O SEO tem várias componentes. Entre elas o linkbuilding é uma das componentes mais importantes para se garantir bons posicionamentos nos motores de pesquisa e visitas das mais variadas fontes.
Dentro do linkbuilding há várias formas de conseguir links. Podes comprar artigos com links, fazer trocas de links, colocar links em sites de redes sociais, por assinaturas em fóruns, etc, etc
Depois quantos mais links e de mais domínios tiveres os links melhor. Mas conseguir links é uma tarefa demorada e nos sites mais importantes mais difícil é.
Então a melhor forma de conseguir links, seria se os nossos utilizadores dos site ou de sites concorrêntes linkassem para nós sem termos qualquer tipo de trabalho.
Como é que isso se consegue?
Ou se tem muitos amigos, ou se tem um site de qualidade com conteúdos de qualidade. Esta é a melhor forma de ser referênciado. Sempre que noutro site linkam para ti de forma natural, são os melhores links que se podem obter. As razões são muitas, mas até a forma como quem escreve a referencia, como convida à visita do site, etc, fará com que as visitas cheguem ao teu site e claro esse link passa a ter relevância para os motores de pesquisa. Muita mais do que se for comprado ou colocado um artigo num site qualquer.
Mas muitas vezes isto não é fácil de acontecer. Nem todos os webmasters linkam para sites do mesmo tipo de conteúdo. Há também temáticas que nem sempre se prestam a este tipo de referências, pois não se querem perder visitas ou vendas ou clicks para a concorrência.
Em 2007 escrevi isto:
Por que razão haveremos de deixar sair os utilizadores do nosso site, ainda por cima para outro que foca o mesmo tema que o nosso?
Construir relações entre sites do mesmo tema pode ser uma boa estratégia a longo prazo. Não só porque haverá uma partilha de tráfego entre ambos, como poderá facilitar que no futuro, se nos queremos distinguir e melhorar o serviço, que os utilizadores do outro site possam facilmente ter acesso aos nossos conteúdos.
O facto de fazermos referências e linkarmos aos melhores sites sobre o nosso tema, mostra que não temos medo de referir as referências, proporcionando até uma experiência melhor para os utilizadores do nosso serviço. Esse tipo de atitude, pode mostrar e desencadear o mesmo tipo de atitude em relação ao nosso site com todas as vantagens que isso possa acarretar quando vindo de sites mais importantes e com mais tráfego.
fonte:
http://www.tolnetwork.com/2007/como-lidar-com-a-concorrencia-na-web/Escrever conteúdo interessante é uma excelente forma de conseguir esses links importantes, muitas vezes em sites pouco prováveis, alguns que são referencia, outros que poderão vir a ser e outros que nem pensavamos que existiam.
O problema é mesmo que podemos ter esse conteudo interessante e nunca receber um link natural, isso é frustrante, mas deve sempre ser a melhor forma de actuar. Depois há links importantíssimos ganhos desta forma. Eu lembro-me de alguns, como por ex um num site brasileiro, colocado por uma publicação importante e que ao longo dos anos se tem fartado de me enviar tráfego.