← Hosting

VPS e Domínio .pt

Lida 7841 vezes

Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Comprei uma VPS e já está configurada com o ISPConfig a correr com o Nginx.

Queria apontar um domínio .pt para a vps, e sei que na name.com é só ir a "Name Server Registration" e registar os nameservers para o IP da VPS, mas como faço isto para um domínio .pt (registado na ptws)?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

A tua VPS tem pelo menos dois IPs diferentes? Se sim basta configurares o domínio correctamente na VPS e depois alterar os DNS do domínio para os da VPS.
Offline

baixinho 
Membro
Mensagens 337 Gostos 17
Feedback +2

Troféus totais: 20
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 100 Posts 50 Posts 10 Posts

Será a mesma coisa,

Se usarem o WHMCS vais ao domínio, nameservers e colocas os nameservers correctos.
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Acabei por comprar um domínio .com e registar os nameservers como faço sempre, mas agora estou com outro problema.

Já configurei as zonas DNS do domínio .com e os dois nameservers:

ns1.dominio.com
ns2.dominio.com

Configurei também as zonas dns do domínio .pt para usar os nameservers do .com, ficando assim.

O problema é que ao mudar os nameservers o domínio fica sempre em estado TECH-PRO. Está alguma coisa mal configurada? Os nameservers apontam os dois para o mesmo IP, é esse o problema?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

O problema é que ao mudar os nameservers o domínio fica sempre em estado TECH-PRO. Está alguma coisa mal configurada? Os nameservers apontam os dois para o mesmo IP, é esse o problema?
É. De acordo com o artigo 1º da secção I do Capitulo I das regras de registo de dominios .PT tens de ter os DNS em IPs diferentes pelo que deves ou comprar um segundo IP ou em alternativa pedir a empresa onde tens o dominio registado que te faça a gestão de DNS (se tal estiver incluído no serviço).

Citar
Artigo 1º
Condições Técnicas

    Para que um domínio seja delegado na zona .pt tem de estar tecnicamente associado a um
    servidor primário de nomes  corretamente  instalado e configurado, por forma a garantir  a
    resposta de forma autoritativa para o domínio que se pretende registar.
    Deve ser ainda garantida a redundância do serviço DNS através da  configuração simultânea
    de um ou mais servidores secundários, os quais deverão estar preferencialmente localizados
    em edifícios diferentes não usando a mesma rede local.
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Estou a usar uma VPS unmanaged pelo que não é possível conseguir que eles me façam a gestão dos nameservers, e não deve ser fácil obter um IP novo em tempo útil, visto que o site no servidor partilhado está a perder muito tráfego porque simplesmente fica inutilizável.

Não consigo dar a volta usando algo tipo Route 53 da Amazon?
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Estou a usar uma VPS unmanaged pelo que não é possível conseguir que eles me façam a gestão dos nameservers, e não deve ser fácil obter um IP novo em tempo útil, visto que o site no servidor partilhado está a perder muito tráfego porque simplesmente fica inutilizável.

Não consigo dar a volta usando algo tipo Route 53 da Amazon?
Então secalhar a resposta para os teus problemas e visto que pareces não ter grandes conhecimentos desta área seria um serviço managed pois problemas podem acontecer a qualquer momento e vais precisar de alguém para os resolver.
Não conheço em concreto o serviço em causa mas pelo que li a partida sim consegues.
Offline

RuiGomes 
Membro
Mensagens 504 Gostos 0
Feedback +4

Troféus totais: 23
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 500 Posts 100 Posts

Então secalhar a resposta para os teus problemas e visto que pareces não ter grandes conhecimentos desta área seria um serviço managed pois problemas podem acontecer a qualquer momento e vais precisar de alguém para os resolver.
Não conheço em concreto o serviço em causa mas pelo que li a partida sim consegues.

Estou a usar e o estado já está em active, resta esperar e ver no que dá..

Usando o Route 53 devo remover as minhas zonas DNS para este domínio, visto que é a Amazon que gere tudo?

(Não tenho conhecimentos porque nunca tive necessidade, mas é uma área que me interessa e por isso vou aprender com este site, visto que não é algo de muita importância e tenho conhecimentos moderados em linux, um downtime não vai fazer grande diferença, mas obrigado pelo conselho e pela ajuda :) )
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Estou a usar e o estado já está em active, resta esperar e ver no que dá..

Usando o Route 53 devo remover as minhas zonas DNS para este domínio, visto que é a Amazon que gere tudo?
Podes as remover mas não vejo grande problema se as mantiveres (podes querer no futuro ter outro IP e ter os teus próprios DNS por ai geridos etc)..
Offline

andrevq 
Membro
Mensagens 294 Gostos 19
Troféus totais: 22
Trófeus: (Ver todos)
Level 5 Level 4 Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 3 Level 2

Podes usar também o cloudflare para resolver o problema do domínio .pt ;)
Offline

kurtmix 
Membro
Mensagens 1895 Gostos 605
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Eighth year Anniversary Seventh year Anniversary Search Level 5 Windows User Super Combination Combination Topic Starter

Se é apenas 1 domínio também podes apontar para o IP directamente
Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Se é apenas 1 domínio também podes apontar para o IP directamente
Necessita de dois IPs com as zonas dns configuradas para tal funcionar.
Offline

douroweb 
Membro
Mensagens 8 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Boa tarde, não sei se estou certo! mas acho que podes apontar o teu dominio .PT para os ips ou ns do servidor onde tens a VPS.
Podes ver isso no painel de control da VPS, por exemplo (solusvm) no menu DNS.

oteudominio.pt > ns1.vpsserver.com > 200.100.100.10
oteudominio.pt > ns1.vpsserver.com > 200.100.101.12



Offline

asturmas 
Administrador
Mensagens 19734 Gostos 50
Feedback +2

Troféus totais: 39
Trófeus: (Ver todos)
Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 100 Poll Votes 50 Poll Votes 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter

Estas a fazer uma grande confusão, quanto muito no solusvm consegues definir os rdns dos IPs mas nada mais. De qualquer das formas o problema dele é precisamente não ter dois IPs.
Offline

douroweb 
Membro
Mensagens 8 Gostos 0
Troféus totais: 15
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Level 3 Level 2 Level 1 First Post Karma Seventh year Anniversary Sixth year Anniversary

Ola asturmas obrigado pela correcção, mas é sempre possivel usar os dns do servidor certo?
Mesmo só tendo 1 ip...