedor de sapatos na Africa rural.

---

Uma vez uma companhia enviou um vendedor de sapatos a uma cidade na África aonde ele nunca tinha vendido.

Ele era um dos vendedores mais antigos e experientes, e esperavam grandes resultados.

Logo após sua chegada à Africa, o vendedor escreveu para a companhia dizendo :

-- É melhor vocês me chamarem de volta. Aqui ninguém usa sapatos.

Foi chamado de volta.

A companhia decidiu então enviar um outro vendedor que não possuía muita experiência, mas era dotado de grande entusiasmo.

A companhia achava que ele seria capaz de vender alguns pares de sapatos.

Pouco depois de sua chegada ele enviou um telegrama urgente para a firma dizendo :

-- Por favor, enviem todos os sapatos disponíveis. Aqui ninguém tem sapatos!
Offline

profissionalweb 
Membro
Mensagens 84 Gostos 0
Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 50 Posts 10 Posts First Post

Cjseven: "Repara que o teu site é "simples" desde o ponto de vista de quem vê o resultado final."

Nisso tens toda a razão, mas por trâs tem bastante programação. apesar de outros serviços terem muito mais.
Eu tenho consciencia disso.

Depois, o meu projecto é limpinho no sentido de ter apenas e só a programação necessária para fazer o que ele faz.
E se o site fosse em Joomla ou outro, também seria assim ?

Desculpa a franquesa, mas se eu criasse extenções para o joomla eu estaria a ser desonesto para comigo mesmo. Estaria a ser irracional, indo contra aquilo que eu defendo.
Por um lado defendia a programação de raiz, por outro lado, desenvolveria extenções para joomla.

Mas ainda bem que compreendeste que o meu objectivo não era insultar ninguém.
Espero que também os outros membros pensem assim.
Offline

Carlos Gandra 
Administrador
Mensagens 3081 Gostos 97
Feedback +1

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4

Olá,

Isto não é nenhuma guerra entre cms e programadores (seria no mínimo estranho) nem é uma guerra contra ti por não gostares de cms, não és o único e mesmo que fosses, estavas no teu direito.

O que te estão a querer dizer é que ao nível da web, dos sites e do sucesso dos mesmos junto ao público alvo, não é preciso saber programar. Isto dito assim pode querer parecer algum desprezo pela arte de programar mas não é nada disso, até porque é graças aos programadores que temos cms, scripts ou aplicações; trata-se apenas de analisar a web e o mercado hoje entre quem cria um site e o público pretendido.

Nesse sentido e avaliando o produto final, ou seja os sites, repara no seguinte:
 - o utilizador, não quer saber se o site está bem programado, se o código está bem comentado ou se é fácil de actualizar - quer é que seja usável e funcione;
 - não quer saber se deu 2 dias, 2 meses ou 2 anos de trabalho. Ou causa uma boa impressão em 5 segundos, ou não presta;

O comum utilizador da Internet está-se nas tintas para a construção interna do site, dito com toda a franqueza. Se o fazes de raiz, como Joomla, com Wordpress, com Drupal ou outro, isso não lhe diz respeito. Se um site feito por cms em 6h tem melhor aspecto, usabilidade e performance que um site feito de raiz num mês inteiro de trabalho, o segundo pode eventualmente ter mais valor, mas o primeiro terá garantidamente mais sucesso.

No que diz respeito aos motores de busca, bom, o Wordpress trata sozinho de 80 a 90% das mecânicas do SEO como disse o próprio Matt Cutts. Enquanto que o site que aqui apresentaste, como disse o Diogo, está mais perto de ser banido do que das primeiras posições do Google.

Para finalizar e se me é permitido dar-te algum conselho, não faço mais do que reforçar o que o cjseven te disse: usa os teus bons conhecimentos de programação para criares extensões e plugins que, a serem bons, serão usados por milhentos sites e tu ganhas milhentos euros, já para não falar que contribuis para uma web melhor e mais profissional (minha opinião) ;)


P.S. Nomeei o teu site para "Site do Mês", vais ter a oportunidade de disputar o lugar com outros sites feitos via cms em escrutínio público ;)
Offline

Souza 
Elite
Mensagens 1816 Gostos 1
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Porque raio de razão tens o histats a carregar no header e não no footer? Por muito pouco que atrapalhe, é de boas práticas colocar no footer.

Porque tens dezenas de keywords/links escondidos? Achas que vais melhorar o site em termos de SEO? :lol:

Porque não usas URLs amigáveis aos motores de busca?

Porque referes xhtml como sendo uma linguagem de programação, quando é markup, muito pouco diferente do html?

Porque não recorres a algum javascript para dinamizar a página, tornando-a mais eyecandy?

Devias tabelar melhor os conteúdos, separá-los nitidamente e tentar repensar o design, uma boa fonte de inspiração: themeforest.net.

Porque não fazes um simples checkup a ver se os emails introduzidos são válidos? É que testei o formulário e meti um email "masdas" que foi aceite:

<?php
   function verificaEmail($email){
      $padrao = "^[_a-z0-9-]+(\.[_a-z0-9-]+)*@[a-z0-9-]+(\.[a-z0-9-]+)*(\.[a-z]{2,3})$";
      
      if (eregi($padrao, $email)){
         return true;
      }
      else {
         return false;
      }    
   }
?>

E dizes que tens o prazer de programar bem?


A questão dos links escondidos é intrigante... essa prática de SEO desconhecia por completo. Devias colocar umas keywords da mesma cor que o fundo da página também...

E isto numa análise de 2 minutos.
Offline

Jerson 
Elite
Mensagens 2401 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

profissionalweb, os criadores do WordPress não sabem programar? Os criadores dos plugins do WordPress, não sabem programar? Os criadores de themes de WordPress não sabem programar? Eu não sou usuário do WordPress e não sei programar? Não conheço muiiitas pessoas que sabem programar e usam CMS's? Oh pah...

Mais valia estares caladinho, porque quando se acha o melhor só porque se criou um site que demora 1 dia a fazer não és bem vindo aqui.

Mais um que chegou e já é o maior...