← Conversa Geral

Brasil, sim ou não?

Lida 5249 vezes

Offline

mobilista 
Membro
Mensagens 80 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Tendo um site com relativo sucesso em Portugal e cujo tema também é expansível ao Brasil, surge a pergunta:
Apostar no Brasil, sim ou não?
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

porque nao?

a duvida pode surgir relativamente ao que tens que fazer para que isso aconteça! a linguagem é diferente? tens que mudar a maneira como escreves?

em termos de ganhar tráfego do brasil, as tecnicas sao as mesmas, isto é tens que ganhar links e bons links ou comprar pub em sites de muito trafego. Se as keywords são diferentes, então podes apostar no anchor text. Por ex eu em vez de carros tuning, faço o target para carros tunados que é como dizem por la...

as vantagens são principalmente ao nível do tráfego. A desvantagem pode ser ao nível da rentabilização, pois podes ter que usar sistemas diferentes, ou entao implementas um mecanismo de geotarget.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

Tendo um site com relativo sucesso em Portugal e cujo tema também é expansível ao Brasil, surge a pergunta:
Apostar no Brasil, sim ou não?

Vou te responder com outra pergunta, qual a razão para não o fazeres?
Offline

mobilista 
Membro
Mensagens 80 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Vou te responder com outra pergunta, qual a razão para não o fazeres?

Algumas razões para não o fazer:
Rentabilização dos meus recursos (o mesmo tempo de trabalho investido em Portugal rende mais ou menos?)
Concorrência "nacional" (apesar de não a encontrar não quer dizer que não exista pois o Google manda SERPs de acordo com a minha localização o que dificulta a coisa)
Falta de anunciantes no AdSense
Flutuação do câmbio dólar/euro
Falta de tráfego ou dificuldade em conseguir tráfego
Dificuldade em registar domínios .com.br e em trabalhar com plataformas de afiliados brasileiras (precisam de CPF ou CNPJ)
Falta de familiaridade com termos de pesquisa e assuntos em voga

A desvantagem pode ser ao nível da rentabilização, pois podes ter que usar sistemas diferentes, ou entao implementas um mecanismo de geotarget.

Pois, é mesmo essa a minha dúvida. Imaginemos que tenho 3 horas por dia para trabalhar. Qual é que, em termos líquidos - cash, me renderá mais? Trabalhar no site PT ou no site BR?
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

eu percebi mal, pensei que o que querias era no teu site actual em portugues ir buscar trafego ao brasil.
O que tu estas a dizer era começar outro site com dominio .com.br, o que ja implica outras coisas....se fosse um nicho que conhecesse poderia dar-te a minha opiniao, sei que ha alguns que a quantidade de trafego pode ser muito mas muito maior e nesse caso compensar.
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

eu percebi mal, pensei que o que querias era no teu site actual em portugues ir buscar trafego ao brasil.
O que tu estas a dizer era começar outro site com dominio .com.br, o que ja implica outras coisas....se fosse um nicho que conhecesse poderia dar-te a minha opiniao, sei que ha alguns que a quantidade de trafego pode ser muito mas muito maior e nesse caso compensar.

Era ai que queria chegar, o mercado brasileiro é 20x o português... É preciso ser um assunto muito específico para não render mais lá!
Offline

Web Milionário 
Membro
Mensagens 628 Gostos 0
Feedback +5

Troféus totais: 27
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts

Tu és português, logo deverás ter mais facilidade em agradar ao público português e em encontrar formas de rentabilizar o site em Portugal.

Se tivesse que optar por apenas um caminho, sem dúvida Portugal.

Se fosse para trabalhar em sites fora de Portugal, tinha muitos países mais interessantes que o Brasil para explorar.

Dito isto, se tu fizeres um bom site para Portugal, os brasileiros vão dar com ele mais cedo ou mais tarde, mesmo que não faças muito por isso. Nessa altura podes preocupar-te mais com o assunto.
Offline

mobilista 
Membro
Mensagens 80 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Bem, gastei uns trocos e comprei um domínio .com dedicado e alojamento físico no Brasil.
Depois digo como correu. :)
Offline

raugusto 
Elite
Mensagens 3145 Gostos 33
Feedback +13

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Citar
alojamento físico no Brasil
achas que isso é importante?
Offline

Miguel Lucas 
Elite
Mensagens 3619 Gostos 16
Feedback +14

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Alojamento fisico? é o que estou a pensar?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

achas que isso é importante?
É um mito..
Offline

Celso Azevedo 
Membro
Mensagens 3500 Gostos 38
Feedback +12

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Não se esqueçam que o tráfego brasileiro não é tão rentável como o Europeu ou Norte Americano...
Offline

mobilista 
Membro
Mensagens 80 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

achas que isso é importante?

Para os utilizadores, acho. Por isso mesmo alojo os meus projectos portugueses em Portugal e não nos EUA onde é mais barato.

Por outro lado, entre dois sites hipoteticamente iguais (com um score semelhante), aquele localizado no território de onde vem a busca, aparecerá em primeiro lugar nos resultados.
O aparecimento de um site nas páginas de resultados do Google é influenciado por muitas variáveis.
E entre essas muitas, a velocidade de resposta de um site e a localização geográfica (assim como o domínio) de um site influenciam a posição no Google.
A influência é pouca mas, é relevante: pode ser a diferença entre aparecer na primeira página e aparecer na segunda. ;)

Para aqueles que não acreditam, leiam: http://www.google.com/support/forum/p/Webmasters/thread?tid=55e9428ede0a84af&hl=en

Encontrei este vídeo de que estava à procura:


Offline

mobilista 
Membro
Mensagens 80 Gostos 0
Troféus totais: 24
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Alojamento fisico? é o que estou a pensar?

Comprei alojamento numa empresa brasileira, cujos servidores estão num data center geograficamente localizado no Brasil.
Offline

skilz0ne 
Membro
Mensagens 666 Gostos 0
Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Comprei alojamento numa empresa brasileira, cujos servidores estão num data center geograficamente localizado no Brasil.

Para os utilizadores é obviamente vantajoso.