← Desenvolvimento

Porquê tantos sites sobre o mesmo tema neste Portugal pequeninho?

Lida 15973 vezes

Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Ora bem, sites de legendas...

Acho que todos conseguem entender que é um tema onde TODOS beneficiam que quanto menos sites existir do tema melhor. Pois têm um site onde se concentra o maior o número de membros a publicar/partilhar legendas. Então porquê raio existe uma data deles?

Mas esta questão que coloco, apesar do exemplo das legendas (já vão perceber porquê), é uma questão genérica. Mas estão todos à procura de protagonismo? Ganhar uns trocos fáceis com doações/adsense? Porque que toda a gente só olha para a sua barriga e ninguém pensa no bem geral da comunidade?

Isto é daquelas coisas que sinceramente não percebo. Acho que ninguém gosta de estar registado em 1001 sites só para encontrar as legendas que precisa para determinado filme. Não é muito melhor ter um repositório grande, onde todos colaboram, e certamente irão encontrar lá a respectiva legenda? E se não está lá, é porque não existe e escusam de procurar mais?

Eu penso que era melhor para todos... E quem diz legendas diz outro tema qualquer.

Quando é um ou outro site do mesmo, ainda é naquela... Talvez se tenham desentendido, ideias diferentes ou whatever e deu a criação noutro site. Mas isso é uma excepção, não creio ser esse o caso quando existe uma data de sites:


Assim de repente são estes de que tenho conhecimento (Portugueses) e a sério que não percebo porquê. Numa comunidade tão pequena como o nosso Portugal, a nossa língua, acho que só temos todos a perder com esta fragmentação.

Volta e meia aparece aí alguém com outro site de design e eu caio sempre em cima desse pessoal (como já o fiz), porque sites de design já existem aos pontapés. E o pior de tudo é que nenhum deles traz algo de novo, é mais do mesmo. É mais um site que faz exactamente o mesmo que o outro mas com uma pele nova. Para quê? Se não gostam dos sites que existem, se acham que lhes fatal funcionalidades, porque não tentar ajudar a melhorar em vez de criar mais um site?

E se agora alguém chegasse aqui para promover um projecto semelhante ao +Trafego sem trazer nada de novo. What's the point? Talvez o pessoal chateado (por qualquer motivo) com esta comunidade fosse para lá, mas outros não iam. Outros que nunca conheceram o +Trafego podiam ficar a conhecer esse e essa comunidade começava a crescer. O que ganhavam eles com isso? Alguma coisa, tudo bem, mas ganhavam muito mais se o conhecimento de ambas as comunidades se centrasse numa só.

Pois, eu sei, não ganhavam uns trocos do adsense e não eram conhecidos, enfim...

E isto vem a propósito de hoje ter recebido um e-mail, no meu e-mail pessoal, com publicidade (leia-se SPAM) ao site Legendas Zone e fiquei indignado com isto por ser mais do mesmo. Não traz nada de novo aos que já existem, é mais um site de legendas que faz o mesmo que os outros. Se trouxesse algo de novo, de diferente, que fosse vantajoso para à malta, ainda percebia.

Pelo e-mail, parece que não existem desde ontem pois parecem ter bastantes utilizadores registados e bastantes legendas mas eu só tive conhecimento dele hoje. Contudo, estou a achar qualquer estranha aqui, não me cheira bem... Acho piada também ao facto de se auto intitularem o maior site de legendas (apresentando números quando o Legendas DivX tem número maiores, mas pronto, isto deve aumentar o ego destes rapazes). Depois, fazem questão de mencionar que têm equipas dedicadas à tradução como se essas equipas fossem exclusivas deles, o que não são visto elas colocarem as legendas em todos os sites.

Mas o "melhor" disto tudo e o que me chateia mais é ter recebido este e-mail INDESEJADO. Eu não me registei em nenhum lado, o e-mail é "privado" e eu não o escrevo publicamente em lado algum. É sim o e-mail que uso em todos os fóruns/comunidades que uso, mas por norma tenho o e-mail escondido e ninguém sabe qual é. O que me faz pensar que a malta por detrás disto é malta que está à frente de outros sites (ou já esteve) do qual faço parte) e fazem publicidade indesejada, por outras palavras, SPAM.

Condeno estes senhores por esta prática. Engraçado é que isto já não é a primeira vez que acontece, já aconteceu + 2x com sites de torrents nacionais. Gostava mesmo de saber onde foram buscar o meu e-mail pois poucas as pessoas têm conhecimento dele, para além do sítios onde estou registado pelo que só pode ser alguém de dentro de um desses sites.

O mais engraçado quando questionei um dos administradores de um desses sites de torrents quando tal acontece, acusei-o de SPAM e ele basicamente mandou-me dar uma curva a dizer "queres, registas-te, não queres, não registas", como se fosse essa a questão.

Quero com isto apresentar a falta de ética e bom senso das pessoas por de trás destes pseudo-projectos.

Desculpem o desabafo, mas o que me irrita mesmo no meio disto tudo é eu ter recebido o e-mail quando não pedi nada. E gostava de saber quem são os responsáveis por tal e puder fazer alguma coisa, mas não há nada que eu possa fazer, infelizmente.
Offline

Luís Salvador 
Membro
Mensagens 2068 Gostos 37
Feedback +4

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Apple User Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1

Não li o texto, li as duas ou três primeiras frases.

Não vejo mal nenhum em haver vários sites sobre o mesmo. O tema Wrestling é um tema pequeno e até neste "meu mundo" existe dezenas de blogs/sites tugas sobre o assunto.

O mesmo se passa com as empresas, etc...

Para quê que existe a MEO e a ZON? Não era melhor unirem-se e oferecerem um melhor serviço?

Quem diz MEO e ZON diz Continente e Pingo Doce, TMN e Optimus, sei lá... (talvez estes não sejam os melhores exemplos).

Tem que haver alguma concorrência...
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Também existem cem marcas de carros, existem centenas de lojas que vendem a mesma coisa...

É normal que exista vários sites do mesmo tema! lol
Offline

Shaddz 
Membro
Mensagens 2324 Gostos 2
Feedback +9

Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Windows User Linux User Mobile User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4

porque da dinheiro
Offline

Jóni Oliveira 
Administrador
Mensagens 3428 Gostos 395
Feedback +28

Troféus totais: 35
Trófeus: (Ver todos)
Tenth year Anniversary Nineth year Anniversary Mobile User Apple User Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes

Tu estás tão chateado com o SPAM (não é para menos..) que nem te veio à cabeça isto:
porque da dinheiro
Também existem cem marcas de carros, existem centenas de lojas que vendem a mesma coisa...

É normal que exista vários sites do mesmo tema! lol
Não li o texto, li as duas ou três primeiras frases.

Não vejo mal nenhum em haver vários sites sobre o mesmo. O tema Wrestling é um tema pequeno e até neste "meu mundo" existe dezenas de blogs/sites tugas sobre o assunto.

O mesmo se passa com as empresas, etc...

Para quê que existe a MEO e a ZON? Não era melhor unirem-se e oferecerem um melhor serviço?

Quem diz MEO e ZON diz Continente e Pingo Doce, TMN e Optimus, sei lá... (talvez estes não sejam os melhores exemplos).

Tem que haver alguma concorrência...
Offline

Nuno 
Administrador
Mensagens 7780 Gostos 216
Feedback +2

Troféus totais: 42
Trófeus: (Ver todos)
100 Poll Votes Level 7 Search Mobile User Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 50 Poll Votes 10 Poll Votes

É o principio do capitalismo... Não é bom, mas é o melhor que temos.
Offline

cjseven 
Administrador
Mensagens 1809 Gostos 26
Feedback +3

Troféus totais: 28
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2 Level 1 1000 Posts

Quanto ao email, nada a dizer. Se não pediste / registaste para receber info é SPAM. Uma vez que te responderam mal, vai à spamcop e denuncia. Não deve adiantar nada se fores só tu, mas se mais gente fizer o mesmo, o ip pode ser adicionado ao RBL e aí já lhes pode trazer incómodos.

Quanto à primeira parte do teu post, estou totalmente em desacordo. Cada um é livre de criar o site que pretender e de "lutar" por um lugar no mercado. Cria-se concorrência, dá-se possibilidades de escolha aos utilizadores e todos ficam a ganhar.

O que estás a defender seria a mm coisa do que defender fechar os cafés todos numa área e deixar apenas um aberto. Ou então fechar todos os hipermercados deixando só uma marca no mercado. A concorrência é algo de bom, deve ser defendida e não atacada.

Mas de certa forma compreendo a tua perspectiva. Parece-me que olhas para a Internet desde uma perspectiva de comunidade / comunismo / todos a trabalhar no mesmo e para o mesmo. Isso é uma treta considerando que os projectos online são rentáveis e nenhum empreendedor, podendo trabalhar para si ou numa equipa independente, vai oferecer o seu trabalho para beneficiar outros.

Essa perspectiva pode funcionar em projectos livres e sem fins lucrativos, tipo wikipedia, joomla, wordpress. Quando o que está em causa é "money money", aí o caso muda de figura. Qual comunidade, qual quê! ;)

De qualquer forma, sim, existem demasiados sites sobre o mesmo. É o preço a pagar pela liberdade do mercado - e ainda bem que assim é! É preferivel aborrecermo-nos por vermos vários sites sobre a mesma coisa do que aborrecermo-nos por não termos escolhas.
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

não precisas de estar registado nisso tudo para ter legendas, basta conheceres bem e saberes qual o mais antigo e mais actualizado e nesse caso o legendasdivx ganha por ser a comunidade mais antiga, o mesmo se passa com os sites de torrents não precisas de estar registado em 30 sites, escolhes o melhor :P

Era bonito existir só um site para cada tema né desde que fosse eu o dono deles :)
Offline

NetFast 
Elite
Mensagens 2408 Gostos 7
Feedback +6

Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

se achas que em Portugal existem muitos sites sobre o mesmo tema, então imagina mercados gigantes como os Estados Unidos, são milhões de sites sobre os mesmos temas  :grin:

Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Se já existe um site de legendas, porque não criar outro? Imagina que uma pessoa com dinheiro para investir, criatividade e imaginação queria criar um melhor do que o existente? Não o ia fazer por já existir um?

Imagina que não tinha inventado o Facebook? Se formos a ver já existiam muitas redes sociais antes do, se fosse pela tua lógica, ficávamos todos a perder dinheiro(being a webmaster as we are)...

E se dizes que não somos originais, chuta para cá ideias boas que eu trato delas. :D
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Não é nada disso, há situações e situações e vocês estão a pôr tudo no mesmo saco e não podem, as coisas não são assim.

Existe dois cafés na mesma rua? Ambos fazem dinheiro e não têm despesas? Os clientes estão contentes com o serviço? Juntarem-se os dois ia trazer algum beneficio? Se calhar não, se calhar até ia ser pior. São situações diferentes...

Os carros a mesma coisa... Os carros não são todos iguais e há marcas/modelos para todos os gostos, são coisas completamente diferentes.

Estamos a falar de sites de legendas onde nenhum deles oferece algo que o outro não ofereça. Como se costuma dizer, a merda é a mesma, só muda o cheiro.

Eu como utilizador desses sites, sinto que queria muito mais vantajoso chegar a um site e ter o que quero, do que andar à procura em meia dúzia deles. Como "cliente" saio prejudicado.

Obviamente que não me esqueci do factor dinheiro, mas a questão é mesma essa. Aliás, eu levantei exactamente esse ponto no meu texto, talvez seja melhor lerem tudo :P

Eu só não entendo é porque que a malta só pensa em dinheiro e protagonismo, sou eu o único a desenvolver sites por "amor à camisola"? Ya, eu sei que isso não põe pão na mesa, mas sejamos realistas, a maior parte dos administradores desse site tem empregos, não é esse o ganho pão deles. Parece-me um caminho demasiado fácil só para se ter um pouco de protagonismo.

Eu sou utilizador do Legendas DivX, é um dos sites mais antigos que aí nada. O site tem muitos problemas assim como qualquer outro site de legendas o tem porque nenhum deles inova, fazem todos igual. Na minha cabeça já passaram 1001 ideias para desenvolver um site bem melhor. Não o faço por não ter tempo. Mas se o fizesse, segundo esta ordem de ideias, era inteligente se fizesse mais um?

Apesar de eu ter mencionado o facto de nenhum deles trazer nada de novo e eu ter ideias para trazer algo de novo, não fazia um site novo. Porque eu não estou a procura de protagonismo. Como utilizador do LDivx, entrava em contacto com eles para os ajudar a melhorar o site. E não ia fazer mais um, apesar de ter ideias diferentes. Acho que não há necessidade, principalmente num tema destes, em ter o pessoal espalhado por aí...

Claro que talvez fosse numa de oferecer os meus serviços e não de ser um bom samaritano, mas aqui as coisas já são diferentes. Os programadores desses novos sites poderiam ter feito o mesmo (sim, não sei se não fizeram e as propostas foram rejeitas, se for esse o caso, até compreendo em certa parte).

Em jeito de conclusão, há temas e temas, este, acho que só se tem a perder com o facto de haver muitos sites.

@Luís
Não me pronuncio sobre o que não conheço, mas eu não me refiro a blogs/sites como é o caso do teu. Atenção que não estou a menosprezar o teu trabalho. Refiro-me mais a comunidades onde interesse bastante a cooperação de todos para o bem de todos. Como comunidades de design, legendas, programação, webmasters, etc...

E essa do Meo/Zon então é que não faz sentido nenhum. São coisas diferentes, são serviços, não são comunidades. Até há poucos serviços desses, devia haver mais concorrência... Temos de olhar para estes casos individualmente.

@cjseven
Essa do responderem mal já lá vai, já nem sei quem eram. Mandei um mail a estes da legendas e questionar a mesma coisa mas ainda não obtive resposta, e cheira-me que nem vou obter.

Eu não estou contra a existir mais que um site (sim, preferia que só houvesse um de cada mas a natureza do ser humano torna isso impossível, nem vale a pena ir por aí), mas existir uma data deles e cada dia que passa mais um só porque sim, eh pah, não vejo o sentido.

É como disse, se apresentassem algo novo, diferente, inovador, ainda entendia. Agora, apresentam algo exactamente igual mas com um design diferente. É que as funcionalidades são todas iguais em todos os sites.

Já passou na cabeça de algum melhorar a forma de pesquisar legendas e encontrar as mesmas exactamente para a versão do filme que precise de forma que não seja a confusão que é nos sites que existem? Claro que não... Só pensam: "ora bem, site de legendas, listar tudo o que está na base de dados que faça match com a pesquisa, despejar para o browser, o utilizador que se entenda à procura a certa". Só querem é saber das receitas ao final do mês.

Tenho pena que assim seja e nenhum inove.

@JoaoCardoso
Tens razão no que dizes, mas continuo a achar que todos beneficiaram ainda mais se certas comunidades fossem apenas uma. Ou se alguma dessas inovasse alguma coisa em vez de ser mais do mesmo. Beneficiavam aqueles que não conhecem a comunidade mais antiga e nós também que conhecemos, de alguma forma ia ser benéfico para todos.

@NetFast
Irrelevante... Eu sou Português e uso os sites Portugueses, o resto não me interessa. Mas já que entras por aí. Lá fora existem aos pontapés, muito deles não interessam para nada e têm comunidades fracas. Mas eles têm malta para existir várias comunidades do mesmo, não podes comparar com a quantidade de badamecos tugas que se interessam por estas comunidades :P

@Pedro Lopes
Mas isso é exactamente o meu ponto. NENHUM deles trouxesse algo de novo, são todos iguais e fazem todos exactamente a mesma coisa exactamente da mesma maneira.

Querem criar outro? Estão à vontade, mas façam algo melhor, ou pelo menos diferente do que aquilo que já existe.

Deste o exemplo do Facebook, temos o Diaspora. Não condeno isso... O conceito é o mesmo mas querem fazer as coisas um pouco diferente, tudo bem. Se fosse exactamente igual ao Facebook, para quê? Ninguém destrona o Facebook a fazer tudo igual. Quem era o rei? MySpace, o Facebook surgiu com uma ideia diferente. Que acontece ao MySpace? Pois...
Offline

JoaoCardoso 
Membro
Mensagens 1519 Gostos 1
Feedback +29

Troféus totais: 34
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Tenth year Anniversary Apple User Mobile User Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter

Era muito injusto haver só um site para cada tema, então quem ganhava os €?o estado? apesar de  se juntar toda a comunidade num só site já viste o que era um forum com milhares de pessoas a inserir posts etc etc se aqui já se torna complicado acompanhar e somos "poucos" ve la tudo a escrever era impossivel :P

Deixa haver a concorrencia saudavel :)
Offline

Nazgulled 
Membro
Mensagens 552 Gostos 0
Troféus totais: 29
Trófeus: (Ver todos)
Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3 Level 2

Porquê? Temos menos capacidade que os outros? Somos mais burros? Lá foram têm fóruns e comunidades enormes e ninguém se queixa...

Ganhava o dinheiro quem trabalhasse para o site, simples. Lá está, só pensam em dinheiro vocês... Se isso vos "preocupa" assim tanto, sejam inteligentes, inovem, façam melhor que o que já existe e vão ganhar muito mais do que os trocos que ganham ao fim de cada mês.

Foi o que o Mark do Facebook fez e agora só é um dos gajos mais ricos do planeta. Se ele tivesse feito algo igual ao MySpace, nem estávamos aqui a falar dele agora.
Offline

Henrique Mouta 
Equipa
Mensagens 1189 Gostos 3
Troféus totais: 31
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Poll Starter Level 5 Level 4 Level 3

Eu só não entendo é porque que a malta só pensa em dinheiro e protagonismo, sou eu o único a desenvolver sites por "amor à camisola"? Ya, eu sei que isso não põe pão na mesa, mas sejamos realistas, a maior parte dos administradores desse site tem empregos, não é esse o ganho pão deles. Parece-me um caminho demasiado fácil só para se ter um pouco de protagonismo.
Já somos dois :)
Offline

Pedro Lopes 
Beta tester
Mensagens 3568 Gostos 18
Feedback +6

Troféus totais: 32
Trófeus: (Ver todos)
Level 6 Windows User Super Combination Combination Topic Starter 10 Poll Votes Poll Voter Level 5 Level 4 Level 3

Porquê? Temos menos capacidade que os outros? Somos mais burros? Lá foram têm fóruns e comunidades enormes e ninguém se queixa...

Ganhava o dinheiro quem trabalhasse para o site, simples. Lá está, só pensam em dinheiro vocês... Se isso vos "preocupa" assim tanto, sejam inteligentes, inovem, façam melhor que o que já existe e vão ganhar muito mais do que os trocos que ganham ao fim de cada mês.

Foi o que o Mark do Facebook fez e agora só é um dos gajos mais ricos do planeta. Se ele tivesse feito algo igual ao MySpace, nem estávamos aqui a falar dele agora.

Países maiores ou fóruns internacionais? lol

Ou estás a mencionar que só nós em Portugal é que temos copias?

Existem muitos sites de legendas, sim, e depois? Só precisas de seguir um! Mas e se não encontrares a legenda de um filme no que segues? Ahh, ai já vem os outros... ;)